(Re)commerce\trocar para melhorar:estratégias de marketing e comunicação das marcas Decathlon, Ikea, Fnac e Calzedonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sofia Branquinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5114
Resumo: Tese de Mestrado em Comunicação Social
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spelling (Re)commerce\trocar para melhorar:estratégias de marketing e comunicação das marcas Decathlon, Ikea, Fnac e Calzedonia(Re)CommerceConsumoCrisePromoçãoTendências(Re)CommerceConsumptionCrisisPromotionTrendsTese de Mestrado em Comunicação SocialEsta investigação centra-se na forma como o (Re)Commerce é usado e comunicado pelas empresas. O contexto macroeconómico actual tem vindo a revelar alterações nos comportamentos e atitudes perante o consumo, tais como a retracção e a racionalização da tomada de decisão de compra. A presente investigação visa perceber: de que forma o (Re)Commerce constitui uma solução estratégica de marketing e de comunicação, sobretudo em tempos de crise? O (Re)Commerce consiste na revenda e/ou troca de produtos com a finalidade de obtenção de lucros e descontos, contribuição para causas solidárias e preservação dos recursos naturais por preocupação ética. Pretende-se estudar quatro marcas, pioneiras na introdução desta tendência nas suas campanhas de marketing e comunicação em Portugal, designadamente a Decathlon, a Ikea, a FNAC e a Calzedonia, no sentido de explorar diferentes estratégias de marketing e comunicação e interpretar os seus efeitos nos consumidores. Para o efeito, recorre-se à análise exploratória dos materiais de comunicação das campanhas desenvolvidas e a questionários e entrevistas aos seus consumidores. Os resultados permitiram apurar um conjunto variado de motivações dos consumidores em torno do fenómeno do (Re)Commerce e mostram que houve marcas que atraíram mais a sua atenção do que outras.This investigation focuses on how (Re)Commerce is used and communicated by companies. The present macroeconomic context has been revealing some changes on consumption behaviours and attitudes, such as refraining and rationalization of consumption decision making. The present investigation will focus on how (Re)Commerce is a marketing and communication strategic solution, mostly in recession times. (Re)Commerce consists of trading and selling used goods for obtaining profits and discounts, contributing for social causes and preserving natural resources for ethical reasons. This study will analyse four brands that were pioneers in introducing this trend in their marketing and communication campaigns in Portugal, more precisely Decathlon, Ikea, FNAC, and Calzedonia, exploring different strategies and interpreting those effects on consumers. Exploratory analyses to the communication materials of these campaigns, as well as questionnaires and in depth interviews to consumers were used. Results allow us to notice a set of various motivations for (Re)Commerce and show that some brands had attracted more attention than others.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRibeiro, Raquel Alexandra BarbosaRepositório da Universidade de LisboaAlves, Sofia Branquinho2013-02-05T09:57:42Z2012-12-192012-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:43.035697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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