Projeto educativo: a partir da construção identitária de uma escola: estudo de caso de uma escola da zona Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mafalda Cristina Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12611
Resumo: Este trabalho aborda a temática do Projeto Educativo de Escola (PEE). O mesmo surge da necessidade de analisar e compreender as dinâmicas da vida escolar, bem como, de conhecer como este se encontra em convergência com os valores, orientações e práticas educativas dos atores da instituição em estudo, para, posteriormente, se poder desenvolver e apresentar um “novo” PEE. Apresentam-se propostas para revisão do projeto educativo em vigor na escola, e sua articulação com as práticas educativas, bem como algumas recomendações, no sentido de reforçar e potenciar a cultura escolar e criar condições facilitadoras a essa prática. Adotou-se uma metodologia de investigação-ação centrada num estudo de caso. A informação foi recolhida através de questionários do tipo fechado junto dos encarregados de educação e alunos e entrevistas de tipo semiaberto junto dos professores e da diretora. Entre as conclusões obtidas, destaca-se o facto de os encarregados de educação se encontrarem bastante satisfeitos e em sintonia com a filosofia educativa proposta pela instituição, dos docentes terem uma relativa facilidade na operacionalização do projeto educativo, ajustando as suas práticas pedagógicas às estratégias e temas sugeridos no mesmo. Também é de notar que o Plano Anual de Atividades (PAA) vai de encontro ao anunciado no PE, contemplando atividades diversificadas que respondem às necessidades dos diversos níveis de ensino, situação que só é possível tendo por referência o tipo de liderança e a articulação e organização da escola. Finalmente, quanto às recomendações sugere-se um reforço das parcerias e uma maior difusão dos documentos orientadores das políticas da escola junto dos encarregados de educação e na página da escola, na internet, bem como o incentivo à dinamização de projetos junto dos alunos, encarregados de educação e professores.
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