Nascimento prematuro de muito baixo peso: impacto na criança e na mãe aos 3-4 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Sofia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Maria João Seabra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2011.4147
Resumo: O nascimento prematuro de muito baixo peso tem sido destacado como um factor que pode comprometer o desenvolvimento da criança e constituir para a família uma considerável fonte de stresse. Neste estudo descrevemos o desenvolvimento psicológico, na fase pré-escolar, das crianças nascidas prematuras com muito baixo peso, assim como o impacto deste nascimento em alguns aspectos do funcionamento psicológico materno. Procedeu-se à avaliação de 37 crianças nascidas prematuramente com muito baixo peso e das respectivas mães, e de 37 crianças nascidas de termo e com peso adequado à idade gestacional e das respectivas mães (controlo), quando as crianças tinham 3-4 anos de idade. As crianças foram avaliadas do ponto de vista do desenvolvimento (através das Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths – Versão Revista) e do comportamento (através das Escalas de Comportamento para a Idade Pré-escolar – 2ª Edição). As mães foram avaliadas quanto ao stresse sentido no seu papel parental através do Índice de Stresse Parental. Os resultados mostram que as crianças nascidas prematuramente com muito baixo peso, por comparação com o grupo de controlo, apresentam um desenvolvimento mais pobre e alguns problemas de comportamento, sobretudo dificuldades relacionadas com o seu baixo nível de atenção e excesso de actividade, enquanto as suas mães apresentam mais características de humor depressivo associadas ao nascimento destes seus filhos. Assim, conclui-se que a condição de prematuridade com muito baixo peso ao nascer tem ainda um impacto psicológico considerável na criança e na sua mãe 3-4 anos após o nascimento, o que põe em destaque a necessidade de implementar intervenções e apoios que se prolonguem pelo período pré-escolar.
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