Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20977 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_5c0bbc6124371dc3ff8c5385fabfef2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20977 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superiorObjetivos de Desenvolvimento SustentávelBusiness IntelligenceMapeamentoDashboardsInstituições do Ensino SuperiorSustainable Development GoalsMappingHigher Education InstitutionsMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoA Organização das Nações Unidas identificou um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030, como um esforço para abordar os desafios sociais, económicos e ambientais que o nosso mundo enfrenta. Os ODS são uma visão para alcançar um futuro sustentável e as Instituições de Ensino Superior (IES), sendo órgãos privilegiados na disseminação de conhecimento, são agentes cruciais que devem ter um papel ativo na promoção e na divulgação dos ODS. As IES podem contribuir para os ODS através de know-how e de boas práticas para apoiar a implementação e integração da sustentabilidade nas suas atividades de investigação, educação, operações no campus e de interação com a sociedade. No entanto, é importante a identificação e a monitorização das atividades que divulgam a sustentabilidade para medir o progresso e as contribuições realizadas com o objetivo de contribuir para atingir os ODS. O ISEG, entidade para o qual foi concebido o projeto, pretende reforçar o seu posicionamento enquanto universidade que contribui para os ODS. Deste modo, o projeto tem como principal objetivo classificar e mapear as atividades académicas realizadas pelo ISEG de acordo com os ODS, na vertente de investigação e de ensino, e no desenvolvimento de uma solução de Business Intelligence onde é possível a visualização e a análise de informação para suporte à tomada de decisão. Os resultados revelam que o projeto concebido, de uma forma geral, responde às necessidades do ISEG, possibilitando o suporte à tomada de decisão, a comunicação e a identificação quantitativa de contribuições.The United Nations has identified a set of 17 Sustainable Development Goals (SDGs) in the 2030 Agenda in an effort to address the social, economic and environmental challenges facing the world. The SDGs are guidelines for achieving a sustainable future. As privileged agents in the dissemination of knowledge, the Higher Education Institutions (HEIs) play a crucial and active role in the promotion and communication of the SDGs. Through their know-how and good practices, HEIs can be useful to the SDGs through the implementation and integration of sustainability in their research, education, campus operations, and interaction with society. However, it is important to identify and monitor the activities that promote sustainability in order to measure progress and contributions made in order to achieve the SDGs. ISEG, the entity for which this project was planned, seeks to strengthen its position as a university that contributes to the SDGs. As such, the main objective of this project is to classify and map the academic activities carried out by ISEG that follow the SDGs, in terms of research and teaching, as well as develop a Business Intelligence solution that will make it possible to visualize and analyze data to support decision-making. The results reveal that, in general, the project conceived responds to the needs of ISEG, enabling support to decision-making, communication, and to the quantitative identification of contributions.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaMarcelino, Ana Catarina Lourenço2021-02-04T14:52:53Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20977porMarcelino, Ana Catarina Lourenço (2020). "Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:38.673844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior |
title |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior |
spellingShingle |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior Marcelino, Ana Catarina Lourenço Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Business Intelligence Mapeamento Dashboards Instituições do Ensino Superior Sustainable Development Goals Mapping Higher Education Institutions |
title_short |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior |
title_full |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior |
title_fullStr |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior |
title_sort |
Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior |
author |
Marcelino, Ana Catarina Lourenço |
author_facet |
Marcelino, Ana Catarina Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Picoto, Winnie Ng Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Ana Catarina Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Business Intelligence Mapeamento Dashboards Instituições do Ensino Superior Sustainable Development Goals Mapping Higher Education Institutions |
topic |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Business Intelligence Mapeamento Dashboards Instituições do Ensino Superior Sustainable Development Goals Mapping Higher Education Institutions |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11 2020-11-01T00:00:00Z 2021-02-04T14:52:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20977 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marcelino, Ana Catarina Lourenço (2020). "Mapeamento das atividades que contribuem para os ODS com o apoio do Business Intelligence : aplicação prática numa instituição de ensino superior". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131148417236992 |