Tourism environmental attitudes in Berlengas Biosphere Reserve, Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2256 |
Resumo: | O potencial conflito entre o paradigma de conservação da natureza e o desenvolvimento de atividades de turismo em áreas protegidas exige uma gestão rigorosa. Em alguns casos, o controlo da visitação é uma estratégia para a preservação dos recursos naturais assim como outras ferramentas de gestão tais como a capacidade de carga turística e/ou zonamento, com a definição de áreas de acesso restrito a visitas. A fim de promover a harmonização entre essas duas forças opostas (preservação vs. visitação) algumas áreas protegidas têm mudado o turismo de natureza para o ecoturismo. Isto implica que as atividades turísticas deverão ser focadas numa viagem responsável a áreas naturais, e, ao mesmo tempo, na promoção da conservação do meio ambiente, na interpretação e na educação. No nosso estudo analisamos o potencial do Ecoturismo na Reserva Natural das Berlengas, uma área protegida em Portugal. Foram analisados o perfil, as motivações e o comportamento ambiental dos turistas que visitam as Berlengas. Um questionário bilingue foi elaborado e os dados foram recolhidos a partir de 304 turistas que visitaram as Berlengas, durante os meses de julho e agosto de 2014, o s quais concordaram em colaborar neste estudo. A análise dos nossos resultados permitiu-nos inferir que, de facto, o turista visita a ilha da Berlenga devido ao ambiente natural e à vida selvagem, a visita também está relacionada com as atividades de natureza, tais como, visitar as cavernas de barco, observação da vida selvagem, caminhadas e praia. No entanto, pelo facto dos turistas estarem motivados a visitarem a ilha para se envolverem na natureza não significa que eles tenham consciência pró-ambiental. Encontramos 53,2%/ medio-ecológicos e apenas 37,9% dos turistas pró-ecológico; 8,9% são mesmo anti-ecológicos. Os nossos resultados sugerem que a natureza e a vida selvagem são motivações que não parecem ser suficientes para as pessoas apoiarem verdadeiramente a conservação da natureza e desenvolver comportamentos pró-ambientais. Mas, também verificámos que os turistas com um maior nível de instrução têm uma maior consciência ecológica. Assim, os turistas com maior nível de instrução tendem a ter menos impacto sobre o destino turístico. De acordo com nossos resultados, são apresentadas várias recomendações para a implementação do ecoturismo nas Berlengas. |
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Tourism environmental attitudes in Berlengas Biosphere Reserve, PortugalEcoturismoNovo Paradigma Ecológico (NEP)Berlengas Reserva Mundial da BiosferaAtitudes AmbientaisTurismo SustentávelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO potencial conflito entre o paradigma de conservação da natureza e o desenvolvimento de atividades de turismo em áreas protegidas exige uma gestão rigorosa. Em alguns casos, o controlo da visitação é uma estratégia para a preservação dos recursos naturais assim como outras ferramentas de gestão tais como a capacidade de carga turística e/ou zonamento, com a definição de áreas de acesso restrito a visitas. A fim de promover a harmonização entre essas duas forças opostas (preservação vs. visitação) algumas áreas protegidas têm mudado o turismo de natureza para o ecoturismo. Isto implica que as atividades turísticas deverão ser focadas numa viagem responsável a áreas naturais, e, ao mesmo tempo, na promoção da conservação do meio ambiente, na interpretação e na educação. No nosso estudo analisamos o potencial do Ecoturismo na Reserva Natural das Berlengas, uma área protegida em Portugal. Foram analisados o perfil, as motivações e o comportamento ambiental dos turistas que visitam as Berlengas. Um questionário bilingue foi elaborado e os dados foram recolhidos a partir de 304 turistas que visitaram as Berlengas, durante os meses de julho e agosto de 2014, o s quais concordaram em colaborar neste estudo. A análise dos nossos resultados permitiu-nos inferir que, de facto, o turista visita a ilha da Berlenga devido ao ambiente natural e à vida selvagem, a visita também está relacionada com as atividades de natureza, tais como, visitar as cavernas de barco, observação da vida selvagem, caminhadas e praia. No entanto, pelo facto dos turistas estarem motivados a visitarem a ilha para se envolverem na natureza não significa que eles tenham consciência pró-ambiental. Encontramos 53,2%/ medio-ecológicos e apenas 37,9% dos turistas pró-ecológico; 8,9% são mesmo anti-ecológicos. Os nossos resultados sugerem que a natureza e a vida selvagem são motivações que não parecem ser suficientes para as pessoas apoiarem verdadeiramente a conservação da natureza e desenvolver comportamentos pró-ambientais. Mas, também verificámos que os turistas com um maior nível de instrução têm uma maior consciência ecológica. Assim, os turistas com maior nível de instrução tendem a ter menos impacto sobre o destino turístico. De acordo com nossos resultados, são apresentadas várias recomendações para a implementação do ecoturismo nas Berlengas.Mouga, Teresa Margarida Lopes da SilvaVasconcelos, João Viljoen deLopes, Maria Sofia Fernandes de PinhoIC-OnlineSantos, Nelson Filipe Rios dos2016-11-16T17:21:23Z2015-10-192015-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2256TID:201281678enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:44:42Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:39.324853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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