Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Neide Patrícia Jorge Gaspar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3964
Resumo: Esta investigação tem como objetivo principal caracterizar e descrever a inteligência social em alunos do ensino básico e secundário, e analisar diferenças em função do momento de avaliação (tempo 1 e tempo 2) e do ano de escolaridade (8º, 10º e 11º anos). A amostra foi constituída por 1095 alunos, 552 (50.4%) raparigas e 543 (49.6%) rapazes, com idades entre os 11 e os 23 anos (M=14.78; DP=1.86). Estes alunos encontram-se a frequentar o 8º (49.5%), 10º (26.9%) e 11º anos de escolaridade (23.6%), em escolas do Norte, Centro e Sul de Portugal. A inteligência social foi avaliada através da Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2007), constituída por 3 situações-estímulo, de cariz interpessoal, que ilustram situações reais da vida quotidiana dos jovens. Os resultados foram calculados através de estatísticas descritivas, bem como, de estatísticas inferenciais, através da, aplicação do t-teste para amostra emparelhadas e para amostras independentes e da análise de variância (ANOVA), considerando todos os índices da PCIS. Os resultados obtidos indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas quando se comparam os resultados de cada ano escolar, no T1 e no T2, com o respetivo ponto médio da escala. Verifica-se ainda, a nível intragrupal, diferenças estatisticamente significativas entre T1 e T2 na Resolução de Problemas e na Autoconfiança em todos os anos de escolaridade, no sentido de uma melhoria. Também a nível intergrupal se registam diferenças estatisticamente significativas, quer considerando o T1, quer considerando o T2, com melhores resultados globais para o 8º ano de escolaridade. Retiram-se conclusões e implicações para a investigação e intervenção na inteligência social em jovens, em particular considerando a sua pertinência para a aquisição de competências de carreira.
id RCAP_5c1c2cc65d2b4cc91be69ebe506bebc6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3964
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliaçãoPSICOLOGIA SOCIALENSINO SECUNDÁRIOENSINO BÁSICOMESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONALAVALIAÇÃOSOCIAL PSYCHOLOGYSECONDARY EDUCATIONSECONDARY EDUCATIONPRIMARY EDUCATIONEVALUATIONEsta investigação tem como objetivo principal caracterizar e descrever a inteligência social em alunos do ensino básico e secundário, e analisar diferenças em função do momento de avaliação (tempo 1 e tempo 2) e do ano de escolaridade (8º, 10º e 11º anos). A amostra foi constituída por 1095 alunos, 552 (50.4%) raparigas e 543 (49.6%) rapazes, com idades entre os 11 e os 23 anos (M=14.78; DP=1.86). Estes alunos encontram-se a frequentar o 8º (49.5%), 10º (26.9%) e 11º anos de escolaridade (23.6%), em escolas do Norte, Centro e Sul de Portugal. A inteligência social foi avaliada através da Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2007), constituída por 3 situações-estímulo, de cariz interpessoal, que ilustram situações reais da vida quotidiana dos jovens. Os resultados foram calculados através de estatísticas descritivas, bem como, de estatísticas inferenciais, através da, aplicação do t-teste para amostra emparelhadas e para amostras independentes e da análise de variância (ANOVA), considerando todos os índices da PCIS. Os resultados obtidos indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas quando se comparam os resultados de cada ano escolar, no T1 e no T2, com o respetivo ponto médio da escala. Verifica-se ainda, a nível intragrupal, diferenças estatisticamente significativas entre T1 e T2 na Resolução de Problemas e na Autoconfiança em todos os anos de escolaridade, no sentido de uma melhoria. Também a nível intergrupal se registam diferenças estatisticamente significativas, quer considerando o T1, quer considerando o T2, com melhores resultados globais para o 8º ano de escolaridade. Retiram-se conclusões e implicações para a investigação e intervenção na inteligência social em jovens, em particular considerando a sua pertinência para a aquisição de competências de carreira.This research aims to characterize and describe social intelligence in basic and secondary students, and to analyze differences depending on the assessment moment (time 1 and time 2) and the school grade (8th, 10 th and 11th grades). Sample consisted of 1095 students, 552 (50.4%) girls and 543 (49.6%) boys, aged between 11 and 23 (M=14.78; SD=1.86). These students are attending the 8th (49.5%), 10th (26.9%) and 11th grades (23.6%), in schools at the North, Central and Southern Portugal. Social intelligence was assessed using the Cognitive Test of Social Intelligence (PCIS, Candeias, 2007), consisting of 3-stimulus situations, interpersonal-oriented, which illustrate real situations of everyday life of young people. Results were calculated using descriptive statistics, as well as inferential statistics through the application of the t-test for paired sample and also for independent samples, and the analysis of variance (ANOVA), considering all indices of PCIS. Results indicate the existence of statistically significant differences when comparing the results of each school grade, in T1 and T2, with the respective mean score of the scale. At an intragroup level, statistically significant differences were found, between T1 and T2, in Problems resolution and Self-reliance indices in all school grades, towards improvement. Also at an intergroup level, statistically significant differences were found, either considering the T1 or T2, with better overall results for the 8th grade. Conclusions and implications are drawn for research and intervention in social intelligence in young people, in particular considering its relevance to the acquisition of skills career.2013-09-18T19:48:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3964TID:201484803porMartinho, Neide Patrícia Jorge Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:28.973243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação
title Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação
spellingShingle Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação
Martinho, Neide Patrícia Jorge Gaspar
PSICOLOGIA SOCIAL
ENSINO SECUNDÁRIO
ENSINO BÁSICO
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL
AVALIAÇÃO
SOCIAL PSYCHOLOGY
SECONDARY EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
PRIMARY EDUCATION
EVALUATION
title_short Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação
title_full Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação
title_fullStr Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação
title_full_unstemmed Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação
title_sort Inteligência Social em Alunos do Ensino Básico e Secundário : Diferenças em função do ano escolar e do momento de avaliação
author Martinho, Neide Patrícia Jorge Gaspar
author_facet Martinho, Neide Patrícia Jorge Gaspar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Neide Patrícia Jorge Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA SOCIAL
ENSINO SECUNDÁRIO
ENSINO BÁSICO
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL
AVALIAÇÃO
SOCIAL PSYCHOLOGY
SECONDARY EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
PRIMARY EDUCATION
EVALUATION
topic PSICOLOGIA SOCIAL
ENSINO SECUNDÁRIO
ENSINO BÁSICO
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL
AVALIAÇÃO
SOCIAL PSYCHOLOGY
SECONDARY EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
PRIMARY EDUCATION
EVALUATION
description Esta investigação tem como objetivo principal caracterizar e descrever a inteligência social em alunos do ensino básico e secundário, e analisar diferenças em função do momento de avaliação (tempo 1 e tempo 2) e do ano de escolaridade (8º, 10º e 11º anos). A amostra foi constituída por 1095 alunos, 552 (50.4%) raparigas e 543 (49.6%) rapazes, com idades entre os 11 e os 23 anos (M=14.78; DP=1.86). Estes alunos encontram-se a frequentar o 8º (49.5%), 10º (26.9%) e 11º anos de escolaridade (23.6%), em escolas do Norte, Centro e Sul de Portugal. A inteligência social foi avaliada através da Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2007), constituída por 3 situações-estímulo, de cariz interpessoal, que ilustram situações reais da vida quotidiana dos jovens. Os resultados foram calculados através de estatísticas descritivas, bem como, de estatísticas inferenciais, através da, aplicação do t-teste para amostra emparelhadas e para amostras independentes e da análise de variância (ANOVA), considerando todos os índices da PCIS. Os resultados obtidos indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas quando se comparam os resultados de cada ano escolar, no T1 e no T2, com o respetivo ponto médio da escala. Verifica-se ainda, a nível intragrupal, diferenças estatisticamente significativas entre T1 e T2 na Resolução de Problemas e na Autoconfiança em todos os anos de escolaridade, no sentido de uma melhoria. Também a nível intergrupal se registam diferenças estatisticamente significativas, quer considerando o T1, quer considerando o T2, com melhores resultados globais para o 8º ano de escolaridade. Retiram-se conclusões e implicações para a investigação e intervenção na inteligência social em jovens, em particular considerando a sua pertinência para a aquisição de competências de carreira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-18T19:48:29Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3964
TID:201484803
url http://hdl.handle.net/10437/3964
identifier_str_mv TID:201484803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131241940779008