Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marques, Micaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/42509
Resumo: Discute-se, neste texto, a formação, o conhecimento e o trabalho docente em tempos de avaliação externa, a partir de abordagens téorico-conceptuais, com referências a uma pesquisa sobre avaliação institucional. Porque a globalização é um processo com consequências na escola e no trabalho docente, a questão dos saberes docentes é inserida no contexto dos Estudos Curriculares e da Didática. São, assim, explorados o conceito de aprendizagem profissional docente, a governamentalidade curricular centrada em resultados e standards e o impasse em que se encontram os professores quando se discute o estreitamento do currículo e das condições do trabalho docente.
id RCAP_5c1fe49f4c1754893a9b1621a1cc13b9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externaEducation, knowledge and teaching work in times of regulative external evaluationGlobalizaçãoConhecimentoTrabalho docenteGlobalizationKnowledgeWork techingDiscute-se, neste texto, a formação, o conhecimento e o trabalho docente em tempos de avaliação externa, a partir de abordagens téorico-conceptuais, com referências a uma pesquisa sobre avaliação institucional. Porque a globalização é um processo com consequências na escola e no trabalho docente, a questão dos saberes docentes é inserida no contexto dos Estudos Curriculares e da Didática. São, assim, explorados o conceito de aprendizagem profissional docente, a governamentalidade curricular centrada em resultados e standards e o impasse em que se encontram os professores quando se discute o estreitamento do currículo e das condições do trabalho docente.In this text we are discussing the knowledge, training and work teaching in an era of external evaluation from theoretical and conceptual approaches, with references to research on national research on institutional evaluation. Because globalization is a process with consequences for school, and teaching work, the issue of teaching knowledge is inserted in the context of Curriculum Studies, and Didactic, as well as. Are therefore explored the concept of teacher professional learning, curriculum governance focused on results and standards and the impasse in which they are teachers when discussing the narrowing of the curriculum and the conditions of teaching.Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Universidade do MinhoPacheco, José AugustoMarques, Micaela20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42509porhttp://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/article/view/2317/1575info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:29.314767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa
Education, knowledge and teaching work in times of regulative external evaluation
title Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa
spellingShingle Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa
Pacheco, José Augusto
Globalização
Conhecimento
Trabalho docente
Globalization
Knowledge
Work teching
title_short Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa
title_full Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa
title_fullStr Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa
title_full_unstemmed Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa
title_sort Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
Marques, Micaela
author_role author
author2 Marques, Micaela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Marques, Micaela
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Conhecimento
Trabalho docente
Globalization
Knowledge
Work teching
topic Globalização
Conhecimento
Trabalho docente
Globalization
Knowledge
Work teching
description Discute-se, neste texto, a formação, o conhecimento e o trabalho docente em tempos de avaliação externa, a partir de abordagens téorico-conceptuais, com referências a uma pesquisa sobre avaliação institucional. Porque a globalização é um processo com consequências na escola e no trabalho docente, a questão dos saberes docentes é inserida no contexto dos Estudos Curriculares e da Didática. São, assim, explorados o conceito de aprendizagem profissional docente, a governamentalidade curricular centrada em resultados e standards e o impasse em que se encontram os professores quando se discute o estreitamento do currículo e das condições do trabalho docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/42509
url http://hdl.handle.net/1822/42509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/article/view/2317/1575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132682086514688