O DESIGN DE PRODUTO COMO AGENTE PARA A INTERPRETAÇÃO DE CULTURA INDUSTRIAL DESAPARECIDA: As cadeiras da fábrica “A Boa Nova” de Paredes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1723 |
Resumo: | O presente projeto tem como objetivo o estudo da fábrica centenária “A Boa Nova”, fundada em 1915 em Paredes, que permaneceu em funcionamento até 2005. Propomos o reconhecimento desta como uma empresa impulsionadora da modernização e industrialização da indústria do mobiliário em Portugal. Através da investigação dos seus produtos chave – as cadeiras – e processos de fabrico, pretende-se perceber o que era produzido à época, tanto na “A Boa Nova”, como em outras indústrias de mobiliário, em termos de design e desenvolvimento do produto. Com o intuito de materializar o conhecimento adquirido, a investigação incluiu o projeto de uma cadeira revivalista da fábrica, com o propósito de esta se tornar uma peça cultural passível de ser reconhecida como marco da fábrica “A Boa Nova” bem como um símbolo da marcenaria, da preservação de tradições, e artes antigas, reinterpretada na cultura atual do design de produto. Para potenciar o desenvolvimento da proposta, o design é utilizado como estratégia de pesquisa de forma a auxiliar a plasticização do objeto final. Adotando uma metodologia de investigação-ação e tendo por base a investigação de campo, integramos no processo de pesquisa uma entrevista de investigação ao senhor Silviano Moreira, descendente dos fundadores da fábrica e último administrador da mesma, bem como o contacto com a indústria local de mobiliário de Paredes, através de uma das suas empresas mais relevantes na atualidade. Neste contexto de procura em território, recorremos ainda ao Arquivo Municipal de Paredes. No presente plano de trabalho, existe uma abordagem a diferentes estudos de caso, que se relacionam com o tema proposto do design de produto como agente para a interpretação de culturas industriais, como se pretende realizar relativamente à Fábrica “A Boa Nova” e do objetivo deste projeto. Estes são enumerados com a intenção de demonstrar estudos de caso de revivalismo de marcas, produtos ou espaços físicos que resgatam princípios e tradições de tempos passados ou desaparecidos, seja para enfrentar desafios aparentemente da nossa própria época, seja para satisfazer o desejo ou gosto de reviver aspetos do passado dos seus clientes ou público-alvo. |
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