A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Beatriz, Mello, André da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56132
Resumo: O artigo analisa a função pedagógica da brincadeira na Educação Infantil, com foco nas brincadeiras lúdico-agressivas que ocorrem nos espaçostempos de Educação Física nesse contexto. Adota a pesquisa documental bibliográfica como método e os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e produções académico-científicas sobre o tema como fontes. Conclui-se que há um direcionamento em compreender as brincadeiras, quaisquer que sejam elas, como produções culturais da infância. Contudo, no caso das brincadeiras lúdico-agressivas, sugere-se que os adultos superem a concepção cristalizada que circula no ambiente escolar e concebam esse tipo de brincadeira como importante meio de socialização das crianças
id RCAP_5c266118fa2d578a23efd596f2fa9d9d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivasEducação InfantilEducação FísicaBrincadeira de lutaBrincadeira de perseguiçãoBrincadeira lúdico-agressivaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO artigo analisa a função pedagógica da brincadeira na Educação Infantil, com foco nas brincadeiras lúdico-agressivas que ocorrem nos espaçostempos de Educação Física nesse contexto. Adota a pesquisa documental bibliográfica como método e os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e produções académico-científicas sobre o tema como fontes. Conclui-se que há um direcionamento em compreender as brincadeiras, quaisquer que sejam elas, como produções culturais da infância. Contudo, no caso das brincadeiras lúdico-agressivas, sugere-se que os adultos superem a concepção cristalizada que circula no ambiente escolar e concebam esse tipo de brincadeira como importante meio de socialização das criançasCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Universidade do MinhoBarbosa, Raquel Firmino MagalhãesPereira, BeatrizMello, André da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56132por2182-7591info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
title A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
spellingShingle A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Educação Infantil
Educação Física
Brincadeira de luta
Brincadeira de perseguição
Brincadeira lúdico-agressiva
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
title_full A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
title_fullStr A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
title_full_unstemmed A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
title_sort A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
author Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
author_facet Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Pereira, Beatriz
Mello, André da Silva
author_role author
author2 Pereira, Beatriz
Mello, André da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Pereira, Beatriz
Mello, André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Física
Brincadeira de luta
Brincadeira de perseguição
Brincadeira lúdico-agressiva
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Infantil
Educação Física
Brincadeira de luta
Brincadeira de perseguição
Brincadeira lúdico-agressiva
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O artigo analisa a função pedagógica da brincadeira na Educação Infantil, com foco nas brincadeiras lúdico-agressivas que ocorrem nos espaçostempos de Educação Física nesse contexto. Adota a pesquisa documental bibliográfica como método e os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e produções académico-científicas sobre o tema como fontes. Conclui-se que há um direcionamento em compreender as brincadeiras, quaisquer que sejam elas, como produções culturais da infância. Contudo, no caso das brincadeiras lúdico-agressivas, sugere-se que os adultos superem a concepção cristalizada que circula no ambiente escolar e concebam esse tipo de brincadeira como importante meio de socialização das crianças
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/56132
url http://hdl.handle.net/1822/56132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303855610986496