A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56132 |
Resumo: | O artigo analisa a função pedagógica da brincadeira na Educação Infantil, com foco nas brincadeiras lúdico-agressivas que ocorrem nos espaçostempos de Educação Física nesse contexto. Adota a pesquisa documental bibliográfica como método e os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e produções académico-científicas sobre o tema como fontes. Conclui-se que há um direcionamento em compreender as brincadeiras, quaisquer que sejam elas, como produções culturais da infância. Contudo, no caso das brincadeiras lúdico-agressivas, sugere-se que os adultos superem a concepção cristalizada que circula no ambiente escolar e concebam esse tipo de brincadeira como importante meio de socialização das crianças |
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A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivasEducação InfantilEducação FísicaBrincadeira de lutaBrincadeira de perseguiçãoBrincadeira lúdico-agressivaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO artigo analisa a função pedagógica da brincadeira na Educação Infantil, com foco nas brincadeiras lúdico-agressivas que ocorrem nos espaçostempos de Educação Física nesse contexto. Adota a pesquisa documental bibliográfica como método e os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e produções académico-científicas sobre o tema como fontes. Conclui-se que há um direcionamento em compreender as brincadeiras, quaisquer que sejam elas, como produções culturais da infância. Contudo, no caso das brincadeiras lúdico-agressivas, sugere-se que os adultos superem a concepção cristalizada que circula no ambiente escolar e concebam esse tipo de brincadeira como importante meio de socialização das criançasCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Universidade do MinhoBarbosa, Raquel Firmino MagalhãesPereira, BeatrizMello, André da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56132por2182-7591info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:15ZPortal AgregadorONG |
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