Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espada, Cláudia Sofia Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1671
Resumo: O presente estudo pretendeu explorar as Atitudes (formas de intervenção e estratégias de sala de aula) dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de um Colégio Particular e de uma Escola Pública englobadas num mesmo Agrupamento de Escolas em relação a crianças com PHDA. Este estudo tem carácter sobretudo exploratório (descritivo) como uma análise quantitativa, qualitativa e correlacional dos resultados. O instrumento de pesquisa utilizado para servir de instrumento de recolha de dados constou de um questionário por inquérito. De um total de N=60 inquéritos distribuídos, foram recebidos N=53, os quais foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados mostram que os participantes demonstram ter conhecimento sobre a PHDA e no que diz respieto às atitudes bem como às estratégias a utilizar. Porém, estes revelaram utilizar diversas estratégias no seu quotidiano de trabalho com estas crianças.
id RCAP_5c29bdce32ab10f4a4e09caa8bc988ff
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALHIPERATIVIDADE INFANTILDÉFICE DE ATENÇÃOPROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEEDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONCHILD HYPERACTIVITYATTENTION DEFICITTEACHERSATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERINCLUSIVE EDUCATIONO presente estudo pretendeu explorar as Atitudes (formas de intervenção e estratégias de sala de aula) dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de um Colégio Particular e de uma Escola Pública englobadas num mesmo Agrupamento de Escolas em relação a crianças com PHDA. Este estudo tem carácter sobretudo exploratório (descritivo) como uma análise quantitativa, qualitativa e correlacional dos resultados. O instrumento de pesquisa utilizado para servir de instrumento de recolha de dados constou de um questionário por inquérito. De um total de N=60 inquéritos distribuídos, foram recebidos N=53, os quais foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados mostram que os participantes demonstram ter conhecimento sobre a PHDA e no que diz respieto às atitudes bem como às estratégias a utilizar. Porém, estes revelaram utilizar diversas estratégias no seu quotidiano de trabalho com estas crianças.This study aimed to explore attitudes (means of intervention and strategies in the classroom) of 1. No Primary School, a private college and a public school engulfed in the same grouping of schools for children with ADHD. This study is predominantly exploratory nature (descriptive) and quantitative analysis, qualitative and correlational results. The survey instrument used to serve as an instrument of data collection consisted of a questionnaire survey. Of a total of N = 60 distributed surveys were received N = 53, which were subjected to statistical analysis. The results show that participants are aware of ADHD, as far respieto attitudes and coping strategies to use, they use various strategies revealed in their daily work with these children.2012-02-13T16:36:06Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1671porEspada, Cláudia Sofia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:06Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:20.045204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
title Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
spellingShingle Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
Espada, Cláudia Sofia Fernandes
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
HIPERATIVIDADE INFANTIL
DÉFICE DE ATENÇÃO
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CHILD HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
TEACHERS
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
INCLUSIVE EDUCATION
title_short Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
title_full Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
title_fullStr Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
title_full_unstemmed Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
title_sort Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
author Espada, Cláudia Sofia Fernandes
author_facet Espada, Cláudia Sofia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espada, Cláudia Sofia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
HIPERATIVIDADE INFANTIL
DÉFICE DE ATENÇÃO
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CHILD HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
TEACHERS
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
INCLUSIVE EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
HIPERATIVIDADE INFANTIL
DÉFICE DE ATENÇÃO
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CHILD HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
TEACHERS
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
INCLUSIVE EDUCATION
description O presente estudo pretendeu explorar as Atitudes (formas de intervenção e estratégias de sala de aula) dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de um Colégio Particular e de uma Escola Pública englobadas num mesmo Agrupamento de Escolas em relação a crianças com PHDA. Este estudo tem carácter sobretudo exploratório (descritivo) como uma análise quantitativa, qualitativa e correlacional dos resultados. O instrumento de pesquisa utilizado para servir de instrumento de recolha de dados constou de um questionário por inquérito. De um total de N=60 inquéritos distribuídos, foram recebidos N=53, os quais foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados mostram que os participantes demonstram ter conhecimento sobre a PHDA e no que diz respieto às atitudes bem como às estratégias a utilizar. Porém, estes revelaram utilizar diversas estratégias no seu quotidiano de trabalho com estas crianças.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-13T16:36:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1671
url http://hdl.handle.net/10437/1671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131210376544256