Aplicação da Metodologia ProNIC na Construção de Infraestruturas Ferroviárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanje, Luís Cláudio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20599
Resumo: ProNIC designa “Protocolo para a Normalização da Informação Técnica na Construção” e refere-se a um projeto de investigação cujo principal objetivo é desenvolver um conjunto sistematizado e integrado de conteúdos técnicos credíveis, suportados por uma ferramenta informática moderna, com intuito de constituir um referencial para todo o sector da construção portuguesa. O presente estudo teve como objetivo expandir a aplicabilidade do ProNIC para a área de construção de infraestruturas ferroviárias, sendo este já implementado nas obras de edifícios (obra nova e reabilitação) e parcialmente nas obras rodoviárias. O trabalho desenvolvido consistiu na elaboração de um conjunto sistematizado e integrado de conteúdos técnicos de referência e de utilização generalizada para empreendimentos ferroviários, com o intuito de generalizar a implementação da metodologia ProNIC ao nível da Construção das Infraestruturas Ferroviárias. Com base na análise de diferentes projetos reais foi criada uma estrutura de desagregação de trabalhos (WBS) normalizada para obras ferroviárias e também foram criadas três Fichas de Execução de Trabalhos (FET), duas Fichas de Materiais (FMAT), descrições de trabalhos e respetivos parâmetros, seguindo os requisitos preconizados no ProNIC, para trabalhos específicos, com o intuito de os inserir na aplicação o que permite a sua atualização e generalização a outros tipos de obras para além das já disponíveis. Assim ficou completa a caracterização da construção da infraestrutura ferroviária no ProNIC. Toda a documentação produzida neste estudo foi implementada no ProNIC e recorreu-se a um caso de estudo, mais concretamente a empreitada da Variante de Alcácer, para conceptualização da proposta da WBS e dos conteúdos técnicos criados. Os conteúdos desenvolvidos proporcionam a criação de elementos padrão capazes de serem adaptados a qualquer caso de obra ferroviária, tendo por base Normas Portuguesas e Europeias e enquadramentos legais em vigor. Desta forma, foi criado um referencial nacional, para integração numa aplicação, que está agregado a todo o tipo de obra pública.
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