Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, João Marcelo Antunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93658
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_5c317e2bd540fea915488e83ca6b3f8a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo MusicalQueer Lisboa: Queer Hip-Hop and Queer Representation in Music Videosqueerhip-hopsexualidadegénerotelediscoQueerhip-hopsexualitygendermusic videoRelatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de LetrasO seguinte relatório intitulado Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical é fruto de um estágio curricular de duração de seis meses no festival Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer durante a organização da vigésima tercerira edição deste mesmo no ano presente (dois mil e dezanove). Este relatório encontra-se dividido em duas partes: encontramos primeiramente uma apresentação da entidade de estágio (as finalidades da organização, a sua missão, a sua visão e os seus valores, as várias secções do festival, a política de programação, as premiações, a comunicação como uma referência à edição do festival para qual trabalhei) como de igual modo um descrever detalhado das actividades por mim desenvolvidas enquanto estagiário, seguidamente de um trabalho de investigação e programação em volta da temática do Hip-Hop Queer, sendo feita uma contextualização histórica abordando os seus vários agentes criativos, do teledisco e a sua evolução histórica como género dentro do audiovisual e da representação da identidade e cultura queer por artistas não heteronormativos e não binários através do teledisco onde são destacados alguns videos musicais por mim programados para o festival Queer Lisboa.É proposto então neste relatório uma reflexão histórica e artística perante o género músical que é o Hip-Hop, um traçar da evolução do teledisco como género audiovisual e o seu interesse no seio académico como uma análise formal e informal de uma selecção de telediscos provenientes de uma programação por mim realizada com a colaboração de Nuno Galopim para a secção Queer Pop do festival Queer Lisboa.The following report entitled Queer Lisboa: Queer Hip-Hop and Queer Representation in Music Video is the result of a six-month curricular internship at Queer Lisboa - Queer International Film Festival during the organization of its twenty-third edition this year. (two thousand and nineteen). This report is divided into two parts: first we find a presentation of the internship entity (the organization's purposes, mission, vision and values, various festival sections, programming policy, awards, communication as a reference to the edition of the festival I worked for) as well as a detailed description of the activities I developed as an intern during the time of preparation of the 23rd edition of Queer Lisboa, followed by research and programming around the theme of Queer Hip-Hop, with a contextualization. approaching its various creative agents, the music video and its historical evolution as a genre within the audiovisual and the representation of queer identity and culture by non-heteronormative and non-binary artists through the music video where some music videos programmed by me for the festival are highlighted. Queer Lisboa.There is therefore proposed in this report historical and artistic reflection on the hip-hop music genre, a tracing of the evolution of music video as an audiovisual genre and its interest in the academic world through a formal and informal analysis of a selection of music videos from a programme I have created with Nuno Galopim's collaboration for the Queer Pop section of the Queer Lisboa festival.2020-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93658http://hdl.handle.net/10316/93658TID:202490831porVentura, João Marcelo Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:04:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:34.730490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical
Queer Lisboa: Queer Hip-Hop and Queer Representation in Music Videos
title Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical
spellingShingle Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical
Ventura, João Marcelo Antunes
queer
hip-hop
sexualidade
género
teledisco
Queer
hip-hop
sexuality
gender
music video
title_short Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical
title_full Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical
title_fullStr Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical
title_full_unstemmed Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical
title_sort Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical
author Ventura, João Marcelo Antunes
author_facet Ventura, João Marcelo Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, João Marcelo Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv queer
hip-hop
sexualidade
género
teledisco
Queer
hip-hop
sexuality
gender
music video
topic queer
hip-hop
sexualidade
género
teledisco
Queer
hip-hop
sexuality
gender
music video
description Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93658
http://hdl.handle.net/10316/93658
TID:202490831
url http://hdl.handle.net/10316/93658
identifier_str_mv TID:202490831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021291081728