Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2129 |
Resumo: | O objectivo deste artigo é a apresentação dos resultados de uma utilização do software educativo e seu contributo para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da matemática, no 1º ano de escolaridade. Esta investigação foi implementada num Agrupamento de Escolas da Cidade de Castelo Branco com uma turma de 16 alunos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do software educativo «GCompris» possibilitou um incremento das aprendizagens dos alunos pelo facto destes se sentirem mais motivados e de poderem praticar os seus conhecimentos num contexto digital que se mostrou ser mais atractivo. Contudo, talvez pelo facto de serem alunos com uma média de idades de 6-7 anos manifestaram que o acompanhamento e a presença da professora se mostra fundamental. Quer isto dizer que deve haver uma complementaridade que possa conciliar o fator humano (professora) e o fator digital (software educativo) que se possa traduzir numa rentabilização dos recursos pedagógicos conducentes a um processo de ensino-aprendizagem mais ricos e com melhores níveis qualitativos. |
id |
RCAP_5c3472750a63041786aa742bb1344f74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aulaTICSoftware educativoMatemática1º Ciclo do Ensino BásicoO objectivo deste artigo é a apresentação dos resultados de uma utilização do software educativo e seu contributo para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da matemática, no 1º ano de escolaridade. Esta investigação foi implementada num Agrupamento de Escolas da Cidade de Castelo Branco com uma turma de 16 alunos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do software educativo «GCompris» possibilitou um incremento das aprendizagens dos alunos pelo facto destes se sentirem mais motivados e de poderem praticar os seus conhecimentos num contexto digital que se mostrou ser mais atractivo. Contudo, talvez pelo facto de serem alunos com uma média de idades de 6-7 anos manifestaram que o acompanhamento e a presença da professora se mostra fundamental. Quer isto dizer que deve haver uma complementaridade que possa conciliar o fator humano (professora) e o fator digital (software educativo) que se possa traduzir numa rentabilização dos recursos pedagógicos conducentes a um processo de ensino-aprendizagem mais ricos e com melhores níveis qualitativos.Maria José Marcelino ; Maria Cristina Azevedo Gomes ; António José MendesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPequeneza, TâniaGil, Henrique2013-12-02T15:32:22Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2129porPEQUENEZA, Tânia ; GIL, Henrique (2013) - Software Educativo «GCompris» no 1º Ciclo do Ensino Básico na área da Matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula. In XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 13-15 Novembro, atas. p. 247-248.978-989-96261-3-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:41Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:29.139222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula |
title |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula |
spellingShingle |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula Pequeneza, Tânia TIC Software educativo Matemática 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula |
title_full |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula |
title_fullStr |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula |
title_full_unstemmed |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula |
title_sort |
Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula |
author |
Pequeneza, Tânia |
author_facet |
Pequeneza, Tânia Gil, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pequeneza, Tânia Gil, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Software educativo Matemática 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
TIC Software educativo Matemática 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O objectivo deste artigo é a apresentação dos resultados de uma utilização do software educativo e seu contributo para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da matemática, no 1º ano de escolaridade. Esta investigação foi implementada num Agrupamento de Escolas da Cidade de Castelo Branco com uma turma de 16 alunos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do software educativo «GCompris» possibilitou um incremento das aprendizagens dos alunos pelo facto destes se sentirem mais motivados e de poderem praticar os seus conhecimentos num contexto digital que se mostrou ser mais atractivo. Contudo, talvez pelo facto de serem alunos com uma média de idades de 6-7 anos manifestaram que o acompanhamento e a presença da professora se mostra fundamental. Quer isto dizer que deve haver uma complementaridade que possa conciliar o fator humano (professora) e o fator digital (software educativo) que se possa traduzir numa rentabilização dos recursos pedagógicos conducentes a um processo de ensino-aprendizagem mais ricos e com melhores níveis qualitativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-02T15:32:22Z 2013-11 2013-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2129 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEQUENEZA, Tânia ; GIL, Henrique (2013) - Software Educativo «GCompris» no 1º Ciclo do Ensino Básico na área da Matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula. In XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 13-15 Novembro, atas. p. 247-248. 978-989-96261-3-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Maria José Marcelino ; Maria Cristina Azevedo Gomes ; António José Mendes |
publisher.none.fl_str_mv |
Maria José Marcelino ; Maria Cristina Azevedo Gomes ; António José Mendes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130794204069888 |