Motivação no trabalho : um estudo de caso numa IPSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, João Manuel Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2291
Resumo: O tema Motivação no Trabalho, um estudo de caso numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), despertou-nos todo o interesse tendo o intuito de aprofundar o nosso conhecimento ao nível da gestão de uma IPSS. As organizações são compostas por pessoas que interagem entre si produzindo e partilhando sentimentos, crenças e valores. Esse emaranhado de relações vai definir a identidade da organização, a sua forma de atuar e produzir (Fiorese et al., 2016; Maçães, 2014). Devido ao facto, é relevante que as empresas reconheçam a importância de um quadro de profissionais motivado e implementem estratégias que vão fomentar a sua motivação (Azzi et al.,2009). Neste estudo, pretendemos efetuar uma abordagem aos processos motivacionais dentro desta organização, entender o que motiva um colaborador em querer trabalhar neste tipo de empresas e a manterem-se por vários anos. Utilizamos uma abordagem de natureza qualitativa, baseada na subjetividade do sujeito como objeto de estudo, a estratégia que vamos utilizar é o estudo de caso exploratório (Yin, 2001). Como técnica utilizamos entrevistas com perguntas abertas e flexíveis, tendo a principal função obter conteúdo para reflexão (Quivy et al., 2005). Foi então definida uma amostra de 32 colaboradores num universo de 269 funcionários. Em conclusão verificamos que as principais dimensões impulsionadoras à motivação, transmitidas pelos colaboradores, foram: o horário de trabalho e a possibilidade de acompanhar as necessidades familiares; o sentimento altruísta e reconhecimento social pela atividade; a comunicação e reconhecimento interno (como a avaliação de desempenho ou a carreira); a autonomia e a identificação com a atividade. Quanto à remuneração, é importante para a satisfação das suas necessidades, mas não é uma dimensão relevante para a motivação. Os colaboradores com uma perceção positiva do clima e politicas organizacionais, vão procuram retribuir da melhor forma possível e transmitir uma mensagem positiva da organização para o exterior.
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