Caraterização da atividade física habitual da população trabalhadora nas escolas do concelho de Ponta Delgada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sérgio Patrício
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5309
Resumo: Os séculos XX e XXI são ricos em avanços tecnológicos, tendo estes contribuído para o aumento quer da esperança média de vida, quer do sedentarismo, dando importância acrescida ao estudo da atividade física. Desta forma, para combater o sedentarismo é necessário implementar programas, sendo, para tal, fulcral conhecer os fatores sociodemográficos que limitam a prática da AF e da atividade desportiva. Neste sentido, acreditamos a escola é o local público privilegiado para este tipo de implementação futura, visto que neste mesmo espaço se encontram jovens em diferentes faixas etárias. O objetivo do presente estudo foi avaliar a relação entre os fatores sociodemográficos género, idade, habilitações literárias, grupo profissional e grupo disciplinar dos docentes e quatro índices de atividade física (índice de AF no trabalho, índice de AF desportiva, índice de AF no lazer e índice de AF habitual), bem como analisar quais as atividades desportivas mais praticadas pela população em estudo. A amostra foi composta por 310 trabalhadores de oito escolas do concelho de Ponta Delgada, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos. Para avaliar a atividade física utilizou-se o questionário de Baecke e colaboradores (1982), sendo a amostragem do tipo aleatória simples estratificada. Relativamente ao tratamento estatístico efetuado, optou-se por análises estatísticas descritivas e inferenciais, sendo nesta última adotada um nível de significância de 5%. Os resultados mostram que 60,3% dos indivíduos envolvidos neste estudo têm uma prática desportiva regular. Quanto ao género, os homens apresentam uma percentagem superior de prática de AF, bem como melhores desempenhos nos quatro índices avaliados. Por sua vez, a AF diminui progressivamente com o aumento da idade, enquanto os valores dos índices aumentam com a progressão das habilitações literárias. Relativamente ao grupo profissional, os professores revelam valores mais elevados nos IAFD, IAFL e IAFH e os assistentes técnicos no IAFT. No que ao grupo disciplinar dos docentes diz respeito, os professores de Educação Física apresentam valores superiores nos quatro índices de AF mensurados. Por fim, as atividades desportivas mais praticadas pela população trabalhadora nas escolas do concelho de Ponta Delgada são as caminhadas, o fitness, a dança, o futebol, a corrida e o ciclismo. Foi possível concluir que os fatores sociodemográficos analisados no presente estudo desempenham um papel importante quer nos índices quer nas práticas desportivas dos indivíduos.
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O objetivo do presente estudo foi avaliar a relação entre os fatores sociodemográficos género, idade, habilitações literárias, grupo profissional e grupo disciplinar dos docentes e quatro índices de atividade física (índice de AF no trabalho, índice de AF desportiva, índice de AF no lazer e índice de AF habitual), bem como analisar quais as atividades desportivas mais praticadas pela população em estudo. A amostra foi composta por 310 trabalhadores de oito escolas do concelho de Ponta Delgada, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos. Para avaliar a atividade física utilizou-se o questionário de Baecke e colaboradores (1982), sendo a amostragem do tipo aleatória simples estratificada. Relativamente ao tratamento estatístico efetuado, optou-se por análises estatísticas descritivas e inferenciais, sendo nesta última adotada um nível de significância de 5%. Os resultados mostram que 60,3% dos indivíduos envolvidos neste estudo têm uma prática desportiva regular. Quanto ao género, os homens apresentam uma percentagem superior de prática de AF, bem como melhores desempenhos nos quatro índices avaliados. Por sua vez, a AF diminui progressivamente com o aumento da idade, enquanto os valores dos índices aumentam com a progressão das habilitações literárias. Relativamente ao grupo profissional, os professores revelam valores mais elevados nos IAFD, IAFL e IAFH e os assistentes técnicos no IAFT. No que ao grupo disciplinar dos docentes diz respeito, os professores de Educação Física apresentam valores superiores nos quatro índices de AF mensurados. Por fim, as atividades desportivas mais praticadas pela população trabalhadora nas escolas do concelho de Ponta Delgada são as caminhadas, o fitness, a dança, o futebol, a corrida e o ciclismo. Foi possível concluir que os fatores sociodemográficos analisados no presente estudo desempenham um papel importante quer nos índices quer nas práticas desportivas dos indivíduos.The XX and XXI centuries are rich in technological advances, and these contributed to the increase in both the average life expectancy and either the sedentary lifestyle, while giving greater importance to the study of physical activity. Thus, to combat the sedentary lifestyle is necessary to implement programs, and to this end pivotal know the sociodemographic factors that limit physical activity and sports activity. In this sense, we believe the school is the privileged public place for this kind of future implementation, because in this space there are young people from different age groups. The aim of this study was to evaluate the relationship between social-demographic factors, such as gender, age, level of education, profession and teaching group and the four indexes of physical (work index, sport index, leisure-time index and habitual index). This study also analyzed which sport activities were the most frequently choosen by the studied population. The group studied was composed of 310 individuals both male and female, aged between 25 and 65 years from eight schools in Ponta Delgada municipality. To assess the physical activity of each individual, the quiz developed by Baecke et al (1982) for random samples was used and the outcome statistically tested. The results show that 60.3% of the individuals involved in this study practice sports on a regular basis. In relation to the gender, men show both an higher percentage of physical activity and a better performance on all four indexes assessed in this study. The physical activity decreased steadily with the age, whereas the values of the indexes increased with higher education levels. In relation to the profession, teachers showed the highest levels of sport index, leisure-time index and habitual index, whereas non-teachers showed the highest levels of work index. In relation to the teaching group, Physical Education teachers showed the highest values on all indexes studied. The sport activities mostly practised by the workers of the schools of Ponta Delgada are walking, fitness, dance, football, jogging and cycling. We concluded that the social-demographic factors assessed in this study have an important role on the indexes and on the sport activities of the individuals analyzed.2015-12-04T12:47:43Z2015-12-04T00:00:00Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5309porSoares, Sérgio Patrícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:39.955385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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