Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Susana Goulart, Moniz, Vera Maria Raposo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4217
Resumo: Antes de surgir a palavra escrita, a imagem constituiu durante muito tempo o principal veículo de comunicação. Desde a Antiguidade que a repetição de um mesmo motivo tem sido usada nos mais variados contextos, dando lugar a composições de grande beleza estética. Se olharmos com atenção, encontramos com frequência composições deste tipo em monumentos e espaços públicos. Muitas são de natureza matemática e têm por base as isometrias do plano (reflexão, translação, rotação e reflexão deslizante) e o conceito de simetria. Uma investigação que oriente os alunos na deteção de padrões geométricos existentes no Património Cultural constitui uma excelente oportunidade para se estimular a utilização de ferramentas matemáticas como forma de interpretar o mundo real. A exploração de conexões entre temas matemáticos e a vida do dia a dia desempenha um papel nuclear na aprendizagem dos alunos e deve estar presente ao longo de todo o seu percurso escolar. Os programas e orientações curriculares, nacionais e internacionais, apontam claramente nesse sentido. O estudo que agora se apresenta surge precisamente como um contributo para estimular este tipo de conexões matemáticas, tendo como pano de fundo a análise dos grupos de simetria de figuras planas inspiradas nos padrões que integram o Património construído existente no arquipélago dos Açores. Muitos desses padrões podem ser apreciados ao olhar para calçadas (com estrutura horizontal) ou para varandas e fachadas em azulejo de muitas habitações (com estrutura vertical), e constituíram o objeto central da nossa atenção.
id RCAP_5c6366e176789b0c6d051162144a201e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos AçoresCalçada PortuguesaGrupos de SimetriaRosáceasFrisosAntes de surgir a palavra escrita, a imagem constituiu durante muito tempo o principal veículo de comunicação. Desde a Antiguidade que a repetição de um mesmo motivo tem sido usada nos mais variados contextos, dando lugar a composições de grande beleza estética. Se olharmos com atenção, encontramos com frequência composições deste tipo em monumentos e espaços públicos. Muitas são de natureza matemática e têm por base as isometrias do plano (reflexão, translação, rotação e reflexão deslizante) e o conceito de simetria. Uma investigação que oriente os alunos na deteção de padrões geométricos existentes no Património Cultural constitui uma excelente oportunidade para se estimular a utilização de ferramentas matemáticas como forma de interpretar o mundo real. A exploração de conexões entre temas matemáticos e a vida do dia a dia desempenha um papel nuclear na aprendizagem dos alunos e deve estar presente ao longo de todo o seu percurso escolar. Os programas e orientações curriculares, nacionais e internacionais, apontam claramente nesse sentido. O estudo que agora se apresenta surge precisamente como um contributo para estimular este tipo de conexões matemáticas, tendo como pano de fundo a análise dos grupos de simetria de figuras planas inspiradas nos padrões que integram o Património construído existente no arquipélago dos Açores. Muitos desses padrões podem ser apreciados ao olhar para calçadas (com estrutura horizontal) ou para varandas e fachadas em azulejo de muitas habitações (com estrutura vertical), e constituíram o objeto central da nossa atenção.Associação Ludus/Apenas LivrosRepositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaCosta, Susana GoulartMoniz, Vera Maria Raposo2017-05-31T11:23:53Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4217porTeixeira, R. C., Costa, S. G. e Moniz, V. R. (2015). "Grupos de Simetria: Identificação de Padrões no Património Cultural dos Açores". ISBN: 978-989-618-503-9. Lisboa: Associação Ludus/Apenas Livros.978-989-618-503-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:26Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:42.327045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores
title Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores
spellingShingle Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Calçada Portuguesa
Grupos de Simetria
Rosáceas
Frisos
title_short Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores
title_full Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores
title_fullStr Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores
title_full_unstemmed Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores
title_sort Grupos de simetria : identificação de padrões no património cultural dos Açores
author Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author_facet Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Costa, Susana Goulart
Moniz, Vera Maria Raposo
author_role author
author2 Costa, Susana Goulart
Moniz, Vera Maria Raposo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Costa, Susana Goulart
Moniz, Vera Maria Raposo
dc.subject.por.fl_str_mv Calçada Portuguesa
Grupos de Simetria
Rosáceas
Frisos
topic Calçada Portuguesa
Grupos de Simetria
Rosáceas
Frisos
description Antes de surgir a palavra escrita, a imagem constituiu durante muito tempo o principal veículo de comunicação. Desde a Antiguidade que a repetição de um mesmo motivo tem sido usada nos mais variados contextos, dando lugar a composições de grande beleza estética. Se olharmos com atenção, encontramos com frequência composições deste tipo em monumentos e espaços públicos. Muitas são de natureza matemática e têm por base as isometrias do plano (reflexão, translação, rotação e reflexão deslizante) e o conceito de simetria. Uma investigação que oriente os alunos na deteção de padrões geométricos existentes no Património Cultural constitui uma excelente oportunidade para se estimular a utilização de ferramentas matemáticas como forma de interpretar o mundo real. A exploração de conexões entre temas matemáticos e a vida do dia a dia desempenha um papel nuclear na aprendizagem dos alunos e deve estar presente ao longo de todo o seu percurso escolar. Os programas e orientações curriculares, nacionais e internacionais, apontam claramente nesse sentido. O estudo que agora se apresenta surge precisamente como um contributo para estimular este tipo de conexões matemáticas, tendo como pano de fundo a análise dos grupos de simetria de figuras planas inspiradas nos padrões que integram o Património construído existente no arquipélago dos Açores. Muitos desses padrões podem ser apreciados ao olhar para calçadas (com estrutura horizontal) ou para varandas e fachadas em azulejo de muitas habitações (com estrutura vertical), e constituíram o objeto central da nossa atenção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-05-31T11:23:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4217
url http://hdl.handle.net/10400.3/4217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, R. C., Costa, S. G. e Moniz, V. R. (2015). "Grupos de Simetria: Identificação de Padrões no Património Cultural dos Açores". ISBN: 978-989-618-503-9. Lisboa: Associação Ludus/Apenas Livros.
978-989-618-503-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Apenas Livros
publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Apenas Livros
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130720727203840