Optimização da rede de distribuição intermodal de uma empresa industrial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19957 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial |
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Optimização da rede de distribuição intermodal de uma empresa industrial658.7Dissertação de mestrado em Engenharia IndustrialNo contexto económico actual, o transporte por via marítima permanece como o meio de transporte dominante no mercado internacional, quer no que se refere a mercadorias transportadas a granel quer a mercadorias transportadas em contentores. O transporte por via marítima situa-se no centro da distribuição internacional de mercadorias devido à sua inigualável capacidade de carga e à capacidade de as transportar por longas distâncias a custos comparativamente baixos. A literatura existente, acerca da selecção de portos marítimos, identifica um vasto número de serviços com eles relacionados, coadjuvados por factores económicos, que influenciam as decisões tomadas pelas empresas. No entanto, o desenvolvimento verificado nas hinterlands durante as últimas décadas levou a uma maior eficiência ao nível dos transportes rodo e ferroviários, tornando-os bastante competitivos dentro de determinadas regiões. O presente trabalho consistiu na modelação de um problema real de optimização da rede de distribuição de uma empresa. Actualmente, a empresa para distribuir as suas mercadorias, utiliza essencialmente dois meios de transporte. O marítimo e o rodoviário. O transporte marítimo efectua-se essencialmente para transportar mercadorias por longas distâncias. Os clientes da empresa, que não estão localizados no raio de acção dos portos, são abastecidos directamente por rodovia a partir da fábrica localizada em Portugal. Com o intuito de se obter melhorias ao nível dos custos suportados pela distribuição das mercadorias, modelou-se o problema existente de modo a determinar qual a melhor alternativa de distribuição. Face à especificidade do problema, formulou-se o problema com um modelo de Programação Linear Inteira, passível de resolução através de métodos exactos. Pelo estudo da rede de distribuição da presente empresa concluiu-se que é possível distribuir as mercadorias transformadas pela empresa a custos mais baixos e de um modo ambientalmente mais sustentável, por meio do aprofundamento da opção intermodal. Também foi possível concluir que a aplicação de metodologias de Investigação Operacional, será bastante pertinente para dotar a empresa de uma ferramenta potencialmente muito útil, quer a nível estratégico quer a nível operacional.In the actual economic context, the maritime transport remains the dominant mode for international trade both for bulk transport of commodities and containerized break-bulk cargo. Maritime transportation is at the core of global freight distribution in terms of its unparallel physical capacity and ability to carry freight over long distances and at low costs. Academic literature on port selection identifies a multitude of port service-related and cost factors that influence companies’ decisions. The development of the hinterlands in the past few decades conduced to higher levels of efficiency at rail and road transportation that became much more competitive among the others, in several regions. This work consisted in modeling a company`s distribution network. At this moment, to distribute its cargo the maritime and road modes are used. The maritime mode is essentially used to distribute cargo for long distances. The clients that are located nearby the company, receive the cargo, directly, by road from Portugal. With the aim of finding reductions at costs supported by the company, we pretend that the modeled problem becomes useful to find the best alternatives to distribute the cargo. Particularly, it is also pretended to find if it is a good decision to use just one node to consolidate the cargo. Due to the particularities of the current problem, it was formulated via an Linear Integer Programming that can be solved by exact methods. By the study of the company`s distribution network, it was possible to conclude that the cargo transformed by the company can be distributed by means that consume less financial resources and by modes that are more environmentally sustainable. These results can be achieved by consolidating the use of intermodal alternatives under several conditions. It was also possible to conclude that the application of several methodologies related to Operational Research, would be of high importance, to give to the company several interesting tools at tactical and operational levels.Telhada, JoséUniversidade do MinhoAlmeida, Ricardo Pedro Xavier Pinto de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:56.171146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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