Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria João
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro, Rui Bártolo, Almeida, Leandro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1843
Resumo: O presente estudo analisa itens de uma prova que avalia o construto dependência-independência de campo – Testes “Padrão” – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Efetuou-se uma análise fatorial por informação completa com o intuito de verificar as pré-condições da TRI, a qual indicou a existência de dois fatores. Posteriormente, analisou-se cada um dos fatores à luz dos modelos unidimensionais da TRI, revelando-se que a divisão dos dois fatores está relacionada com a dificuldade dos itens, e que os itens mais fáceis são aqueles nos quais a figura-alvo não se encontra em nenhuma das figuras padrão. Concluiu-se que o Subteste 2 se revelou o mais indicado para avaliar o construto, e sugere-se que sejam acrescentados itens fáceis, para que o teste seja mais adequado a sujeitos com baixos níveis de aptidão. ----- ABSTRACT ------ This study analyzes the items of the test Patterns which assess the construct of field dependence-independence - Test. Data were analyzed in the light of one, two and three parameters of Item Response Theory (IRT). We used a sample of 1918 candidates for the instruction at the Portuguese Air Force Pilot Academy. We conducted a full information factor analysis in order to verify the preconditions of IRT that indicated the existence of two factors. Then we examined each factor in light of unidimensional IRT models that revealed that the division of the two factors is related to the item difficulty and that the easiest items are those in which the target figure is not in any of the standard figures. It was concluded that the subtest 2 proved to be the most suitable for assessing the construct, and it is suggested the addition of easier items so that the test is more suitable for individuals with low ability levels.
id RCAP_5c665f0c480dc0657eee577e9c6c6750
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1843
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campoTeoria da resposta ao item (TRI)Dependência-independência de campoValidadeTestesItem response theory (IRT)Field dependence-independenceValidityTestsO presente estudo analisa itens de uma prova que avalia o construto dependência-independência de campo – Testes “Padrão” – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Efetuou-se uma análise fatorial por informação completa com o intuito de verificar as pré-condições da TRI, a qual indicou a existência de dois fatores. Posteriormente, analisou-se cada um dos fatores à luz dos modelos unidimensionais da TRI, revelando-se que a divisão dos dois fatores está relacionada com a dificuldade dos itens, e que os itens mais fáceis são aqueles nos quais a figura-alvo não se encontra em nenhuma das figuras padrão. Concluiu-se que o Subteste 2 se revelou o mais indicado para avaliar o construto, e sugere-se que sejam acrescentados itens fáceis, para que o teste seja mais adequado a sujeitos com baixos níveis de aptidão. ----- ABSTRACT ------ This study analyzes the items of the test Patterns which assess the construct of field dependence-independence - Test. Data were analyzed in the light of one, two and three parameters of Item Response Theory (IRT). We used a sample of 1918 candidates for the instruction at the Portuguese Air Force Pilot Academy. We conducted a full information factor analysis in order to verify the preconditions of IRT that indicated the existence of two factors. Then we examined each factor in light of unidimensional IRT models that revealed that the division of the two factors is related to the item difficulty and that the easiest items are those in which the target figure is not in any of the standard figures. It was concluded that the subtest 2 proved to be the most suitable for assessing the construct, and it is suggested the addition of easier items so that the test is more suitable for individuals with low ability levels.Instituto Brasileiro de Avaliação PsicológicaRepositório do ISPAVieira, Maria JoãoRibeiro, Rui BártoloAlmeida, Leandro da Silva2012-11-24T12:40:18Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1843porAvaliação Psicológica, 10 (1), 63-701677-0471info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:50Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:53.444420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo
title Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo
spellingShingle Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo
Vieira, Maria João
Teoria da resposta ao item (TRI)
Dependência-independência de campo
Validade
Testes
Item response theory (IRT)
Field dependence-independence
Validity
Tests
title_short Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo
title_full Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo
title_fullStr Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo
title_full_unstemmed Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo
title_sort Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo
author Vieira, Maria João
author_facet Vieira, Maria João
Ribeiro, Rui Bártolo
Almeida, Leandro da Silva
author_role author
author2 Ribeiro, Rui Bártolo
Almeida, Leandro da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria João
Ribeiro, Rui Bártolo
Almeida, Leandro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da resposta ao item (TRI)
Dependência-independência de campo
Validade
Testes
Item response theory (IRT)
Field dependence-independence
Validity
Tests
topic Teoria da resposta ao item (TRI)
Dependência-independência de campo
Validade
Testes
Item response theory (IRT)
Field dependence-independence
Validity
Tests
description O presente estudo analisa itens de uma prova que avalia o construto dependência-independência de campo – Testes “Padrão” – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Efetuou-se uma análise fatorial por informação completa com o intuito de verificar as pré-condições da TRI, a qual indicou a existência de dois fatores. Posteriormente, analisou-se cada um dos fatores à luz dos modelos unidimensionais da TRI, revelando-se que a divisão dos dois fatores está relacionada com a dificuldade dos itens, e que os itens mais fáceis são aqueles nos quais a figura-alvo não se encontra em nenhuma das figuras padrão. Concluiu-se que o Subteste 2 se revelou o mais indicado para avaliar o construto, e sugere-se que sejam acrescentados itens fáceis, para que o teste seja mais adequado a sujeitos com baixos níveis de aptidão. ----- ABSTRACT ------ This study analyzes the items of the test Patterns which assess the construct of field dependence-independence - Test. Data were analyzed in the light of one, two and three parameters of Item Response Theory (IRT). We used a sample of 1918 candidates for the instruction at the Portuguese Air Force Pilot Academy. We conducted a full information factor analysis in order to verify the preconditions of IRT that indicated the existence of two factors. Then we examined each factor in light of unidimensional IRT models that revealed that the division of the two factors is related to the item difficulty and that the easiest items are those in which the target figure is not in any of the standard figures. It was concluded that the subtest 2 proved to be the most suitable for assessing the construct, and it is suggested the addition of easier items so that the test is more suitable for individuals with low ability levels.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2012-11-24T12:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/1843
url http://hdl.handle.net/10400.12/1843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Avaliação Psicológica, 10 (1), 63-70
1677-0471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130060387516416