A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39608
Resumo: Os eventos culturais têm sido promotores do desenvolvimento local, pois fazem parte integrante das estratégias económicas, políticas, sociais e culturais das regiões. A identidade visual implica uma marca diferenciadora tanto desses eventos como das entidades organizadoras. A noção de conjunto é fundamental e a sua ausência fragiliza a imagem institucional. O 23 Milhas é um projeto de ação cultural do Município de Ílhavo, com uma programação vasta nas diversas áreas artísticas, culturais, educacionais e focado na dinamização do território e comunidade. O presente documento visa comunicar o trabalho desenvolvido, em contexto de estágio curricular, realizado no 23 Milhas, com foco na investigação e apoio do desenho da identidade visual e desenvolvimento de materiais de comunicação dos festivais: Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo (edição 2021); LEME – Circo Contemporâneo (edição 2021); Palheta – Robertos e Marionetas (edição 2022); e Ilustração À Vista – Desenhar um Território (edição 2022). Cada um destes implica uma linguagem diferente, com processos e metodologias pensadas no seu contexto. A prática dos materiais gerais contribuíram para a materialização dos festivais. Simultaneamente, foram ilustradas espécies de plantas para o projeto Planteia. Além disso, irá proceder-se à exposição das estratégias de comunicação do design gráfico relativamente ao setor cultural, enquanto mediador entre conceitos e imagens, e refletir sobre a unidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais.
id RCAP_5c72f9832049da9e57c1fa65aeb5811c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 MilhasIdentidade visualDesign de comunicaçãoCulturaFestival23 MilhasOs eventos culturais têm sido promotores do desenvolvimento local, pois fazem parte integrante das estratégias económicas, políticas, sociais e culturais das regiões. A identidade visual implica uma marca diferenciadora tanto desses eventos como das entidades organizadoras. A noção de conjunto é fundamental e a sua ausência fragiliza a imagem institucional. O 23 Milhas é um projeto de ação cultural do Município de Ílhavo, com uma programação vasta nas diversas áreas artísticas, culturais, educacionais e focado na dinamização do território e comunidade. O presente documento visa comunicar o trabalho desenvolvido, em contexto de estágio curricular, realizado no 23 Milhas, com foco na investigação e apoio do desenho da identidade visual e desenvolvimento de materiais de comunicação dos festivais: Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo (edição 2021); LEME – Circo Contemporâneo (edição 2021); Palheta – Robertos e Marionetas (edição 2022); e Ilustração À Vista – Desenhar um Território (edição 2022). Cada um destes implica uma linguagem diferente, com processos e metodologias pensadas no seu contexto. A prática dos materiais gerais contribuíram para a materialização dos festivais. Simultaneamente, foram ilustradas espécies de plantas para o projeto Planteia. Além disso, irá proceder-se à exposição das estratégias de comunicação do design gráfico relativamente ao setor cultural, enquanto mediador entre conceitos e imagens, e refletir sobre a unidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais.Cultural events have been promoters of local development, as they form an integral part of the economic, political, social and cultural strategies of the regions. The visual identity implies a differentiating mark both for these events and for the organizing entities. The notion of the whole is fundamental, and its absence weakens the institutional image. 23 Milhas is a cultural action project of the Municipality of Ílhavo, with a vast program in the various artistic, cultural, educational areas and focused on dynamizing the territory and community. This document aims to communicate the work developed, in the context of a curricular internship, carried out at 23 Milhas, with a focus on research and support for the design of the visual identity and development of communication materials for the festivals: Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo (2021 edition); LEME – Circo Contemporâneo (2021 edition); Palheta – Robertos e Marionetas (2022 edition); and Ilustração À Vista – Desenhar um Território (2022 edition). Each of these implies a different language, with processes and methodologies designed in their context. The practice of general materials contributed to the materialization of festivals. Simultaneously, plant species were illustrated for the Planteia project. In addition, graphic design communication strategies will be exposed in relation to the cultural sector, as a mediator between concepts and images, and will reflect on the visual unity of a cultural agent versus the thematic diversity of its festivals.2023-10-24T10:55:44Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39608porNeves, Sofia de Oliveira Nogueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:24Zoai:ria.ua.pt:10773/39608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:45.659866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
title A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
spellingShingle A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro
Identidade visual
Design de comunicação
Cultura
Festival
23 Milhas
title_short A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
title_full A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
title_fullStr A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
title_full_unstemmed A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
title_sort A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
author Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro
author_facet Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade visual
Design de comunicação
Cultura
Festival
23 Milhas
topic Identidade visual
Design de comunicação
Cultura
Festival
23 Milhas
description Os eventos culturais têm sido promotores do desenvolvimento local, pois fazem parte integrante das estratégias económicas, políticas, sociais e culturais das regiões. A identidade visual implica uma marca diferenciadora tanto desses eventos como das entidades organizadoras. A noção de conjunto é fundamental e a sua ausência fragiliza a imagem institucional. O 23 Milhas é um projeto de ação cultural do Município de Ílhavo, com uma programação vasta nas diversas áreas artísticas, culturais, educacionais e focado na dinamização do território e comunidade. O presente documento visa comunicar o trabalho desenvolvido, em contexto de estágio curricular, realizado no 23 Milhas, com foco na investigação e apoio do desenho da identidade visual e desenvolvimento de materiais de comunicação dos festivais: Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo (edição 2021); LEME – Circo Contemporâneo (edição 2021); Palheta – Robertos e Marionetas (edição 2022); e Ilustração À Vista – Desenhar um Território (edição 2022). Cada um destes implica uma linguagem diferente, com processos e metodologias pensadas no seu contexto. A prática dos materiais gerais contribuíram para a materialização dos festivais. Simultaneamente, foram ilustradas espécies de plantas para o projeto Planteia. Além disso, irá proceder-se à exposição das estratégias de comunicação do design gráfico relativamente ao setor cultural, enquanto mediador entre conceitos e imagens, e refletir sobre a unidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T00:00:00Z
2022-12-14
2023-10-24T10:55:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39608
url http://hdl.handle.net/10773/39608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137747854688256