A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39608 |
Resumo: | Os eventos culturais têm sido promotores do desenvolvimento local, pois fazem parte integrante das estratégias económicas, políticas, sociais e culturais das regiões. A identidade visual implica uma marca diferenciadora tanto desses eventos como das entidades organizadoras. A noção de conjunto é fundamental e a sua ausência fragiliza a imagem institucional. O 23 Milhas é um projeto de ação cultural do Município de Ílhavo, com uma programação vasta nas diversas áreas artísticas, culturais, educacionais e focado na dinamização do território e comunidade. O presente documento visa comunicar o trabalho desenvolvido, em contexto de estágio curricular, realizado no 23 Milhas, com foco na investigação e apoio do desenho da identidade visual e desenvolvimento de materiais de comunicação dos festivais: Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo (edição 2021); LEME – Circo Contemporâneo (edição 2021); Palheta – Robertos e Marionetas (edição 2022); e Ilustração À Vista – Desenhar um Território (edição 2022). Cada um destes implica uma linguagem diferente, com processos e metodologias pensadas no seu contexto. A prática dos materiais gerais contribuíram para a materialização dos festivais. Simultaneamente, foram ilustradas espécies de plantas para o projeto Planteia. Além disso, irá proceder-se à exposição das estratégias de comunicação do design gráfico relativamente ao setor cultural, enquanto mediador entre conceitos e imagens, e refletir sobre a unidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais. |
id |
RCAP_5c72f9832049da9e57c1fa65aeb5811c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39608 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 MilhasIdentidade visualDesign de comunicaçãoCulturaFestival23 MilhasOs eventos culturais têm sido promotores do desenvolvimento local, pois fazem parte integrante das estratégias económicas, políticas, sociais e culturais das regiões. A identidade visual implica uma marca diferenciadora tanto desses eventos como das entidades organizadoras. A noção de conjunto é fundamental e a sua ausência fragiliza a imagem institucional. O 23 Milhas é um projeto de ação cultural do Município de Ílhavo, com uma programação vasta nas diversas áreas artísticas, culturais, educacionais e focado na dinamização do território e comunidade. O presente documento visa comunicar o trabalho desenvolvido, em contexto de estágio curricular, realizado no 23 Milhas, com foco na investigação e apoio do desenho da identidade visual e desenvolvimento de materiais de comunicação dos festivais: Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo (edição 2021); LEME – Circo Contemporâneo (edição 2021); Palheta – Robertos e Marionetas (edição 2022); e Ilustração À Vista – Desenhar um Território (edição 2022). Cada um destes implica uma linguagem diferente, com processos e metodologias pensadas no seu contexto. A prática dos materiais gerais contribuíram para a materialização dos festivais. Simultaneamente, foram ilustradas espécies de plantas para o projeto Planteia. Além disso, irá proceder-se à exposição das estratégias de comunicação do design gráfico relativamente ao setor cultural, enquanto mediador entre conceitos e imagens, e refletir sobre a unidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais.Cultural events have been promoters of local development, as they form an integral part of the economic, political, social and cultural strategies of the regions. The visual identity implies a differentiating mark both for these events and for the organizing entities. The notion of the whole is fundamental, and its absence weakens the institutional image. 23 Milhas is a cultural action project of the Municipality of Ílhavo, with a vast program in the various artistic, cultural, educational areas and focused on dynamizing the territory and community. This document aims to communicate the work developed, in the context of a curricular internship, carried out at 23 Milhas, with a focus on research and support for the design of the visual identity and development of communication materials for the festivals: Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo (2021 edition); LEME – Circo Contemporâneo (2021 edition); Palheta – Robertos e Marionetas (2022 edition); and Ilustração À Vista – Desenhar um Território (2022 edition). Each of these implies a different language, with processes and methodologies designed in their context. The practice of general materials contributed to the materialization of festivals. Simultaneously, plant species were illustrated for the Planteia project. In addition, graphic design communication strategies will be exposed in relation to the cultural sector, as a mediator between concepts and images, and will reflect on the visual unity of a cultural agent versus the thematic diversity of its festivals.2023-10-24T10:55:44Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39608porNeves, Sofia de Oliveira Nogueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:24Zoai:ria.ua.pt:10773/39608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:45.659866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas |
title |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas |
spellingShingle |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro Identidade visual Design de comunicação Cultura Festival 23 Milhas |
title_short |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas |
title_full |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas |
title_fullStr |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas |
title_full_unstemmed |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas |
title_sort |
A identidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais: estágio curricular no 23 Milhas |
author |
Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro |
author_facet |
Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Sofia de Oliveira Nogueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade visual Design de comunicação Cultura Festival 23 Milhas |
topic |
Identidade visual Design de comunicação Cultura Festival 23 Milhas |
description |
Os eventos culturais têm sido promotores do desenvolvimento local, pois fazem parte integrante das estratégias económicas, políticas, sociais e culturais das regiões. A identidade visual implica uma marca diferenciadora tanto desses eventos como das entidades organizadoras. A noção de conjunto é fundamental e a sua ausência fragiliza a imagem institucional. O 23 Milhas é um projeto de ação cultural do Município de Ílhavo, com uma programação vasta nas diversas áreas artísticas, culturais, educacionais e focado na dinamização do território e comunidade. O presente documento visa comunicar o trabalho desenvolvido, em contexto de estágio curricular, realizado no 23 Milhas, com foco na investigação e apoio do desenho da identidade visual e desenvolvimento de materiais de comunicação dos festivais: Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo (edição 2021); LEME – Circo Contemporâneo (edição 2021); Palheta – Robertos e Marionetas (edição 2022); e Ilustração À Vista – Desenhar um Território (edição 2022). Cada um destes implica uma linguagem diferente, com processos e metodologias pensadas no seu contexto. A prática dos materiais gerais contribuíram para a materialização dos festivais. Simultaneamente, foram ilustradas espécies de plantas para o projeto Planteia. Além disso, irá proceder-se à exposição das estratégias de comunicação do design gráfico relativamente ao setor cultural, enquanto mediador entre conceitos e imagens, e refletir sobre a unidade visual de um agente cultural versus a diversidade temática dos seus festivais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14T00:00:00Z 2022-12-14 2023-10-24T10:55:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39608 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137747854688256 |