O Pré-realismo de Manoel de Oliveira (projetos não realizados)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.903 |
Resumo: | Quarenta e oito anos de ditadura e de censura constituíram uma terrível amputação na cultura portuguesa. Numerosos projetos cinematográficos proibidos ou abortados constam dos arquivos públicos existentes e, em particular, do espólio, agora acessível, de Manoel de Oliveira. A descoberta desses projetos vem desvendar o que poderia ter sido a história do cinema português se alguns destes filmes se tivessem concretizado. Este artigo procura desvelar o conteúdo até hoje desconhecido de diversos filmes de Oliveira que não foram realizados e, assim, “desafiar” algumas das concepções existentes acerca deste autor. Analisando alguns argumentos escritos, procurarei levantar pistas sobre esse cinema que não existiu, constituído de filmes imaginados que nunca viram a luz, mas que fizeram parte da vida e da obra deste criador e existiram num contexto real. Estes documentos, até hoje inéditos, vêm revelar uma faceta desconhecida e marcadamente realista na primeira fase criativa de Oliveira. Discutirei assim as influências e as interações entre diferentes conceitos de realismo e a obra de Oliveira, o que vem reforçar a observação de Georges Sadoul sobre o carácter original e precursor da obra oliveiriana, que antecedeu a emergência dos realismos do pós-guerra. |
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O Pré-realismo de Manoel de Oliveira (projetos não realizados)The Pre-Realism of Manoel de Oliveira (Unrealized Projects)Portuguese cinemarealismManoel de Oliveiracensorshipinvisible cinemaCinema portuguêsrealismoManoel de Oliveiracensuracinema invisívelQuarenta e oito anos de ditadura e de censura constituíram uma terrível amputação na cultura portuguesa. Numerosos projetos cinematográficos proibidos ou abortados constam dos arquivos públicos existentes e, em particular, do espólio, agora acessível, de Manoel de Oliveira. A descoberta desses projetos vem desvendar o que poderia ter sido a história do cinema português se alguns destes filmes se tivessem concretizado. Este artigo procura desvelar o conteúdo até hoje desconhecido de diversos filmes de Oliveira que não foram realizados e, assim, “desafiar” algumas das concepções existentes acerca deste autor. Analisando alguns argumentos escritos, procurarei levantar pistas sobre esse cinema que não existiu, constituído de filmes imaginados que nunca viram a luz, mas que fizeram parte da vida e da obra deste criador e existiram num contexto real. Estes documentos, até hoje inéditos, vêm revelar uma faceta desconhecida e marcadamente realista na primeira fase criativa de Oliveira. Discutirei assim as influências e as interações entre diferentes conceitos de realismo e a obra de Oliveira, o que vem reforçar a observação de Georges Sadoul sobre o carácter original e precursor da obra oliveiriana, que antecedeu a emergência dos realismos do pós-guerra.Forty-eight years of dictatorship and censorship caused a terrible amputation in Portuguese culture. Numerous forbidden or aborted film projects have been kept in public archives and are now accessible. This is the case of the archives of world-renowned Portuguese film director Manoel de Oliveira. The discovery of several unrealized projects may help us understand what would have been the history of Portuguese cinema, had some of these films been produced. Through an analysis of some of his scripts, I will uncover traces of a cinema that was never made but was part of the life and work of this creator. Unknown to us until today, these documents reveal a markedly realistic facet during the first creative phase of Oliveira. I will discuss the influence of different concepts of realism on Oliveira’s work and the interactions between the two, which leads to reinforce Georges Sadoul’s observation on the original and precursory character of Oliveira’s work, insofar as it preceded the emergence of post-war neo-realism.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.903https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.903Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 1 (2023): Immersion and Expanded Spectatorships; 27-53Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 1 (2023): Imersão e Experiências de Recepção Expandidas ; 27-532183-175010.14591/aniki.v10n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/903http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/903/514Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAreal, Leonor2024-01-26T02:03:32Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:24.891367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Quarenta e oito anos de ditadura e de censura constituíram uma terrível amputação na cultura portuguesa. Numerosos projetos cinematográficos proibidos ou abortados constam dos arquivos públicos existentes e, em particular, do espólio, agora acessível, de Manoel de Oliveira. A descoberta desses projetos vem desvendar o que poderia ter sido a história do cinema português se alguns destes filmes se tivessem concretizado. Este artigo procura desvelar o conteúdo até hoje desconhecido de diversos filmes de Oliveira que não foram realizados e, assim, “desafiar” algumas das concepções existentes acerca deste autor. Analisando alguns argumentos escritos, procurarei levantar pistas sobre esse cinema que não existiu, constituído de filmes imaginados que nunca viram a luz, mas que fizeram parte da vida e da obra deste criador e existiram num contexto real. Estes documentos, até hoje inéditos, vêm revelar uma faceta desconhecida e marcadamente realista na primeira fase criativa de Oliveira. Discutirei assim as influências e as interações entre diferentes conceitos de realismo e a obra de Oliveira, o que vem reforçar a observação de Georges Sadoul sobre o carácter original e precursor da obra oliveiriana, que antecedeu a emergência dos realismos do pós-guerra. |
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