A criança: o epicentro de todo o processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alexandra Filipa Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13106
Resumo: O presente relatório apresenta o culminar do trabalho realizado nos estágios em contexto de Pré-escolar e de 1.º CEB, no âmbito da Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação. A nível do enquadramento teórico, empenhei-me em aprofundar conhecimentos relativos à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo em consideração o papel ativo que podem assumir neste processo, bem como a importância de lhes proporcionar diversificadas experiências. Para a elaboração deste trabalho, foi indispensável uma boa observação, seguindo a ideia de Estrela que afirma que “a observação deverá ser a primeira e necessária etapa de uma intervenção pedagógica fundamentada exigida pela prática quotidiana” (1994, p. 29). Esta abordagem revelou-se bastante pertinente, uma vez que me permitiu caracterizar os contextos onde decorreram as práticas pedagógicas e avaliar as que foram experienciadas. Consta também deste Relatório uma breve descrição crítico-reflexiva das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo do percurso, bem como um estudo acerca “das vozes” das crianças em contexto de Pré-escolar e de 1º CEB, para entender a perceção da criança, valorizando-a enquanto ser competente e ativo, em relação ao que experiencia nestes contextos.
id RCAP_5c839c3d5fe43fb8ab798f8ec4e10a28
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criança: o epicentro de todo o processoPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloO presente relatório apresenta o culminar do trabalho realizado nos estágios em contexto de Pré-escolar e de 1.º CEB, no âmbito da Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação. A nível do enquadramento teórico, empenhei-me em aprofundar conhecimentos relativos à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo em consideração o papel ativo que podem assumir neste processo, bem como a importância de lhes proporcionar diversificadas experiências. Para a elaboração deste trabalho, foi indispensável uma boa observação, seguindo a ideia de Estrela que afirma que “a observação deverá ser a primeira e necessária etapa de uma intervenção pedagógica fundamentada exigida pela prática quotidiana” (1994, p. 29). Esta abordagem revelou-se bastante pertinente, uma vez que me permitiu caracterizar os contextos onde decorreram as práticas pedagógicas e avaliar as que foram experienciadas. Consta também deste Relatório uma breve descrição crítico-reflexiva das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo do percurso, bem como um estudo acerca “das vozes” das crianças em contexto de Pré-escolar e de 1º CEB, para entender a perceção da criança, valorizando-a enquanto ser competente e ativo, em relação ao que experiencia nestes contextos.Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumPereira, Alexandra Filipa Martins2016-04-12T09:36:47Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13106201332973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:58.639616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criança: o epicentro de todo o processo
title A criança: o epicentro de todo o processo
spellingShingle A criança: o epicentro de todo o processo
Pereira, Alexandra Filipa Martins
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short A criança: o epicentro de todo o processo
title_full A criança: o epicentro de todo o processo
title_fullStr A criança: o epicentro de todo o processo
title_full_unstemmed A criança: o epicentro de todo o processo
title_sort A criança: o epicentro de todo o processo
author Pereira, Alexandra Filipa Martins
author_facet Pereira, Alexandra Filipa Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alexandra Filipa Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório apresenta o culminar do trabalho realizado nos estágios em contexto de Pré-escolar e de 1.º CEB, no âmbito da Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação. A nível do enquadramento teórico, empenhei-me em aprofundar conhecimentos relativos à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo em consideração o papel ativo que podem assumir neste processo, bem como a importância de lhes proporcionar diversificadas experiências. Para a elaboração deste trabalho, foi indispensável uma boa observação, seguindo a ideia de Estrela que afirma que “a observação deverá ser a primeira e necessária etapa de uma intervenção pedagógica fundamentada exigida pela prática quotidiana” (1994, p. 29). Esta abordagem revelou-se bastante pertinente, uma vez que me permitiu caracterizar os contextos onde decorreram as práticas pedagógicas e avaliar as que foram experienciadas. Consta também deste Relatório uma breve descrição crítico-reflexiva das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo do percurso, bem como um estudo acerca “das vozes” das crianças em contexto de Pré-escolar e de 1º CEB, para entender a perceção da criança, valorizando-a enquanto ser competente e ativo, em relação ao que experiencia nestes contextos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-12T09:36:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13106
201332973
url http://hdl.handle.net/10400.26/13106
identifier_str_mv 201332973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015056527360