A criança: o epicentro de todo o processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13106 |
Resumo: | O presente relatório apresenta o culminar do trabalho realizado nos estágios em contexto de Pré-escolar e de 1.º CEB, no âmbito da Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação. A nível do enquadramento teórico, empenhei-me em aprofundar conhecimentos relativos à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo em consideração o papel ativo que podem assumir neste processo, bem como a importância de lhes proporcionar diversificadas experiências. Para a elaboração deste trabalho, foi indispensável uma boa observação, seguindo a ideia de Estrela que afirma que “a observação deverá ser a primeira e necessária etapa de uma intervenção pedagógica fundamentada exigida pela prática quotidiana” (1994, p. 29). Esta abordagem revelou-se bastante pertinente, uma vez que me permitiu caracterizar os contextos onde decorreram as práticas pedagógicas e avaliar as que foram experienciadas. Consta também deste Relatório uma breve descrição crítico-reflexiva das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo do percurso, bem como um estudo acerca “das vozes” das crianças em contexto de Pré-escolar e de 1º CEB, para entender a perceção da criança, valorizando-a enquanto ser competente e ativo, em relação ao que experiencia nestes contextos. |
id |
RCAP_5c839c3d5fe43fb8ab798f8ec4e10a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13106 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criança: o epicentro de todo o processoPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloO presente relatório apresenta o culminar do trabalho realizado nos estágios em contexto de Pré-escolar e de 1.º CEB, no âmbito da Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação. A nível do enquadramento teórico, empenhei-me em aprofundar conhecimentos relativos à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo em consideração o papel ativo que podem assumir neste processo, bem como a importância de lhes proporcionar diversificadas experiências. Para a elaboração deste trabalho, foi indispensável uma boa observação, seguindo a ideia de Estrela que afirma que “a observação deverá ser a primeira e necessária etapa de uma intervenção pedagógica fundamentada exigida pela prática quotidiana” (1994, p. 29). Esta abordagem revelou-se bastante pertinente, uma vez que me permitiu caracterizar os contextos onde decorreram as práticas pedagógicas e avaliar as que foram experienciadas. Consta também deste Relatório uma breve descrição crítico-reflexiva das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo do percurso, bem como um estudo acerca “das vozes” das crianças em contexto de Pré-escolar e de 1º CEB, para entender a perceção da criança, valorizando-a enquanto ser competente e ativo, em relação ao que experiencia nestes contextos.Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumPereira, Alexandra Filipa Martins2016-04-12T09:36:47Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13106201332973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:58.639616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança: o epicentro de todo o processo |
title |
A criança: o epicentro de todo o processo |
spellingShingle |
A criança: o epicentro de todo o processo Pereira, Alexandra Filipa Martins Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
A criança: o epicentro de todo o processo |
title_full |
A criança: o epicentro de todo o processo |
title_fullStr |
A criança: o epicentro de todo o processo |
title_full_unstemmed |
A criança: o epicentro de todo o processo |
title_sort |
A criança: o epicentro de todo o processo |
author |
Pereira, Alexandra Filipa Martins |
author_facet |
Pereira, Alexandra Filipa Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Alexandra Filipa Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório apresenta o culminar do trabalho realizado nos estágios em contexto de Pré-escolar e de 1.º CEB, no âmbito da Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação. A nível do enquadramento teórico, empenhei-me em aprofundar conhecimentos relativos à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo em consideração o papel ativo que podem assumir neste processo, bem como a importância de lhes proporcionar diversificadas experiências. Para a elaboração deste trabalho, foi indispensável uma boa observação, seguindo a ideia de Estrela que afirma que “a observação deverá ser a primeira e necessária etapa de uma intervenção pedagógica fundamentada exigida pela prática quotidiana” (1994, p. 29). Esta abordagem revelou-se bastante pertinente, uma vez que me permitiu caracterizar os contextos onde decorreram as práticas pedagógicas e avaliar as que foram experienciadas. Consta também deste Relatório uma breve descrição crítico-reflexiva das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo do percurso, bem como um estudo acerca “das vozes” das crianças em contexto de Pré-escolar e de 1º CEB, para entender a perceção da criança, valorizando-a enquanto ser competente e ativo, em relação ao que experiencia nestes contextos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-12T09:36:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13106 201332973 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13106 |
identifier_str_mv |
201332973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015056527360 |