Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez, R
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Amaral, AF, Ferreira, J, Barroso, T
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.10/1475
Resumo: As evidências científicas sugerem que o bullying é um fenómeno cada vez mais frequente no contexto escolar, ao qual está inerente um vasto número de consequências para a saúde, pelo que, a sua prevenção deve constituir uma área prioritária. Com o objetivo de identificar os fatores implicados no fenómeno do bullying em contexto escolar, efetuou-se uma revisão da literatura de forma sistematizada na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com as seguintes palavras-chave: “bullying/ bullying school context”, considerando os seguintes critérios de inclusão: participantes (estudantes do 2º e 3º ciclo); variáveis em estudo (fatores implicados no fenómeno do bullying), sem restrições relativas ao desenho dos estudos. Foram identificados 351 artigos, dos quais não foi possível aceder a 132. Considerando os critérios de inclusão, foram eliminados 203 artigos, os restantes 16 foram analisados. Da análise dos resultados dos estudos que integram esta revisão da literatura, emergem quatro tipologias de fatores, os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, os fatores relacionados com as variáveis pessoais, os relativos à dimensão familiar e ainda os relacionados com as variáveis escolares. Em função destas tipologias, identificaram-se diversos fatores protetores e fatores de risco implicados no fenómeno de bullying.
id RCAP_5c846155983aa7546320c34811fc69d5
oai_identifier_str oai:repositorio.hff.min-saude.pt:10400.10/1475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literaturaFactors related to the bullying phenomenon in school context: integrative literature reviewBullyingAdolescenteAs evidências científicas sugerem que o bullying é um fenómeno cada vez mais frequente no contexto escolar, ao qual está inerente um vasto número de consequências para a saúde, pelo que, a sua prevenção deve constituir uma área prioritária. Com o objetivo de identificar os fatores implicados no fenómeno do bullying em contexto escolar, efetuou-se uma revisão da literatura de forma sistematizada na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com as seguintes palavras-chave: “bullying/ bullying school context”, considerando os seguintes critérios de inclusão: participantes (estudantes do 2º e 3º ciclo); variáveis em estudo (fatores implicados no fenómeno do bullying), sem restrições relativas ao desenho dos estudos. Foram identificados 351 artigos, dos quais não foi possível aceder a 132. Considerando os critérios de inclusão, foram eliminados 203 artigos, os restantes 16 foram analisados. Da análise dos resultados dos estudos que integram esta revisão da literatura, emergem quatro tipologias de fatores, os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, os fatores relacionados com as variáveis pessoais, os relativos à dimensão familiar e ainda os relacionados com as variáveis escolares. Em função destas tipologias, identificaram-se diversos fatores protetores e fatores de risco implicados no fenómeno de bullying.Escola Superior de Enfermagem de CoimbraRepositório do Hospital Prof. Doutor Fernando FonsecaLopez, RAmaral, AFFerreira, JBarroso, T2015-08-11T15:26:16Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.10/1475porRev Enf Referencia. 2011 Dez Série 3(5)153-1622182-2883info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:52:14Zoai:repositorio.hff.min-saude.pt:10400.10/1475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:52:32.136377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
Factors related to the bullying phenomenon in school context: integrative literature review
title Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
spellingShingle Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
Lopez, R
Bullying
Adolescente
title_short Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title_full Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title_fullStr Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title_full_unstemmed Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title_sort Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
author Lopez, R
author_facet Lopez, R
Amaral, AF
Ferreira, J
Barroso, T
author_role author
author2 Amaral, AF
Ferreira, J
Barroso, T
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez, R
Amaral, AF
Ferreira, J
Barroso, T
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Adolescente
topic Bullying
Adolescente
description As evidências científicas sugerem que o bullying é um fenómeno cada vez mais frequente no contexto escolar, ao qual está inerente um vasto número de consequências para a saúde, pelo que, a sua prevenção deve constituir uma área prioritária. Com o objetivo de identificar os fatores implicados no fenómeno do bullying em contexto escolar, efetuou-se uma revisão da literatura de forma sistematizada na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com as seguintes palavras-chave: “bullying/ bullying school context”, considerando os seguintes critérios de inclusão: participantes (estudantes do 2º e 3º ciclo); variáveis em estudo (fatores implicados no fenómeno do bullying), sem restrições relativas ao desenho dos estudos. Foram identificados 351 artigos, dos quais não foi possível aceder a 132. Considerando os critérios de inclusão, foram eliminados 203 artigos, os restantes 16 foram analisados. Da análise dos resultados dos estudos que integram esta revisão da literatura, emergem quatro tipologias de fatores, os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, os fatores relacionados com as variáveis pessoais, os relativos à dimensão familiar e ainda os relacionados com as variáveis escolares. Em função destas tipologias, identificaram-se diversos fatores protetores e fatores de risco implicados no fenómeno de bullying.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2015-08-11T15:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.10/1475
url http://hdl.handle.net/10400.10/1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rev Enf Referencia. 2011 Dez Série 3(5)153-162
2182-2883
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550187042701312