A biblioteca académica 2.0 em Portugal do ponto de vista do utilizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachopas, António Manuel Chambel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15053
Resumo: A Web 2.0 é apenas uma das faces da progressiva e constante mudança das Tecnologias da Informação e Comunicação. Decorrente deste novo paradigma, as organizações, e particularmente as Bibliotecas Académicas têm de acompanhar uma evolução, que não é apenas tecnológica, sendo-o também social. Daqui resultam as alterações no modo em como estas bibliotecas interagem com a sua comunidade de utilizadores, assim como numa maior exigência aos seus profissionais. O principal desígnio do trabalho é apurar qual o nível de implantação da Web 2.0 nas Bibliotecas Académicas em Portugal, não no que diz respeito à oferta, mas do ponto de vista do utilizador. Para tentar atingir este propósito, foi realizada uma exaustiva revisão de literatura, de modo a que se percebessem os conceitos e conhecessem as ferramentas e aplicações Web 2.0, e como estão a ser integradas nalgumas Bibliotecas Académicas, mediante exemplos de boas práticas e de estudos realizados por alguns do principais autores referência. Foi depois realizado um inquérito por questionário online, entre 7 de Junho e 11 de Julho de 2010, em que foram obtidas 908 respostas, 878 das quais consideradas válidas ao estudo. A análise dos dados obtidos aponta para uma não utilização e para alguma ineficácia da Web 2.0 nas Bibliotecas Académicas em Portugal, pelo que se leva a crer que o conceito Biblioteca Académica 2.0 ainda não está integrado no contexto nacional. De todos os modos assiste-se a uma familiarização transversal a todos os tipos de utilizadores, em que o principal destaque incide num maior conhecimento do Profissional da Informação na Web 2.0, sendo sempre o grupo de respondentes mais esclarecido nas respostas. Ficou também clara a necessidade de maior formação nestes recursos por parte deste profissional, assim como ficou patente o descontentamento evidenciado nalguns comentários recebidos, no sentido de que a biblioteca que utilizam não aplica ou potencia as ferramentas que têm ou podem ter ao seu dispor; ABSTRACT:Web 2.0 is just one side of the progressive and ever-changing Information Technology and Communication. Due to this new paradigm, organizations, and particularly academic libraries have to follow an evolution that is not only technologic, it is also social. Therefore changes emerge beginning with the way these libraries interact with their user community, as well as a higher demand from its professionals. The main purpose of the work is to determine what level of deployment of Web 2.0 in academic libraries in Portugal, not in respect of the offer, but from the standpoint of the user. To reach this goal an exhausted literature review was made, in order to understand the related concepts and tools from Web 2.0, also to know how it has been integrated in Academic Libraries, showing examples of good practice as well as different studies born from some of the best authors in this field. There was an inquiry by an online survey conducted between June 7th and July 8th of 2010, in which 908 responses were obtained, 878 of which are considered valid to the study. The analysis of the data points to a non-use and to some inefficiency of web 2.0 in academic libraries in Portugal, which suggests that the concept of Academic Library 2.0 is not yet integrated in the national context. Nevertheless, it seems to be a general familiarity across all types of users, where the main emphasis focuses on increased knowledge of the Information Professional Web 2.0, whichever is the more enlightened group in the respondents’ answers. It was also clear the need for more training on these resources by these professionals, as well as demonstrated the discontent evident in some comments received, in the sense that the library is not applying or maximizing the tools that have or may have to his disposal.
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