Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/98376
Resumo: Este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionado de português e de francês no ano letivo de 2018/2019. A parte prática decorreu no Agrupamento de Escolas Queluz-Belas e centrou-se na observação e/ou lecionação de aulas ao terceiro ciclo (sétimo e oitavo anos) e ensino secundário (décimo e décimo primeiro anos), sendo o tema comum às duas disciplinas. A escolha do tema deve-se à valorização da leitura e da leitura expressiva nos diferentes documentos orientadores1. Esta atividade apela à criatividade e ao pensamento crítico, evocando dinamismo no ensino da língua estrangeira e da língua materna. O momento de leitura, na sala de aula, silenciosa ou em voz alta, contribui para uma melhor exploração e compreensão do texto e implica a participação de vários alunos. Não se trata de um processo mecânico (leitura- pergunta-resposta), visto que pressupõe preparação do texto antes da leitura e uma partilha de conhecimentos e de ilações retiradas do que se leu, promovendo diálogo entre o professor e os alunos. Foram realizadas diferentes atividades, como a preparação dos textos, com recurso a diversos modelos de leitura expressiva e avaliação da leitura expressiva realizada pelos pares e pelo professor. Gradualmente, os alunos conseguiam ler com maior expressividade, com uma melhor entoação e, o facto de compreenderem a importância dos sinais de pontuação permitiu aceder com maior facilidade à mensagem do texto, a lerem e a expressarem-se de maneira mais fluida nas duas línguas. A preparação da leitura expressiva nas aulas de francês, língua estrangeira, (doravante, FLE), permitiu que os alunos de nível 1 desenvolvessem o sentimento de autoconfiança e o gosto pela leitura expressiva.
id RCAP_5c91363de225d9bff8108fdaa591a39d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/98376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua EstrangeiraLeitura ExpressivaEnsino da língua portuguesaEnsino de Francês Língua EstrangeiraPESLecture ExpressiveTeaching of PortugueseTeaching of French as a foreign languageTeaching PracticeDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionado de português e de francês no ano letivo de 2018/2019. A parte prática decorreu no Agrupamento de Escolas Queluz-Belas e centrou-se na observação e/ou lecionação de aulas ao terceiro ciclo (sétimo e oitavo anos) e ensino secundário (décimo e décimo primeiro anos), sendo o tema comum às duas disciplinas. A escolha do tema deve-se à valorização da leitura e da leitura expressiva nos diferentes documentos orientadores1. Esta atividade apela à criatividade e ao pensamento crítico, evocando dinamismo no ensino da língua estrangeira e da língua materna. O momento de leitura, na sala de aula, silenciosa ou em voz alta, contribui para uma melhor exploração e compreensão do texto e implica a participação de vários alunos. Não se trata de um processo mecânico (leitura- pergunta-resposta), visto que pressupõe preparação do texto antes da leitura e uma partilha de conhecimentos e de ilações retiradas do que se leu, promovendo diálogo entre o professor e os alunos. Foram realizadas diferentes atividades, como a preparação dos textos, com recurso a diversos modelos de leitura expressiva e avaliação da leitura expressiva realizada pelos pares e pelo professor. Gradualmente, os alunos conseguiam ler com maior expressividade, com uma melhor entoação e, o facto de compreenderem a importância dos sinais de pontuação permitiu aceder com maior facilidade à mensagem do texto, a lerem e a expressarem-se de maneira mais fluida nas duas línguas. A preparação da leitura expressiva nas aulas de francês, língua estrangeira, (doravante, FLE), permitiu que os alunos de nível 1 desenvolvessem o sentimento de autoconfiança e o gosto pela leitura expressiva.This report refers to an MA in Teaching of Portuguese and French done during the school year of 2018/2019. The teaching practice was done at Agrupamento de Escolas Queluz-Belas and it focused on observing the teaching practice of the seventh, eighth, tenth and eleventh grades, being the theme equal to both school subjects. The chosen theme is a result of the evaluation of the reading as well as the expressive reading of the different guiding documents. This activity appeals to creativity and critical thinking, evoking dynamism in both teachings of the foreign language and the mother language. Reading time in the classroom, silent or out loud, contributes to better exploration and understanding of the text and involves the participation of several students. This is not a mechanical process (reading-question-answer), since it requires preparation of the text before reading it and the sharing of knowledge and lessons learned from what was read, thus promoting dialogue between teacher and students.Carreto, CarlosValentim, Helena TopaJorge, NoémiaRUNOliveira, Ana Isabel Duarte da Silva2021-03-13T01:30:40Z2020-03-132020-05-272020-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/98376TID:202481913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:45:04Zoai:run.unl.pt:10362/98376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:58.207965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
title Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
spellingShingle Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva
Leitura Expressiva
Ensino da língua portuguesa
Ensino de Francês Língua Estrangeira
PES
Lecture Expressive
Teaching of Portuguese
Teaching of French as a foreign language
Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
title_full Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
title_fullStr Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
title_sort Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
author Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva
author_facet Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carreto, Carlos
Valentim, Helena Topa
Jorge, Noémia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura Expressiva
Ensino da língua portuguesa
Ensino de Francês Língua Estrangeira
PES
Lecture Expressive
Teaching of Portuguese
Teaching of French as a foreign language
Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Leitura Expressiva
Ensino da língua portuguesa
Ensino de Francês Língua Estrangeira
PES
Lecture Expressive
Teaching of Portuguese
Teaching of French as a foreign language
Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionado de português e de francês no ano letivo de 2018/2019. A parte prática decorreu no Agrupamento de Escolas Queluz-Belas e centrou-se na observação e/ou lecionação de aulas ao terceiro ciclo (sétimo e oitavo anos) e ensino secundário (décimo e décimo primeiro anos), sendo o tema comum às duas disciplinas. A escolha do tema deve-se à valorização da leitura e da leitura expressiva nos diferentes documentos orientadores1. Esta atividade apela à criatividade e ao pensamento crítico, evocando dinamismo no ensino da língua estrangeira e da língua materna. O momento de leitura, na sala de aula, silenciosa ou em voz alta, contribui para uma melhor exploração e compreensão do texto e implica a participação de vários alunos. Não se trata de um processo mecânico (leitura- pergunta-resposta), visto que pressupõe preparação do texto antes da leitura e uma partilha de conhecimentos e de ilações retiradas do que se leu, promovendo diálogo entre o professor e os alunos. Foram realizadas diferentes atividades, como a preparação dos textos, com recurso a diversos modelos de leitura expressiva e avaliação da leitura expressiva realizada pelos pares e pelo professor. Gradualmente, os alunos conseguiam ler com maior expressividade, com uma melhor entoação e, o facto de compreenderem a importância dos sinais de pontuação permitiu aceder com maior facilidade à mensagem do texto, a lerem e a expressarem-se de maneira mais fluida nas duas línguas. A preparação da leitura expressiva nas aulas de francês, língua estrangeira, (doravante, FLE), permitiu que os alunos de nível 1 desenvolvessem o sentimento de autoconfiança e o gosto pela leitura expressiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
2020-05-27
2020-03-13T00:00:00Z
2021-03-13T01:30:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/98376
TID:202481913
url http://hdl.handle.net/10362/98376
identifier_str_mv TID:202481913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138006101131264