Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/98376 |
Resumo: | Este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionado de português e de francês no ano letivo de 2018/2019. A parte prática decorreu no Agrupamento de Escolas Queluz-Belas e centrou-se na observação e/ou lecionação de aulas ao terceiro ciclo (sétimo e oitavo anos) e ensino secundário (décimo e décimo primeiro anos), sendo o tema comum às duas disciplinas. A escolha do tema deve-se à valorização da leitura e da leitura expressiva nos diferentes documentos orientadores1. Esta atividade apela à criatividade e ao pensamento crítico, evocando dinamismo no ensino da língua estrangeira e da língua materna. O momento de leitura, na sala de aula, silenciosa ou em voz alta, contribui para uma melhor exploração e compreensão do texto e implica a participação de vários alunos. Não se trata de um processo mecânico (leitura- pergunta-resposta), visto que pressupõe preparação do texto antes da leitura e uma partilha de conhecimentos e de ilações retiradas do que se leu, promovendo diálogo entre o professor e os alunos. Foram realizadas diferentes atividades, como a preparação dos textos, com recurso a diversos modelos de leitura expressiva e avaliação da leitura expressiva realizada pelos pares e pelo professor. Gradualmente, os alunos conseguiam ler com maior expressividade, com uma melhor entoação e, o facto de compreenderem a importância dos sinais de pontuação permitiu aceder com maior facilidade à mensagem do texto, a lerem e a expressarem-se de maneira mais fluida nas duas línguas. A preparação da leitura expressiva nas aulas de francês, língua estrangeira, (doravante, FLE), permitiu que os alunos de nível 1 desenvolvessem o sentimento de autoconfiança e o gosto pela leitura expressiva. |
id |
RCAP_5c91363de225d9bff8108fdaa591a39d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/98376 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua EstrangeiraLeitura ExpressivaEnsino da língua portuguesaEnsino de Francês Língua EstrangeiraPESLecture ExpressiveTeaching of PortugueseTeaching of French as a foreign languageTeaching PracticeDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionado de português e de francês no ano letivo de 2018/2019. A parte prática decorreu no Agrupamento de Escolas Queluz-Belas e centrou-se na observação e/ou lecionação de aulas ao terceiro ciclo (sétimo e oitavo anos) e ensino secundário (décimo e décimo primeiro anos), sendo o tema comum às duas disciplinas. A escolha do tema deve-se à valorização da leitura e da leitura expressiva nos diferentes documentos orientadores1. Esta atividade apela à criatividade e ao pensamento crítico, evocando dinamismo no ensino da língua estrangeira e da língua materna. O momento de leitura, na sala de aula, silenciosa ou em voz alta, contribui para uma melhor exploração e compreensão do texto e implica a participação de vários alunos. Não se trata de um processo mecânico (leitura- pergunta-resposta), visto que pressupõe preparação do texto antes da leitura e uma partilha de conhecimentos e de ilações retiradas do que se leu, promovendo diálogo entre o professor e os alunos. Foram realizadas diferentes atividades, como a preparação dos textos, com recurso a diversos modelos de leitura expressiva e avaliação da leitura expressiva realizada pelos pares e pelo professor. Gradualmente, os alunos conseguiam ler com maior expressividade, com uma melhor entoação e, o facto de compreenderem a importância dos sinais de pontuação permitiu aceder com maior facilidade à mensagem do texto, a lerem e a expressarem-se de maneira mais fluida nas duas línguas. A preparação da leitura expressiva nas aulas de francês, língua estrangeira, (doravante, FLE), permitiu que os alunos de nível 1 desenvolvessem o sentimento de autoconfiança e o gosto pela leitura expressiva.This report refers to an MA in Teaching of Portuguese and French done during the school year of 2018/2019. The teaching practice was done at Agrupamento de Escolas Queluz-Belas and it focused on observing the teaching practice of the seventh, eighth, tenth and eleventh grades, being the theme equal to both school subjects. The chosen theme is a result of the evaluation of the reading as well as the expressive reading of the different guiding documents. This activity appeals to creativity and critical thinking, evoking dynamism in both teachings of the foreign language and the mother language. Reading time in the classroom, silent or out loud, contributes to better exploration and understanding of the text and involves the participation of several students. This is not a mechanical process (reading-question-answer), since it requires preparation of the text before reading it and the sharing of knowledge and lessons learned from what was read, thus promoting dialogue between teacher and students.Carreto, CarlosValentim, Helena TopaJorge, NoémiaRUNOliveira, Ana Isabel Duarte da Silva2021-03-13T01:30:40Z2020-03-132020-05-272020-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/98376TID:202481913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:45:04Zoai:run.unl.pt:10362/98376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:58.207965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira |
title |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira |
spellingShingle |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva Leitura Expressiva Ensino da língua portuguesa Ensino de Francês Língua Estrangeira PES Lecture Expressive Teaching of Portuguese Teaching of French as a foreign language Teaching Practice Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira |
title_full |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira |
title_fullStr |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira |
title_full_unstemmed |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira |
title_sort |
Leitura Expressiva e Compreensão nas aulas de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira |
author |
Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva |
author_facet |
Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carreto, Carlos Valentim, Helena Topa Jorge, Noémia RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Isabel Duarte da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Expressiva Ensino da língua portuguesa Ensino de Francês Língua Estrangeira PES Lecture Expressive Teaching of Portuguese Teaching of French as a foreign language Teaching Practice Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Leitura Expressiva Ensino da língua portuguesa Ensino de Francês Língua Estrangeira PES Lecture Expressive Teaching of Portuguese Teaching of French as a foreign language Teaching Practice Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionado de português e de francês no ano letivo de 2018/2019. A parte prática decorreu no Agrupamento de Escolas Queluz-Belas e centrou-se na observação e/ou lecionação de aulas ao terceiro ciclo (sétimo e oitavo anos) e ensino secundário (décimo e décimo primeiro anos), sendo o tema comum às duas disciplinas. A escolha do tema deve-se à valorização da leitura e da leitura expressiva nos diferentes documentos orientadores1. Esta atividade apela à criatividade e ao pensamento crítico, evocando dinamismo no ensino da língua estrangeira e da língua materna. O momento de leitura, na sala de aula, silenciosa ou em voz alta, contribui para uma melhor exploração e compreensão do texto e implica a participação de vários alunos. Não se trata de um processo mecânico (leitura- pergunta-resposta), visto que pressupõe preparação do texto antes da leitura e uma partilha de conhecimentos e de ilações retiradas do que se leu, promovendo diálogo entre o professor e os alunos. Foram realizadas diferentes atividades, como a preparação dos textos, com recurso a diversos modelos de leitura expressiva e avaliação da leitura expressiva realizada pelos pares e pelo professor. Gradualmente, os alunos conseguiam ler com maior expressividade, com uma melhor entoação e, o facto de compreenderem a importância dos sinais de pontuação permitiu aceder com maior facilidade à mensagem do texto, a lerem e a expressarem-se de maneira mais fluida nas duas línguas. A preparação da leitura expressiva nas aulas de francês, língua estrangeira, (doravante, FLE), permitiu que os alunos de nível 1 desenvolvessem o sentimento de autoconfiança e o gosto pela leitura expressiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13 2020-05-27 2020-03-13T00:00:00Z 2021-03-13T01:30:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/98376 TID:202481913 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/98376 |
identifier_str_mv |
TID:202481913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138006101131264 |