O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria João Baía Cabral Antunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21511
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
id RCAP_5c966347d93a0749ff664f7c29a00acf
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sectorEmpreendorismo socialTerceiro sectorGestão estratégicaComunicação integradaDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.O empreendorismo social afirma-se, no século XXI, como uma resposta aos problemas sociais, em especial para as instituições do terceiro sector. A escassez de recursos e a evolução do modelo de Estado Social em Portugal impõem a necessidade de novas soluções e mudanças nestas instituições, frequentemente desprovidas de uma visão estratégica na sua gestão. A comunicação integrada poderá ser uma das respostas para este sector oferecendo vantagens e contribuindo para a sua profissionalização. O objectivo desta dissertação é encontrar soluções para os problemas comunicacionais das instituições do terceiro sector. Recorreu-se ao estudo de caso de uma instituição de Coimbra – a APPACDM. Foram feitas entrevistas em profundidade a vários membros da instituição para aferir quais os principais problemas relativamente à comunicação que esta estabelece com os seus públicos (internos e externos). A nível externo existe falta de notoriedade da instituição e de envolvimento da comunidade com a mesma; a nível interno detectou-se uma comunicação ineficaz entre a instituição e as famílias dos utentes. Assim, poderá ser benéfica uma mudança na imagem institucional da instituição, tornando-a mais positiva e dinâmica.FEUC2012-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21511http://hdl.handle.net/10316/21511porCorreia, Maria João Baía Cabral Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:35.425637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector
title O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector
spellingShingle O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector
Correia, Maria João Baía Cabral Antunes
Empreendorismo social
Terceiro sector
Gestão estratégica
Comunicação integrada
title_short O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector
title_full O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector
title_fullStr O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector
title_full_unstemmed O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector
title_sort O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do terceiro sector
author Correia, Maria João Baía Cabral Antunes
author_facet Correia, Maria João Baía Cabral Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria João Baía Cabral Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendorismo social
Terceiro sector
Gestão estratégica
Comunicação integrada
topic Empreendorismo social
Terceiro sector
Gestão estratégica
Comunicação integrada
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21511
http://hdl.handle.net/10316/21511
url http://hdl.handle.net/10316/21511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133741998669824