Brincar e aprender ao ar livre na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Policarpo, Bárbara de Matos Agostinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43070
Resumo: O presente relatório retrata o percurso vivido em contexto de Creche e Jardim de Infância no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de um percurso de natureza qualitativa, centrado na metodologia de Investigação- Ação, dando maior importância à observação, reflexão e análise dos dados recolhidos, com intuito a melhorar a qualidade da ação educativo-pedagógica. Sabendo que as crianças apresentam, constantemente, uma enorme vontade de brincar e explorar o mundo que as rodeia, promovemos experiências de aprendizagem na Creche e no Jardim de Infância direcionadas para brincar e aprender ao ar livre, tendo em conta o significativo valor pedagógico dos espaços exteriores. Estes espaços fomentaram novas descobertas, permitindo à criança interagir, escolher e explorar as diversas potencialidades dos objetos/materiais, proporcionando momentos de partilha, cumplicidade e descoberta ao longo de todo o processo. Algumas mudanças foram-se evidenciando nas práticas educativas, o que originou uma nova perspetiva sobre a importância do brincar ao livre. Para além disso, foi fundamental escutar as conceções das educadoras cooperantes relativamente à importância que atribuem ao brincar ao ar livre no dia-a-dia da sua prática pedagógica. Para além das educadoras, escutámos as crianças, principais protagonistas, e ouvimo-las sobre as ideias que cada uma tinha relativamente ao brincar. Revelou-se oportuno desenvolver este projeto com as crianças, pois permitiu-lhes oportunidades, escolhas e ações num ambiente rico, desafiador e cativante, onde são autoras do seu processo de aprendizagem. Cabe aos adultos dar a devida importância a este brincar ao ar livre e estar em constante contacto com a Natureza, utilizando-o como uma estratégia empreendedora e alternativa para um melhor desenvolvimento e aprendizagem das crianças, constituindo-se como uma experiência intrinsecamente estimulante e recompensadora.
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