Educação, artes, cultura: discursos e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2801 |
Resumo: | Falar de cultura é falar da história da humanidade, é falar do manancial de saber edificado que nos ajuda a situar no mundo atual, mas é também falar do conhecimento que hoje construímos nas mais diversas áreas. Num mundo de crescente complexidade, as artes saíram do reduto dos museus e salões e das salas de concerto, e penetraram na cultura quotidiana, influenciando largamente a cosmovisão do cidadão comum, alterando sobremaneira o modo pelo qual este vê o mundo. Embrenhadas nos meandros das artes e da educação, somos particularmente sensíveis a um conjunto de questões/preocupações relativas às relações e ao modo pelo qual o homem comum entende estas matérias. Neste sentido, hoje, falar de educação e de cultura é falar de uma multiplicidade de experiências, onde o individual e o coletivo se entrecruzam, tecendo as linhas da história da humanidade. Estará o homem preparado para fruir criticamente aquilo que se lhe oferece? Que contributos estarão o meio académico e o próprio sistema educativo a dar para a sua formação? Na busca de uma análise profunda destas matérias, no XIV Colóquio CIE-UMa fomentou-se um largo debate acerca das relações estabelecidas entre as artes, a cultura e a educação a partir dos eixos definidos pelas linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. Os textos que aqui vos apresentamos, de uma grande diversidade e riqueza de pontos de vista, da autoria dos conferencistas, os exmos José Carlos Godinho e Sara Bahia, nós mesmas, e de alguns dos nossos colegas participantes com comunicações, assim como a transcrição de uma mensagem de Guilherme d’Oliveira Martins, exibem, em parte, aquilo que foi o exuberante debate ocorrido e deixam em aberto um conjunto de questões que poderão vir a constituir-se como novas fontes de debate. |
id |
RCAP_5cb41d1b6f2b9f3d7492424babb7d694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2801 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação, artes, cultura: discursos e práticasEducaçãoArtesCulturaAtas.Faculdade de Ciências SociaisFalar de cultura é falar da história da humanidade, é falar do manancial de saber edificado que nos ajuda a situar no mundo atual, mas é também falar do conhecimento que hoje construímos nas mais diversas áreas. Num mundo de crescente complexidade, as artes saíram do reduto dos museus e salões e das salas de concerto, e penetraram na cultura quotidiana, influenciando largamente a cosmovisão do cidadão comum, alterando sobremaneira o modo pelo qual este vê o mundo. Embrenhadas nos meandros das artes e da educação, somos particularmente sensíveis a um conjunto de questões/preocupações relativas às relações e ao modo pelo qual o homem comum entende estas matérias. Neste sentido, hoje, falar de educação e de cultura é falar de uma multiplicidade de experiências, onde o individual e o coletivo se entrecruzam, tecendo as linhas da história da humanidade. Estará o homem preparado para fruir criticamente aquilo que se lhe oferece? Que contributos estarão o meio académico e o próprio sistema educativo a dar para a sua formação? Na busca de uma análise profunda destas matérias, no XIV Colóquio CIE-UMa fomentou-se um largo debate acerca das relações estabelecidas entre as artes, a cultura e a educação a partir dos eixos definidos pelas linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. Os textos que aqui vos apresentamos, de uma grande diversidade e riqueza de pontos de vista, da autoria dos conferencistas, os exmos José Carlos Godinho e Sara Bahia, nós mesmas, e de alguns dos nossos colegas participantes com comunicações, assim como a transcrição de uma mensagem de Guilherme d’Oliveira Martins, exibem, em parte, aquilo que foi o exuberante debate ocorrido e deixam em aberto um conjunto de questões que poderão vir a constituir-se como novas fontes de debate.Universidade da Madeira, Centro de Investigação em EducaçãoDigitUMaDuarte, Ana CristinaCristovão, Natalina2020-06-16T09:24:20Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2801por978-989-54390-3-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:39Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:37.591611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, artes, cultura: discursos e práticas |
title |
Educação, artes, cultura: discursos e práticas |
spellingShingle |
Educação, artes, cultura: discursos e práticas Duarte, Ana Cristina Educação Artes Cultura Atas . Faculdade de Ciências Sociais |
title_short |
Educação, artes, cultura: discursos e práticas |
title_full |
Educação, artes, cultura: discursos e práticas |
title_fullStr |
Educação, artes, cultura: discursos e práticas |
title_full_unstemmed |
Educação, artes, cultura: discursos e práticas |
title_sort |
Educação, artes, cultura: discursos e práticas |
author |
Duarte, Ana Cristina |
author_facet |
Duarte, Ana Cristina Cristovão, Natalina |
author_role |
author |
author2 |
Cristovão, Natalina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Ana Cristina Cristovão, Natalina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Artes Cultura Atas . Faculdade de Ciências Sociais |
topic |
Educação Artes Cultura Atas . Faculdade de Ciências Sociais |
description |
Falar de cultura é falar da história da humanidade, é falar do manancial de saber edificado que nos ajuda a situar no mundo atual, mas é também falar do conhecimento que hoje construímos nas mais diversas áreas. Num mundo de crescente complexidade, as artes saíram do reduto dos museus e salões e das salas de concerto, e penetraram na cultura quotidiana, influenciando largamente a cosmovisão do cidadão comum, alterando sobremaneira o modo pelo qual este vê o mundo. Embrenhadas nos meandros das artes e da educação, somos particularmente sensíveis a um conjunto de questões/preocupações relativas às relações e ao modo pelo qual o homem comum entende estas matérias. Neste sentido, hoje, falar de educação e de cultura é falar de uma multiplicidade de experiências, onde o individual e o coletivo se entrecruzam, tecendo as linhas da história da humanidade. Estará o homem preparado para fruir criticamente aquilo que se lhe oferece? Que contributos estarão o meio académico e o próprio sistema educativo a dar para a sua formação? Na busca de uma análise profunda destas matérias, no XIV Colóquio CIE-UMa fomentou-se um largo debate acerca das relações estabelecidas entre as artes, a cultura e a educação a partir dos eixos definidos pelas linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. Os textos que aqui vos apresentamos, de uma grande diversidade e riqueza de pontos de vista, da autoria dos conferencistas, os exmos José Carlos Godinho e Sara Bahia, nós mesmas, e de alguns dos nossos colegas participantes com comunicações, assim como a transcrição de uma mensagem de Guilherme d’Oliveira Martins, exibem, em parte, aquilo que foi o exuberante debate ocorrido e deixam em aberto um conjunto de questões que poderão vir a constituir-se como novas fontes de debate. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-16T09:24:20Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2801 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-54390-3-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129927631503360 |