Didática: que sentido na atualidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31704 |
Resumo: | Neste texto a autora expõe o seu conceito de didática como disciplina que, focalizada no ensino, na aprendizagem e na formação, se desdobra em quatro dimensões que, entre si, se articulam: profissional, curricular, investigativa, política. Traça o caminho evolutivo sofrido pela disciplina na Universidade de Aveiro, Portugal, onde lecionou e refere os grandes desafios colocados à introdução da didática no ensino universitário. Ao caracterizar a dimensão curricular da didática torna evidente o papel fundamental da disciplina na formação de professores num paradigma reflexivo, centrado na ação dos professores nas escolas. Ao relacionar esta dimensão com as restantes, enfatiza a complexidade da área e a importância das relações interdimensionais. Refere também a ligação da didática com outras áreas do saber. |
id |
RCAP_5cb6bc8e13ae3002ab10f09fe36bbfdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Didática: que sentido na atualidade?DidáticaArticulaçãoAtualidadeNeste texto a autora expõe o seu conceito de didática como disciplina que, focalizada no ensino, na aprendizagem e na formação, se desdobra em quatro dimensões que, entre si, se articulam: profissional, curricular, investigativa, política. Traça o caminho evolutivo sofrido pela disciplina na Universidade de Aveiro, Portugal, onde lecionou e refere os grandes desafios colocados à introdução da didática no ensino universitário. Ao caracterizar a dimensão curricular da didática torna evidente o papel fundamental da disciplina na formação de professores num paradigma reflexivo, centrado na ação dos professores nas escolas. Ao relacionar esta dimensão com as restantes, enfatiza a complexidade da área e a importância das relações interdimensionais. Refere também a ligação da didática com outras áreas do saber.In the present text the author explains how she views didactics as a discipline. Its focus lies on teaching, learning, education. It has four dimensions: professional, curricular, research and political. She traces the evolution of the discipline at the University of Aveiro, Portugal, where she was a professor and mentions the great challenges motivated by the introduction of the discipline in the university context. The way she highlights the characteristics of the discipline emphasizes its key role in teacher education and argues for a reflexive, praxis-oriented approach. The relation of curricular didactics with the other three dimensions shows the complexity of the field and the relevance of interdimensionality. She also refers the relation of didactics with other fields.Universidade do Estado do Pará2021-07-28T16:55:47Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31704por2237-0315Alarcão, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:12Zoai:ria.ua.pt:10773/31704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:31.759727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática: que sentido na atualidade? |
title |
Didática: que sentido na atualidade? |
spellingShingle |
Didática: que sentido na atualidade? Alarcão, Isabel Didática Articulação Atualidade |
title_short |
Didática: que sentido na atualidade? |
title_full |
Didática: que sentido na atualidade? |
title_fullStr |
Didática: que sentido na atualidade? |
title_full_unstemmed |
Didática: que sentido na atualidade? |
title_sort |
Didática: que sentido na atualidade? |
author |
Alarcão, Isabel |
author_facet |
Alarcão, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alarcão, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Articulação Atualidade |
topic |
Didática Articulação Atualidade |
description |
Neste texto a autora expõe o seu conceito de didática como disciplina que, focalizada no ensino, na aprendizagem e na formação, se desdobra em quatro dimensões que, entre si, se articulam: profissional, curricular, investigativa, política. Traça o caminho evolutivo sofrido pela disciplina na Universidade de Aveiro, Portugal, onde lecionou e refere os grandes desafios colocados à introdução da didática no ensino universitário. Ao caracterizar a dimensão curricular da didática torna evidente o papel fundamental da disciplina na formação de professores num paradigma reflexivo, centrado na ação dos professores nas escolas. Ao relacionar esta dimensão com as restantes, enfatiza a complexidade da área e a importância das relações interdimensionais. Refere também a ligação da didática com outras áreas do saber. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-07-28T16:55:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31704 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2237-0315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137690785939456 |