Práticas de intervenção: estudo de caso de uma criança em risco com atraso global do desenvolvimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Eloisa Carneiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1356
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
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spelling Práticas de intervenção: estudo de caso de uma criança em risco com atraso global do desenvolvimento.Educação especialIntervenção precoceAtraso global do desenvolvimentoFamíliaSpecial educationEarly interventionIntellectual development disorderFamilyTME (Educação Especial)Dissertação de Mestrado em Educação Especial.Atualmente as políticas e as práticas de Intervenção Precoce regem-se pelo paradigma de intervenção transdisciplinar centrado na família e nos seus contextos naturais. A partir de um estudo de caso de uma criança em risco com AGD, procurou-se compreender se as estratégias implementadas foram eficazes na promoção de competências parentais e da autonomia da família e na criação de oportunidades para o desenvolvimento global da criança. De forma a garantir a fiabilidade das interpretações do investigador e consequentemente que o estudo pudesse contribuir para o aumento das reflexões sobre as políticas e as práticas da Intervenção Precoce, optou-se por utilizar diversas fontes de dados, gerando-se condições para a sua triangulação, resultante de uma simbiose inter-metodológica de cariz quantitativo e qualitativo. Concluiu-se que a inter-cooperação dos profissionais e da família e essencialmente o envolvimento da família no processo é conditio sine qua non para o alcance dos objetivos da Intervenção Precoce.Nowadays, the Early Intervention policies and practices are governed by the interdisciplinary intervention paradigm centered on the family and its natural contexts. Based on a case study of an at risk child with Intellectual Developmental Disorder we tried to understand if the used strategies have been effective in promoting the parenting skills, family autonomy and creation of opportunities to the overall development of the child. In order to ensure the reliability of the researcher’s interpretations and so that the study could contribute to the increase in reflections on policies and practices of Early Intervention, we decided to use different sources of data, generating conditions for its triangulation, a result of an inter-methodological symbiosis of quantitative and qualitative nature. It was concluded that the inter-cooperation of professionals and family, and essentially the family involvement in the process is a conditio sine qua non to achieve the goals of Early InterventionOrientação: Prof. Doutor Nuno Cravo Barata.Universidade Portucalense2015-12-14T16:39:01Z2015-12-142015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1356http://hdl.handle.net/11328/1356TID:201169584porCarvalho, A. E.C. (2015). Práticas de intervenção: estudo de caso de uma criança em risco com atraso global do desenvolvimento. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.Cota: TME 543Carvalho, Ana Eloisa Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:46Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:50.110075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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