Utilização de metodologias orientadas a processos na implementação de sistemas de business intelligence : aplicação na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, João Manuel Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29433
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
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spelling Utilização de metodologias orientadas a processos na implementação de sistemas de business intelligence : aplicação na área da saúde681.3:614.2614.2:681.3Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoAs causas associadas ao insucesso, no desenvolvimento e implementação de sistemas de Business Intellience (BI), estão mais relacionadas com questões organizacionais e processuais e não com questões tecnológicas. As principais dificuldades referidas por vários autores e que estão descritas com maior detalhe ao longo deste documento, são: desalinhamento dos sistemas de BI com a missão da organização, a falta de objetividade e rigor na identificação da informação necessária para a apoio à tomada de decisão e a tendência para um exagero na quantidade e na complexidade da informação a obter, tornando-se assim muitas vezes em informação inútil. Neste projeto de dissertação são exploradas as potencialidades das metodologias orientadas ao processo como, Business Process Management (BPM), Mlearn, e BalancedScoreCard para identificar de forma clara e objetiva a informação necessária para o apoio à tomada de decisão. O processo tem assim um papel fundamental e central neste tipo de abordagem. Partindo da missão da organização e dos seus principais Stakeholders, são identificados os principais processos da organização, definindo-se assim a arquitetura de processos organizacional que é composta pelos macroprocessos, que por sua vez, são depois divididos em subprocessos atá ao processo mais elementar. É selecionado um dos processos, considerado como crítico e estratégico para a organização e são identificados os seus problemas atuais e preocupações futuras. Para responder a cada um dos problemas e preocupações, são definidos objetivos e um ou mais indicadores para medir e acompanhar estes objetivos. Depois de identificados os objetivos e respetivos indicadores é proposta uma arquitetura de BI, utilizando ferramentas e técnicas de BI para recolher, transformar e apresentar a informação para apoio a tomada de decisão. São propostas técnicas e abordagens que permitirão a análise multidimensional dos indicadores e a criação de um DashBoard que permitirá o acompanhamento e o controle do desempenho do processo selecionado.The causes associated with failure in the development and implementation of Business Intelligence (BI) systems are more related to organizational and procedural issues than technology issues. The main difficulties reported by several authors that are described in more detail throughout this document include: misalignment of BI systems with the organization's mission, lack of objectivity and rigor in identifying the information needed to support decision making and the tendency to overload in the amount and complexity of information to obtain, thus considering often useless information. This work explores the potential of the process-oriented methodologies as Business Process Management (BPM), Mlearn and Balanced Scorecard to identify clearly and objectively the information needed to support decision making. Process has therefore a central role in this type of approach. Based on the mission and the stakeholders of the organization, the main processes are identified, thus defining the organizational process architecture which is composed of macroprocesses. Macro-processes are then subsequently divided into sub-process until the most elementary. Typically, the processes considered critical and strategic to the organization are identified as well the associated problems and future concerns. A list of goals is set in conjunction with one or more indicators to measure and monitor these goals. After identifying the goals and the associated indicators a BI architecture is proposed making use of BI tools and techniques to gather, process and present information to support the decision making. Techniques and approaches are proposed in order to assure multidimensional analysis of the indicators through dashboards that will allow for monitoring and controlling the performance of the selected processes.Santos, Manuel FilipeUniversidade do MinhoMiranda, João Manuel Gonçalves20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29433por201122251info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:53.039980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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