Construindo uma sequência de tarefas de multiplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Márcia Sofia Roque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16782
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias e procedimentos dos alunos quando resolvem tarefas de multiplicação e as dificuldades com que alunos se deparam e, ainda, analisar as potencialidades da sequência de tarefas construída. O quadro teórico deste relatório é constituído por cinco secções que apresentam temáticas diversas: a aprendizagem da multiplicação e as orientações curriculares; as caraterísticas das tarefas e a aprendizagem da multiplicação; as sequências de tarefas e a aprendizagem da multiplicação; estratégias e procedimentos de cálculo de resolução de tarefas de multiplicação; dificuldades na aprendizagem da multiplicação. Para a realização do estudo foi tomada como opção metodológica a investigaçãoação. Neste estudo participaram 26 alunos, sendo que metade pertencia ao 2.º ano de escolaridade e a outra metade ao 3.º ano de escolaridade. A fim de recolher os dados necessários foram utilizados os seguintes métodos: observação-participação; entrevista clínica; análise de conteúdo. Como instrumentos utilizaram-se: a captação aúdio, captação audiovisual, notas de campo e produções dos alunos. A proposta de intervenção deste estudo diz respeito à realização de uma sequência de tarefas de multiplicação e exploração da mesma na sala de aula. A sequência era composta por oito tarefas que visavam a aprendizagem da multiplicação. A exploração ocorreu de acordo com as ideias subjacentes ao ensino exploratório da matemática. Os resultados do estudo evidenciam que: (i) os alunos utilizam estratégias e procedimentos de cálculo bastante diversificados para resolver tarefas de multiplicação; (ii) a estratégia mais usada pelos alunos é a aditiva; (iii) os alunos demonstram três principais dificuldades: apresentar uma resposta à questão, explicitar o procedimento e/ou estratégia utilizada e necessidade de registar todos os elementos associados à malha retangular apresentada; (iv) a criação de uma sequência de tarefas permite uma coesão, adequação e articulação de tarefas que ajudará os alunos na evolução do raciocínio matemático e (v) os números e os contextos das tarefas ajudam os alunos a evoluir nas estratégias e nos procedimentos utilizados.
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O quadro teórico deste relatório é constituído por cinco secções que apresentam temáticas diversas: a aprendizagem da multiplicação e as orientações curriculares; as caraterísticas das tarefas e a aprendizagem da multiplicação; as sequências de tarefas e a aprendizagem da multiplicação; estratégias e procedimentos de cálculo de resolução de tarefas de multiplicação; dificuldades na aprendizagem da multiplicação. Para a realização do estudo foi tomada como opção metodológica a investigaçãoação. Neste estudo participaram 26 alunos, sendo que metade pertencia ao 2.º ano de escolaridade e a outra metade ao 3.º ano de escolaridade. A fim de recolher os dados necessários foram utilizados os seguintes métodos: observação-participação; entrevista clínica; análise de conteúdo. Como instrumentos utilizaram-se: a captação aúdio, captação audiovisual, notas de campo e produções dos alunos. A proposta de intervenção deste estudo diz respeito à realização de uma sequência de tarefas de multiplicação e exploração da mesma na sala de aula. A sequência era composta por oito tarefas que visavam a aprendizagem da multiplicação. A exploração ocorreu de acordo com as ideias subjacentes ao ensino exploratório da matemática. Os resultados do estudo evidenciam que: (i) os alunos utilizam estratégias e procedimentos de cálculo bastante diversificados para resolver tarefas de multiplicação; (ii) a estratégia mais usada pelos alunos é a aditiva; (iii) os alunos demonstram três principais dificuldades: apresentar uma resposta à questão, explicitar o procedimento e/ou estratégia utilizada e necessidade de registar todos os elementos associados à malha retangular apresentada; (iv) a criação de uma sequência de tarefas permite uma coesão, adequação e articulação de tarefas que ajudará os alunos na evolução do raciocínio matemático e (v) os números e os contextos das tarefas ajudam os alunos a evoluir nas estratégias e nos procedimentos utilizados.The present study has the objective of understanding the strategies and procedures of the students when they resolve multiplication tasks, the difficulties that they have in resolving them and analyzing the potentialities of the sequence of tasks constructed. The theoretical board of this report is based in five sections that presents diverse themes: the acknowledgement of multiplication and the curricular orientations; The tasks and learning of multiplication; the sequence of tasks and the acknowledgement of multiplication; the strategies and procedures in the resolution of multiplication tasks; difficulties in learning multiplication. For the achievement of this study it was used, has the methodological option, the investigation-action pathway. In this study have participated 26 students, half from the second grade and the other half from the third grade. To obtain the necessary data the following methods were used: observation-participation, clinic interview, content analysis. As instruments were used: the audio capture, the audiovisual capture, field notes and production from the students. The intervention purpose of this study concerns in the implementation of a sequence of multiplication tasks and the exploitation of the same in the classroom. The sequence consisted in eight tasks that aimed at learning the multiplication. The operation took place in accordance with the ideas underlying the exploratory teaching of mathematics. The study results show that: (i) the students use very diverse calculation strategies and procedures to solve multiplication tasks; (ii) the most used strategy by the students is the additive; (iii) students demonstrate three main difficulties: to present an answer to the question, explaining the procedure and / or the strategy used, and the need to register all the elements associated with the rectangular model presented; (iv) the creation of a task sequence enables cohesion, adequacy and coordination of tasks that will help students in the development of mathematical reasoning and (v) the numbers and the contexts of the tasks help students evolve in the strategies and procedures used.Delgado, CatarinaRepositório ComumBatista, Márcia Sofia Roque2016-12-14T16:17:17Z2016-112016-122016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16782TID:201604507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:25.572969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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