Comparação e Otimização de Rastos GPS para Sistemas de Partilha de Carro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2214 |
Resumo: | Cada vez entram mais carros nas cidades, a maioria transporta apenas uma pessoa. Em Portugal o sector dos transportes, que cresceu mais de 100% desde 1990, é o segundo maior emissor de gases com efeito estufa. Uma das soluções para ultrapassar estes problemas é promover uma mobilidade mais sustentável, com particular destaque para a partilha de carro (carpooling), reduzindo o número de veículos que acedem aos centros urbanos. O principal objetivo do trabalho aqui apresentado é contribuir para a disseminação destes sistemas de partilha de carro, tornando-os mais eficientes. Assim, ao desenvolver este projeto pretende-se dar a possibilidade a qualquer utilizador de comparar os seus rastos de GPS com outros, e saber se existe compatibilidade entre os seus percursos e outros que já tenham sido disponibilizados. Para isso foram implementados métodos de comparação de rastos de GPS, de forma a identificar quais os que se assemelham mais com um determinado percurso que um condutor realiza com alguma frequência. Além disso foi desenvolvido um método de otimização do repositório de rastos de GPS e efetuado um estudo sobre a eficácia deste processo de otimização. A aplicação destes métodos em futuros projetos de partilha de carro tornará estes sistemas mais eficientes, esperando contribuir para o crescimento do número de adesões aos sistemas de partilha de veículos. |
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