Normalização de tempos de processos logísticos na Volkswagen Autoeuropa pela aplicação da metodologia MTM (Methods-Time Measurement)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/99430 |
Resumo: | As melhorias ao nível dos processos logísticos permitem a redução do tempo total de abastecimento de materiais às linhas produção e uma melhor coordenação entre a logística e a produção. Toda a organização deve encarar a cadeia de abastecimento como um conjunto de processos e operações inter-relacionadas. Assim, a implementação de operações logísticas mais eficientes e otimizadas são imprescindíveis para a redução dos custos logísticos, a melhoria do desempenho e para o aumento do nível de serviço prestado ao cliente. Prevendo o início da produção do novo modelo da marca Volkswagen, em 2017, o número de peças acolhidas nestes processos irá subir abruptamente, pelo que este projeto surge da necessidade de definir os tempos normalizados para auxiliar o custeio dos processos logísticos de abastecimento à linha de produção da Área da Montagem da Volkswagen Autoeuropa. A determinação do tempo normal por embalagem, em cada processo, teve como alicerce fundamental o método MTM-SOL (Methods-Time Measurement - Standard Operations Logistics). Este permite quantificar os tempos de operação, determinar o melhor método de trabalho com vista à obtenção do menor tempo em cada operação e proporcionar a padronização desse método. A sua aplicação deve ser encarada como um processo de melhoria contínua por se adequar aos conceitos de produção Lean. Ao serem sugeridas propostas de melhorias é possível uma comparação entre o estado atual da operação, em termos de processo e cargas de trabalho, e cenários alternativos de alteração de procedimento ou layouts. O estudo é desenvolvido nos três processos logísticos inerentes ao processo geral de abastecimento de peças à linha de produção, como sejam a receção de embalagens (receiving), o seu armazenamento (put-away) e recolha (picking), aplicados aos três tipos de embalagens standard mais movimentadas em armazém. Sugeriram-se propostas de melhorias nas operações para cada processo logístico que, em conjunto, atingem uma redução no tempo total diário de operação de 512,9 minutos, conduzindo a um aumento da eficiência média de balanceamento dos três processos de 68,1% para 78,9%. |
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Normalização de tempos de processos logísticos na Volkswagen Autoeuropa pela aplicação da metodologia MTM (Methods-Time Measurement)indústria automóvellogística internaMTMoperações logísticasembalagens standardtempo normalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasAs melhorias ao nível dos processos logísticos permitem a redução do tempo total de abastecimento de materiais às linhas produção e uma melhor coordenação entre a logística e a produção. Toda a organização deve encarar a cadeia de abastecimento como um conjunto de processos e operações inter-relacionadas. Assim, a implementação de operações logísticas mais eficientes e otimizadas são imprescindíveis para a redução dos custos logísticos, a melhoria do desempenho e para o aumento do nível de serviço prestado ao cliente. Prevendo o início da produção do novo modelo da marca Volkswagen, em 2017, o número de peças acolhidas nestes processos irá subir abruptamente, pelo que este projeto surge da necessidade de definir os tempos normalizados para auxiliar o custeio dos processos logísticos de abastecimento à linha de produção da Área da Montagem da Volkswagen Autoeuropa. A determinação do tempo normal por embalagem, em cada processo, teve como alicerce fundamental o método MTM-SOL (Methods-Time Measurement - Standard Operations Logistics). Este permite quantificar os tempos de operação, determinar o melhor método de trabalho com vista à obtenção do menor tempo em cada operação e proporcionar a padronização desse método. A sua aplicação deve ser encarada como um processo de melhoria contínua por se adequar aos conceitos de produção Lean. Ao serem sugeridas propostas de melhorias é possível uma comparação entre o estado atual da operação, em termos de processo e cargas de trabalho, e cenários alternativos de alteração de procedimento ou layouts. O estudo é desenvolvido nos três processos logísticos inerentes ao processo geral de abastecimento de peças à linha de produção, como sejam a receção de embalagens (receiving), o seu armazenamento (put-away) e recolha (picking), aplicados aos três tipos de embalagens standard mais movimentadas em armazém. Sugeriram-se propostas de melhorias nas operações para cada processo logístico que, em conjunto, atingem uma redução no tempo total diário de operação de 512,9 minutos, conduzindo a um aumento da eficiência média de balanceamento dos três processos de 68,1% para 78,9%.Cabeças, JoséRUNRocha, Andreia Sofia Ascensão2020-06-16T12:52:14Z2017-05-2920172017-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/99430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:46:22Zoai:run.unl.pt:10362/99430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:10.906130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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