Retrofuturismo e Cultura Steampunk: apropriações no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pegoraro, Éverly
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15115
Resumo: Um verdadeiro fascínio pelo passado tem acompanhado a sociedade contemporânea. Entretanto, percebe-se que essa admiração assume características distintas, principalmente entre algumas culturas urbanas adeptas do retrofuturismo, entendido como a mistura entre elementos do passado (numa caracterização retro) com tecnologia futurística. Trata-se de uma transgressão negociada entre passado, presente e futuro que explora os limites e as tensões entre a racionalidade e a alienação provenientes dos avanços da tecnologia. Este artigo propõe-se a detalhar algumas das características do retrofuturismo encontradas em uma de suas vertentes: a cultura urbana conhecida como steampunk, cuja origem se deu na literatura de ficção científica. A proposta do texto divide-se em duas partes. A primeira analisa alguns aspectos do discurso retrofuturista, utilizando dois filmes como ponto de partida: The Golden Compass (2007) e 9 (2009). A segunda etapa centra-se na concepção retrofuturista do steampunk e sua respectiva ressignificação pelos adeptos que compõem a Loja Paraná do Conselho Steampunk, localizada em Curitiba, capital do Estado do Paraná, no Brasil.
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