O Parque da Pena na rota do turismo científico em Portugal: Um plano de comunicação para o turismo de conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/50792 |
Resumo: | O Parque da Pena é um parque florestal que data do séc. XIX. É um local de excelência para a actividade turística, dotado de características e potencialidades únicas do ponto de vista da partilha de conhecimento científico, sobretudo na área das ciências naturais. Para que estas potencialidades se concretizem e seja possível atrair mais público interessado em conhecimento científico, são aqui definidas as bases para a implementação de um plano de comunicação para o Parque da Pena, que valorize a divulgação científica do seu património natural, numa lógica de oferta turística centrada no turismo de conhecimento. A comunicação de ciência conhece hoje em dia uma multiplicidade de contextos, ferramentas e meios. A actividade turística, numa mudança de paradigma, procura cada vez mais proporcionar experiências personalizadas, ricas em conhecimento e em cultura. É aqui que a comunicação de ciência encontra uma nova ferramenta, ao aliar-se ao turismo de conhecimento. Na revisão de literatura realizada na primeira parte deste trabalho, verificou-se que o turismo de conhecimento ocupa um continuum de tipologias de actividades turísticas. Estas diferenciam-se consoante a existência de processos científicos de maior ou menor complexidade e o grau de intervenção e orientação dada por especialistas na área abordada. O grau de participação do público nos processos científicos também é uma componente importante na diferenciação das actividades. Estas enquadram-se normalmente em: expedições científicas e de aventura, ecovoluntariado científico, turismo de investigação científica, programas de ciência cidadã, turismo cultural baseado no conhecimento científico. Em síntese, o turismo de conhecimento é um nicho de actividade turística que proporciona aos turistas experiências em que é feita a promoção de conhecimento – em particular, divulgação de ciência. Procedeu-se a um estudo do actual público do Parque da Pena, para que fosse possível seleccionar públicos-alvo aos quais a promoção do turismo de conhecimento se direccionasse. Concluiu-se que o público que visita o Parque tem sobretudo o propósito de entretenimento, não se verificando uma especial procura por actividades específicas relacionadas com divulgação de ciência. No entanto, uma abordagem específica a determinados segmentos do público escolar confirmou a necessidade de explorar mais os recursos do Parque do ponto de vista educativo, onde a divulgação do conhecimento científico pode facilitar a aprendizagem de diversos temas de ciência. Os resultados levaram à definição de uma série de recomendações e contributos para uma possível implementação de um plano de comunicação para o turismo de conhecimento. Foram seleccionados 2 segmentos de público-alvo e propostas algumas tipologias de actividades a estes direccionadas. Espera-se, assim, que a implementação de um plano de comunicação para o turismo de conhecimento no Parque da Pena o promova como um espaço único no panorama português, proporcionando experiências que valorizem a divulgação de ciência aos visitantes, enriquecendo o seu campo de conhecimento, proporcionando oportunidades de ampliação do conhecimento científico neste espaço e a promoção de uma oferta turística integrada e sustentável, no campo da promoção de conhecimento. |
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O Parque da Pena na rota do turismo científico em Portugal: Um plano de comunicação para o turismo de conhecimentoParque da PenaDivulgação de ciênciaTurismo de conhecimentoSintraPlano de comunicaçãoTurismo científicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO Parque da Pena é um parque florestal que data do séc. XIX. É um local de excelência para a actividade turística, dotado de características e potencialidades únicas do ponto de vista da partilha de conhecimento científico, sobretudo na área das ciências naturais. Para que estas potencialidades se concretizem e seja possível atrair mais público interessado em conhecimento científico, são aqui definidas as bases para a implementação de um plano de comunicação para o Parque da Pena, que valorize a divulgação científica do seu património natural, numa lógica de oferta turística centrada no turismo de conhecimento. A comunicação de ciência conhece hoje em dia uma multiplicidade de contextos, ferramentas e meios. A actividade turística, numa mudança de paradigma, procura cada vez mais proporcionar experiências personalizadas, ricas em conhecimento e em cultura. É aqui que a comunicação de ciência encontra uma nova ferramenta, ao aliar-se ao turismo de conhecimento. Na revisão de literatura realizada na primeira parte deste trabalho, verificou-se que o turismo de conhecimento ocupa um continuum de tipologias de actividades turísticas. Estas diferenciam-se consoante a existência de processos científicos de maior ou menor complexidade e o grau de intervenção e orientação dada por especialistas na área abordada. O grau de participação do público nos processos científicos também é uma componente importante na diferenciação das actividades. Estas enquadram-se normalmente em: expedições científicas e de aventura, ecovoluntariado científico, turismo de investigação científica, programas de ciência cidadã, turismo cultural baseado no conhecimento científico. Em síntese, o turismo de conhecimento é um nicho de actividade turística que proporciona aos turistas experiências em que é feita a promoção de conhecimento – em particular, divulgação de ciência. Procedeu-se a um estudo do actual público do Parque da Pena, para que fosse possível seleccionar públicos-alvo aos quais a promoção do turismo de conhecimento se direccionasse. Concluiu-se que o público que visita o Parque tem sobretudo o propósito de entretenimento, não se verificando uma especial procura por actividades específicas relacionadas com divulgação de ciência. No entanto, uma abordagem específica a determinados segmentos do público escolar confirmou a necessidade de explorar mais os recursos do Parque do ponto de vista educativo, onde a divulgação do conhecimento científico pode facilitar a aprendizagem de diversos temas de ciência. Os resultados levaram à definição de uma série de recomendações e contributos para uma possível implementação de um plano de comunicação para o turismo de conhecimento. Foram seleccionados 2 segmentos de público-alvo e propostas algumas tipologias de actividades a estes direccionadas. Espera-se, assim, que a implementação de um plano de comunicação para o turismo de conhecimento no Parque da Pena o promova como um espaço único no panorama português, proporcionando experiências que valorizem a divulgação de ciência aos visitantes, enriquecendo o seu campo de conhecimento, proporcionando oportunidades de ampliação do conhecimento científico neste espaço e a promoção de uma oferta turística integrada e sustentável, no campo da promoção de conhecimento.Pena Park is a forest park dating back to the 19th century. It is a place of excellence for the tourist activity, endowed with characteristics and unique potentialities for the sharing of scientific knowledge, particularly in natural sciences. In order to attract more interested public in scientific knowledge, the bases for the implementation of a communication plan for the Pena Park, which value the promotion of its natural heritage and scientific knowledge, are hereby defined, in a bidding logic tourism centered on knowledge. Science communication knows a multiplicity of contexts, tools and means. Tourist activity, nowadays, is increasingly seeking to provide personalized experiences, rich in knowledge and culture. It is in this tourism trend that science communication finds a new tool, by allying itself to knowledge tourism. In the literature review carried out in the first part of this project, it was verified that knowledge tourism occupies a continuum of typologies of tourism activities. These differ according to the existence of more or less complex scientific processes and the degree of intervention and guidance given by specialists in the scientific area approached. The degree of the public participation in the scientific processes is also an important component in the differentiation of activities. These are usually included in: scientific and adventure expeditions, scientific eco-volunteering, scientific research tourism, citizen science programs, cultural tourism based on scientific knowledge. In short, knowledge tourism is a niche of tourism activity that provides tourists with experiences in which knowledge is promoted - in particular, science knowledge. A study was carried out of the current public of the Pena Park, so that it was possible to select target audiences to which the promotion of knowledge tourism should be directed. It was concluded that the tourists that visits the Park are mainly seeking for entertainment, and there is no special demand for specific activities related to the dissemination of science. However, a specific approach to certain segments of the school audience has confirmed the need to further explore the Park's resources from the educational point of view, where the dissemination of scientific knowledge can facilitate the learning of various science subjects. The results led to the definition of a series of recommendations and contributions for a possible implementation of a communication plan for knowledge tourism. Two segments of the target audience were selected and some types of activities addressed to them were proposed. It is hoped, therefore, that the implementation of a communication plan for knowledge tourism in Pena Park will promote it as a unique space in the Portuguese perspective, providing experiences that value the dissemination of science to visitors, enriching its field of knowledge, providing opportunities for the expansion of scientific knowledge about the park and promoting an integrated and sustainable tourism offer in the field of knowledge promotion.Alves, Carlos CatalãoRUNBastardo, Ana Raquel Rebelo Mendes2018-11-05T11:41:25Z2018-07-172018-05-182018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/50792TID:201959682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:25:31Zoai:run.unl.pt:10362/50792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:20.503573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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