Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Hélder da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9502
Resumo: Existem vários métodos de produção de peças metálicas, no entanto na produção de peças para moldes de injeção de plásticos, a maquinação ainda é maioritariametne feita por controlo numérico computorizado (CNC). Com os desenvolvimentos feitos nos métodos de fabrico aditivo metálico por fusão em camada de pó (PBF), a sua entrada no mercado tem vindo a ser gradual, e o setor dos moldes não é excepção, mais concretamente para a produção de insertos moldantes. A sustentabilidade é cada vez mais um fator importante no desenvolvimento tecnológico, e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015 veêm evidenciar essa precocupação. O objetivo deste trabalho é analisar qual o método produtivo com menor impacto ambiental, através de uma análise de impacto de ciclo de vida (AICV). E com esta análise pretende-se mostrar para a comunidade científica e o sector industrial, se o fabrico aditivo è realmente ou não mais sustentável. Apesar de importantes, não serão considerados fatores económicos. Apesar de os resultados identificarem o método mais sustentável entre os casos de estudo, a diferença é pouco significativa. No entanto, existem vários fatores que foram identificados que determinam a sustentabilidade de um processo em relação ao outro.
id RCAP_5d667fc00b88a7ae60bf47696d08f5da
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9502
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)Controlo numérico computorizadoPowder bed fusionAvaliação de impacto do ciclo de vidaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasExistem vários métodos de produção de peças metálicas, no entanto na produção de peças para moldes de injeção de plásticos, a maquinação ainda é maioritariametne feita por controlo numérico computorizado (CNC). Com os desenvolvimentos feitos nos métodos de fabrico aditivo metálico por fusão em camada de pó (PBF), a sua entrada no mercado tem vindo a ser gradual, e o setor dos moldes não é excepção, mais concretamente para a produção de insertos moldantes. A sustentabilidade é cada vez mais um fator importante no desenvolvimento tecnológico, e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015 veêm evidenciar essa precocupação. O objetivo deste trabalho é analisar qual o método produtivo com menor impacto ambiental, através de uma análise de impacto de ciclo de vida (AICV). E com esta análise pretende-se mostrar para a comunidade científica e o sector industrial, se o fabrico aditivo è realmente ou não mais sustentável. Apesar de importantes, não serão considerados fatores económicos. Apesar de os resultados identificarem o método mais sustentável entre os casos de estudo, a diferença é pouco significativa. No entanto, existem vários fatores que foram identificados que determinam a sustentabilidade de um processo em relação ao outro.Vasco, Joel Oliveira CorreiaOliveira, Nelson SimõesIC-OnlineGameiro, Hélder da Silva2024-03-01T17:17:23Z2023-11-172023-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9502TID:203543300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:30:55Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:22.895044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)
title Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)
spellingShingle Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)
Gameiro, Hélder da Silva
Controlo numérico computorizado
Powder bed fusion
Avaliação de impacto do ciclo de vida
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)
title_full Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)
title_fullStr Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)
title_full_unstemmed Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)
title_sort Comparação do impacto ambiental entre fabricação convencional (CNC) e fabrico aditivo metálico (PBF)
author Gameiro, Hélder da Silva
author_facet Gameiro, Hélder da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasco, Joel Oliveira Correia
Oliveira, Nelson Simões
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro, Hélder da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Controlo numérico computorizado
Powder bed fusion
Avaliação de impacto do ciclo de vida
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Controlo numérico computorizado
Powder bed fusion
Avaliação de impacto do ciclo de vida
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Existem vários métodos de produção de peças metálicas, no entanto na produção de peças para moldes de injeção de plásticos, a maquinação ainda é maioritariametne feita por controlo numérico computorizado (CNC). Com os desenvolvimentos feitos nos métodos de fabrico aditivo metálico por fusão em camada de pó (PBF), a sua entrada no mercado tem vindo a ser gradual, e o setor dos moldes não é excepção, mais concretamente para a produção de insertos moldantes. A sustentabilidade é cada vez mais um fator importante no desenvolvimento tecnológico, e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015 veêm evidenciar essa precocupação. O objetivo deste trabalho é analisar qual o método produtivo com menor impacto ambiental, através de uma análise de impacto de ciclo de vida (AICV). E com esta análise pretende-se mostrar para a comunidade científica e o sector industrial, se o fabrico aditivo è realmente ou não mais sustentável. Apesar de importantes, não serão considerados fatores económicos. Apesar de os resultados identificarem o método mais sustentável entre os casos de estudo, a diferença é pouco significativa. No entanto, existem vários fatores que foram identificados que determinam a sustentabilidade de um processo em relação ao outro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
2023-11-17T00:00:00Z
2024-03-01T17:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9502
TID:203543300
url http://hdl.handle.net/10400.8/9502
identifier_str_mv TID:203543300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137772603179008