O clube das crianças: Articulações entre a música na infância e a educação enquanto bem comum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89436 |
Resumo: | O projeto de investigação-ação “Clube das Crianças” desenvolveu-se em um contexto de educação não formal no norte de Portugal, com crianças de 8 a 10 anos, em 2022. A ação integrou o Projeto SMOOTH, financiado pela União Europeia, tendo como objetivo central refletir acerca do potencial da Educação enquanto bem comum para combater as desigualdades em grupos vulnerabilizados, por meio da promoção do diálogo intercultural e intergeracional e do desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais para a criação de espaços de cidadania democrática baseados em igualdade, colaboração, compartilhamento e cuidado. O presente artigo explora como essas premissas epistemológicas da Educação enquanto bem comum se alinham a uma perspectiva crítica da infância e a uma visão contemporânea de Educação musical na infância, a fim de compreender as relações sociais que se desenrolam em práticas musicais no contexto de um projeto como este. Os resultados apontam para a importância da co-construção de espaços e tempos em que as crianças sejam sujeitos ativos em suas práticas musicais nesse cenário. Discutimos aspectos de um trabalho musical criativo – a troca, a criação coletiva, a partilha aberta, a diversidade e a liberdade – e a sua associação com os valores da Educação enquanto bem comum –, uma prática social mais livre, igualitária, aberta, diversa, justa e colaborativa – para sustentar que há uma convergência entre estas teorias e práticas. Isso permite afirmar que os pressupostos da Educação enquanto bem comum oferecem um potencial contributo para a compreensão da Educação musical em projetos desta natureza. |
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O clube das crianças: Articulações entre a música na infância e a educação enquanto bem comumThe children's club: Articulations between music in childhood and education as a common goodEl club de los niños: Articulaciones entre la música en la infancia y la educación como bien comúnInfânciaEducaçãoBem comumInclusãoMúsicaChildhoodEducationCommonsInclusionMusicEducaciónBien comúnInclusiónCiências Sociais::PsicologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaEducação de qualidadeIgualdade de géneroReduzir as desigualdadesO projeto de investigação-ação “Clube das Crianças” desenvolveu-se em um contexto de educação não formal no norte de Portugal, com crianças de 8 a 10 anos, em 2022. A ação integrou o Projeto SMOOTH, financiado pela União Europeia, tendo como objetivo central refletir acerca do potencial da Educação enquanto bem comum para combater as desigualdades em grupos vulnerabilizados, por meio da promoção do diálogo intercultural e intergeracional e do desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais para a criação de espaços de cidadania democrática baseados em igualdade, colaboração, compartilhamento e cuidado. O presente artigo explora como essas premissas epistemológicas da Educação enquanto bem comum se alinham a uma perspectiva crítica da infância e a uma visão contemporânea de Educação musical na infância, a fim de compreender as relações sociais que se desenrolam em práticas musicais no contexto de um projeto como este. Os resultados apontam para a importância da co-construção de espaços e tempos em que as crianças sejam sujeitos ativos em suas práticas musicais nesse cenário. Discutimos aspectos de um trabalho musical criativo – a troca, a criação coletiva, a partilha aberta, a diversidade e a liberdade – e a sua associação com os valores da Educação enquanto bem comum –, uma prática social mais livre, igualitária, aberta, diversa, justa e colaborativa – para sustentar que há uma convergência entre estas teorias e práticas. Isso permite afirmar que os pressupostos da Educação enquanto bem comum oferecem um potencial contributo para a compreensão da Educação musical em projetos desta natureza.The action research project "Children's Club" Took place in a non-formal education context in northern Portugal, involving children aged 8 to 10, in 2022. This initiative was integrated within the SMOOTH Project, founded by the European Union, with the central aim of reflecting on the potential of Education as a common good in addressing inequalities among vulnerable groups, through the promotion of intercultural and intergenerational dialogue, as well as the development of social and personal skills to create spaces of democratic citizenship founded on principles of equality, collaboration, sharing, and care. This article explores how the epistemological premises of Education as a common good align with a critical perspective of childhood and a contemporary view of Music Education in early childhood, aiming to comprehend the social dynamics that unfold within musical practices in this project. The findings underscore the significance of co-constructing spaces and times wherein children act as active agents in their musical practices within this setting. We discuss aspects of creative musical work – exchange, collective creation, open sharing, diversity, and freedom – and their association with the values of Education as a common good – a more liberated, egalitarian, open, diverse, just, and collaborative social practice – arguing that there is a convergence between these theories and practices. This allows us to estate that the assumptions of Education as a common good offer a potentially valuable contribution to the understanding of Music Education in this type of project.El proyecto de investigación-acción "Club de Niños" se desarrolló en un contexto de educación no formal en el norte de Portugal, con niños de 8 a 10 años, en 2022. Esta iniciativa se integró en el Proyecto SMOOTH, financiado por la Unión Europea, con el objetivo central de discutír sobre el potencial de la Educación como bien común para abordar las desigualdades en grupos vulnerables. Esto se logró a través de la promoción del diálogo intercultural e intergeneracional, así como el desarrollo de habilidades sociales y personales para crear espacios de ciudadanía democrática basados en principios de igualdad, colaboración, compartición y cuidado. Este artículo explora cómo estas premisas epistemológicas de la Educación como bien común se alinean con una perspectiva crítica de la infancia y una visión contemporánea de la Educación musical en la infancia, con el fin de comprender las dinámicas sociales que se despliegan en prácticas musicales en el contexto de un proyecto como éste. Los resultados indican la importancia de co-construir espacios y tiempos en los que los niños actúen como agentesactivos en sus prácticas musicales en este contexto. Debatimos aspectos del trabajo musical creativo - como el intercambio, la creación colectiva, la compartición abierta, la diversidad y la libertad - y su asociación con los valores de la Educación como bien común - una práctica social más libre, igualitaria, abierta, diversa, justa y colaborativa. Esto nos permite afirmar que los presupuestos de la Educación como bien común ofrecen una contribución potencialmente valiosa para la comprensión de la Educación musical en este tipo de proyecto.Universidade do MinhoMadalozzo, Vivian Dell’ Agnolo BarbosaMadalozzo, TiagoFernandes, NatáliaCasanova, Joana R.2024-02-292024-02-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89436porMadalozzo, V., Madalozzo, T., Fernandes, N., & Casanova, J. R. (2024). O clube das crianças: Articulações entre a música na infância e a educação enquanto bem comum. Revista Da ABEM, 32(1), 1–24. https://doi.org/10.33054/ABEM2024321042358-033X10.33054/ABEM202432104e32104https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:23:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:15.190899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Madalozzo, V., Madalozzo, T., Fernandes, N., & Casanova, J. R. (2024). O clube das crianças: Articulações entre a música na infância e a educação enquanto bem comum. Revista Da ABEM, 32(1), 1–24. https://doi.org/10.33054/ABEM202432104 2358-033X 10.33054/ABEM202432104 e32104 https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1274 |
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