Avalia??o das Respostas Ruminativas em Adolescentes: qualidades psicom?tricas da ERR-10-A
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/442 |
Resumo: | Introdu??o - O principal objetivo do presente estudo ? a adapta??o e o estudo psicom?trico da Escala de Respostas Ruminativas ? ERR-10 (Ruminative Response Scale - RRS-10, Treynor, W., Gonzalez, R., & Nolen-Hoeksema, S., 2003) para adolescentes. Uma vez que a revis?o da literatura tem evidenciado o car?ter promissor do estudo da rumina??o, nomeadamente a sua relev?ncia na compreens?o da psicopatologia, pretendemos alargar esta ?rea de investiga??o ? adolesc?ncia contribuindo com a adapta??o desta escala. M?todo - Fizeram parte da amostra 339 adolescente, dos quais 197 (58%) s?o raparigas. Os inquiridos apresentam idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos e o ano de escolaridade varia entre o 7? e os 12? ano. Al?m da ERR-10, para o estudo da sua validade convergente e divergente foram usadas as vers?es portuguesas dos seguintes instrumentos: o Question?rio de Regula??o Emocional Cognitiva (CERQ- Cognitive Emotion Regulation Questionnaire; Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P., 2002), o Question?rio de Preocupa??es de Penn Sate para crian?as (PSWQ-C - Penn State Worry Questionnaire for Children; Chorpita et al., 1997), e a Escala de Ansiedade Depress?o e Stress (DASS 21 - Depression Anxiety Stress Scales; Lovibond & Lovibond, 1995). Resultados - A ERR-10 para adolescentes evidenciou uma estrutura fatorial constitu?da por dois fatores: cismar e reflexivo que explicam 51% da vari?ncia. Revelou uma consist?ncia interna adequada, e, ? exce??o do item 5, todos os outros itens apresentaram boas qualidades psicom?tricas, atestando assim a fidedignidade da ERR-10-A em adolescentes. Apresentou ainda correla??es significativas e no sentido esperado com construtos semelhantes, bem como um padr?o diferenciado de associa??o entre as dimens?es da ERR-10-A e os sintomas de psicopatologia. Os valores m?dios obtidos na ERR-10-A variaram em fun??o do sexo e mostraram-se associados negativamente ? idade. Conclus?o: Partindo da informa??o existente em adultos, o contributo do presente estudo consistiu em alargar para adolescentes da popula??o portuguesa a avalia??o da rumina??o. Os resultados sugeriram que a componente cismar do pensamento ruminativo est? mais associada ? psicopatologia do que a componente reflexiva e que as raparigas, mais que os rapazes apresentam valores mais altos nessa componente. O estudo psicom?trico da ERR-10-A revela que esta se edifica como um instrumento v?lido e de f?cil aplicabilidade, permitindo avaliar a exist?ncia dos dois estilos de pensamentos ruminativos, tanto o reflexivo, como o cismar. / The main objective of the present study is the psychometric study and adaptation of the Ruminative Response Scale - RRS-10 (Treynor, W., Gonzalez, R. & Nolen-Hoeksema, S., 2003) for teenagers. A review of the existing literature concluded that the study of rumination is quite promising, especially its relevance to better understand the psychopathology. Therefore, it's pretended that the adaptation of this scale for teenagers may help broaden this field of investigation. Method - The sample was composed by 339 teenagers, of which 197 (58%) are female. The subjects are aged between 12 and 18 years old and their studies range from the 7th to the 12th grade. For the study of it's convergent and divergent validity of the RRS-10, it was used the portuguese versions of CERQ- Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P., 2002); the PSWQ-C - Penn State Worry Questionnaire for Children; (Chorpita et al., 1997); and the DASS 21 - Depression Anxiety Stress Scales (Lovibond & Lovibond,1995). Results - The RSS - 10 for teens had a factorial structure composed by two factors that explain 51% of the variance: brooding and reflexive. It revealed an adequate internal consistency and every item, excepting 5, had good psychometric values, which proves the RSS - 10-A's fidedignity for teens. Significant correlations were found between similar constructs, as well as a differentiated pattern of association between the RSS-10-A's dimensions and psychopathology symptoms. The mean values vary according to genre and were negatively associated with age. Conclusion - The present study aimed at broadening the rumination evaluation to the portuguese teenager population. The results suggest that the brooding component of the ruminative thinking is more associated with psychopathology than the reflexive component, and that girls show higher values than boys, in those components. The psychometric study of the RSS-10-A concludes that this is a valid and easy instrument to apply, to evaluate the existence of two types of ruminative thoughts, both reflexive as brooding. |
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Al?m da ERR-10, para o estudo da sua validade convergente e divergente foram usadas as vers?es portuguesas dos seguintes instrumentos: o Question?rio de Regula??o Emocional Cognitiva (CERQ- Cognitive Emotion Regulation Questionnaire; Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P., 2002), o Question?rio de Preocupa??es de Penn Sate para crian?as (PSWQ-C - Penn State Worry Questionnaire for Children; Chorpita et al., 1997), e a Escala de Ansiedade Depress?o e Stress (DASS 21 - Depression Anxiety Stress Scales; Lovibond & Lovibond, 1995). Resultados - A ERR-10 para adolescentes evidenciou uma estrutura fatorial constitu?da por dois fatores: cismar e reflexivo que explicam 51% da vari?ncia. Revelou uma consist?ncia interna adequada, e, ? exce??o do item 5, todos os outros itens apresentaram boas qualidades psicom?tricas, atestando assim a fidedignidade da ERR-10-A em adolescentes. Apresentou ainda correla??es significativas e no sentido esperado com construtos semelhantes, bem como um padr?o diferenciado de associa??o entre as dimens?es da ERR-10-A e os sintomas de psicopatologia. Os valores m?dios obtidos na ERR-10-A variaram em fun??o do sexo e mostraram-se associados negativamente ? idade. Conclus?o: Partindo da informa??o existente em adultos, o contributo do presente estudo consistiu em alargar para adolescentes da popula??o portuguesa a avalia??o da rumina??o. Os resultados sugeriram que a componente cismar do pensamento ruminativo est? mais associada ? psicopatologia do que a componente reflexiva e que as raparigas, mais que os rapazes apresentam valores mais altos nessa componente. O estudo psicom?trico da ERR-10-A revela que esta se edifica como um instrumento v?lido e de f?cil aplicabilidade, permitindo avaliar a exist?ncia dos dois estilos de pensamentos ruminativos, tanto o reflexivo, como o cismar. / The main objective of the present study is the psychometric study and adaptation of the Ruminative Response Scale - RRS-10 (Treynor, W., Gonzalez, R. & Nolen-Hoeksema, S., 2003) for teenagers. A review of the existing literature concluded that the study of rumination is quite promising, especially its relevance to better understand the psychopathology. Therefore, it's pretended that the adaptation of this scale for teenagers may help broaden this field of investigation. Method - The sample was composed by 339 teenagers, of which 197 (58%) are female. The subjects are aged between 12 and 18 years old and their studies range from the 7th to the 12th grade. For the study of it's convergent and divergent validity of the RRS-10, it was used the portuguese versions of CERQ- Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P., 2002); the PSWQ-C - Penn State Worry Questionnaire for Children; (Chorpita et al., 1997); and the DASS 21 - Depression Anxiety Stress Scales (Lovibond & Lovibond,1995). Results - The RSS - 10 for teens had a factorial structure composed by two factors that explain 51% of the variance: brooding and reflexive. It revealed an adequate internal consistency and every item, excepting 5, had good psychometric values, which proves the RSS - 10-A's fidedignity for teens. Significant correlations were found between similar constructs, as well as a differentiated pattern of association between the RSS-10-A's dimensions and psychopathology symptoms. The mean values vary according to genre and were negatively associated with age. Conclusion - The present study aimed at broadening the rumination evaluation to the portuguese teenager population. The results suggest that the brooding component of the ruminative thinking is more associated with psychopathology than the reflexive component, and that girls show higher values than boys, in those components. 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Introdu??o - O principal objetivo do presente estudo ? a adapta??o e o estudo psicom?trico da Escala de Respostas Ruminativas ? ERR-10 (Ruminative Response Scale - RRS-10, Treynor, W., Gonzalez, R., & Nolen-Hoeksema, S., 2003) para adolescentes. Uma vez que a revis?o da literatura tem evidenciado o car?ter promissor do estudo da rumina??o, nomeadamente a sua relev?ncia na compreens?o da psicopatologia, pretendemos alargar esta ?rea de investiga??o ? adolesc?ncia contribuindo com a adapta??o desta escala. M?todo - Fizeram parte da amostra 339 adolescente, dos quais 197 (58%) s?o raparigas. Os inquiridos apresentam idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos e o ano de escolaridade varia entre o 7? e os 12? ano. Al?m da ERR-10, para o estudo da sua validade convergente e divergente foram usadas as vers?es portuguesas dos seguintes instrumentos: o Question?rio de Regula??o Emocional Cognitiva (CERQ- Cognitive Emotion Regulation Questionnaire; Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P., 2002), o Question?rio de Preocupa??es de Penn Sate para crian?as (PSWQ-C - Penn State Worry Questionnaire for Children; Chorpita et al., 1997), e a Escala de Ansiedade Depress?o e Stress (DASS 21 - Depression Anxiety Stress Scales; Lovibond & Lovibond, 1995). Resultados - A ERR-10 para adolescentes evidenciou uma estrutura fatorial constitu?da por dois fatores: cismar e reflexivo que explicam 51% da vari?ncia. Revelou uma consist?ncia interna adequada, e, ? exce??o do item 5, todos os outros itens apresentaram boas qualidades psicom?tricas, atestando assim a fidedignidade da ERR-10-A em adolescentes. Apresentou ainda correla??es significativas e no sentido esperado com construtos semelhantes, bem como um padr?o diferenciado de associa??o entre as dimens?es da ERR-10-A e os sintomas de psicopatologia. Os valores m?dios obtidos na ERR-10-A variaram em fun??o do sexo e mostraram-se associados negativamente ? idade. Conclus?o: Partindo da informa??o existente em adultos, o contributo do presente estudo consistiu em alargar para adolescentes da popula??o portuguesa a avalia??o da rumina??o. Os resultados sugeriram que a componente cismar do pensamento ruminativo est? mais associada ? psicopatologia do que a componente reflexiva e que as raparigas, mais que os rapazes apresentam valores mais altos nessa componente. O estudo psicom?trico da ERR-10-A revela que esta se edifica como um instrumento v?lido e de f?cil aplicabilidade, permitindo avaliar a exist?ncia dos dois estilos de pensamentos ruminativos, tanto o reflexivo, como o cismar. / The main objective of the present study is the psychometric study and adaptation of the Ruminative Response Scale - RRS-10 (Treynor, W., Gonzalez, R. & Nolen-Hoeksema, S., 2003) for teenagers. A review of the existing literature concluded that the study of rumination is quite promising, especially its relevance to better understand the psychopathology. Therefore, it's pretended that the adaptation of this scale for teenagers may help broaden this field of investigation. Method - The sample was composed by 339 teenagers, of which 197 (58%) are female. The subjects are aged between 12 and 18 years old and their studies range from the 7th to the 12th grade. For the study of it's convergent and divergent validity of the RRS-10, it was used the portuguese versions of CERQ- Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P., 2002); the PSWQ-C - Penn State Worry Questionnaire for Children; (Chorpita et al., 1997); and the DASS 21 - Depression Anxiety Stress Scales (Lovibond & Lovibond,1995). Results - The RSS - 10 for teens had a factorial structure composed by two factors that explain 51% of the variance: brooding and reflexive. It revealed an adequate internal consistency and every item, excepting 5, had good psychometric values, which proves the RSS - 10-A's fidedignity for teens. Significant correlations were found between similar constructs, as well as a differentiated pattern of association between the RSS-10-A's dimensions and psychopathology symptoms. The mean values vary according to genre and were negatively associated with age. Conclusion - The present study aimed at broadening the rumination evaluation to the portuguese teenager population. The results suggest that the brooding component of the ruminative thinking is more associated with psychopathology than the reflexive component, and that girls show higher values than boys, in those components. The psychometric study of the RSS-10-A concludes that this is a valid and easy instrument to apply, to evaluate the existence of two types of ruminative thoughts, both reflexive as brooding. |
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