A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMIR DE CARVALHO
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/76955
Resumo: Neste trabalho pretendo mostrar a influência do yoga na vida artística de Stanislávski. Farei um paralelo entre a maneira de pensar de Stanislávski e o pensamento envolvido no yoga com relação à vida, ao ator, à ética no trabalho e ao desenvolvimento físico, mental e espiritual do ser humano. Discutirei os conceitos de energia (prana) com origem no yoga e utilizados por Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem. Este conceito de prana e o uso deste através da respiração correta devem ter sido um dos principais componentes que Stanislávski usou para atingir seu principal objetivo, que foi revelar um espírito humano e mostrá-lo de forma artística e bela. Levantarei a questão sobre a possibilidade de ser realmente útil o uso das técnicas do yoga na preparação do ator e na construção da personagem, considerando que o yoga proporciona um trabalho físico, mental e espiritual. Citarei referências importantes de alguns estudiosos do assunto que tiveram de forma direta ou indireta contato com o Teatro de Arte de Moscou, revelando aspectos muito pouco conhecidos sobre a influência do yoga no treinamento de Stanislávski e dos seus atores.
id RCAP_5d862ee103ceaf1c76b30ec1e19f4ac3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/76955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagemYogaStanislávskiFormação de actoresPranaPersonagemAtorEnergiaImaginaçãocharacter,ActorEnergyImaginationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNeste trabalho pretendo mostrar a influência do yoga na vida artística de Stanislávski. Farei um paralelo entre a maneira de pensar de Stanislávski e o pensamento envolvido no yoga com relação à vida, ao ator, à ética no trabalho e ao desenvolvimento físico, mental e espiritual do ser humano. Discutirei os conceitos de energia (prana) com origem no yoga e utilizados por Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem. Este conceito de prana e o uso deste através da respiração correta devem ter sido um dos principais componentes que Stanislávski usou para atingir seu principal objetivo, que foi revelar um espírito humano e mostrá-lo de forma artística e bela. Levantarei a questão sobre a possibilidade de ser realmente útil o uso das técnicas do yoga na preparação do ator e na construção da personagem, considerando que o yoga proporciona um trabalho físico, mental e espiritual. Citarei referências importantes de alguns estudiosos do assunto que tiveram de forma direta ou indireta contato com o Teatro de Arte de Moscou, revelando aspectos muito pouco conhecidos sobre a influência do yoga no treinamento de Stanislávski e dos seus atores.In this work I intend to show the influence of yoga on the artistic life of Stanislavsky. I will parallel Stanislavsky's way of thinking with the thinking involved in yoga with regard to life, the actor, the work ethic, and the physical, mental, and spiritual development of the human being. I will discuss the energy (prana) concepts of yoga origin used by Stanislavsky in the preparation of the actor and in the construction of the character. This concept of prana and its use through correct breathing must have been one of the main components that Stanislavsky used to achieve his main goal which was to reveal a human spirit and to show it in artistic and beautiful form. I will raise the question of whether it is actually useful to use yoga techniques in the preparation of the actor and in the construction of the character, considering that yoga provides physical, mental and spiritual work. I will cite important references from some scholars who have had direct or indirect contact with the Moscow Art Theater, revealing little known aspects on how yoga was used by Stanislavsky on his own training and that of his actors.RUNALMIR DE CARVALHO2019-07-30T15:23:59Z2019-06-262019-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76955TID:202259102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:01Zoai:run.unl.pt:10362/76955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:43.317248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem
title A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem
spellingShingle A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem
ALMIR DE CARVALHO
Yoga
Stanislávski
Formação de actores
Prana
Personagem
Ator
Energia
Imaginação
character,
Actor
Energy
Imagination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem
title_full A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem
title_fullStr A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem
title_full_unstemmed A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem
title_sort A potência do yoga no sistema de Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem
author ALMIR DE CARVALHO
author_facet ALMIR DE CARVALHO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMIR DE CARVALHO
dc.subject.por.fl_str_mv Yoga
Stanislávski
Formação de actores
Prana
Personagem
Ator
Energia
Imaginação
character,
Actor
Energy
Imagination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Yoga
Stanislávski
Formação de actores
Prana
Personagem
Ator
Energia
Imaginação
character,
Actor
Energy
Imagination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Neste trabalho pretendo mostrar a influência do yoga na vida artística de Stanislávski. Farei um paralelo entre a maneira de pensar de Stanislávski e o pensamento envolvido no yoga com relação à vida, ao ator, à ética no trabalho e ao desenvolvimento físico, mental e espiritual do ser humano. Discutirei os conceitos de energia (prana) com origem no yoga e utilizados por Stanislávski na preparação do ator e na construção da personagem. Este conceito de prana e o uso deste através da respiração correta devem ter sido um dos principais componentes que Stanislávski usou para atingir seu principal objetivo, que foi revelar um espírito humano e mostrá-lo de forma artística e bela. Levantarei a questão sobre a possibilidade de ser realmente útil o uso das técnicas do yoga na preparação do ator e na construção da personagem, considerando que o yoga proporciona um trabalho físico, mental e espiritual. Citarei referências importantes de alguns estudiosos do assunto que tiveram de forma direta ou indireta contato com o Teatro de Arte de Moscou, revelando aspectos muito pouco conhecidos sobre a influência do yoga no treinamento de Stanislávski e dos seus atores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30T15:23:59Z
2019-06-26
2019-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/76955
TID:202259102
url http://hdl.handle.net/10362/76955
identifier_str_mv TID:202259102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137977685770240