Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Augusto Jorge Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6296
Resumo: Este documento é o resultado da conclusão do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Divide-­‐se em duas partes. A primeira é o relato da Prática de Ensino Supervisionada, feita com duas turmas: uma turma de Formação Musical e outra de Música de Conjunto. A segunda parte, designada Projeto do Ensino Artístico, é uma investigação sobre “ferramentas para a aquisição de competências na realização de ditados melódicos”. Estas são algumas das questões orientadoras: O que está por trás da incapacidade de transcrever o que se ouve? Até onde vai a responsabilidade do professor? É possível estabelecer um guia de recursos didáticos para o efeito? Depois de uma pesquisa sobre estudos e sugestões de vários autores é proposto um guia de recursos didáticos, cujo propósito é fornecer ferramentas de trabalho para o professor, tendo em vista a formação auditiva do aluno e a sua preparação para a realização de ditados melódicos com sucesso.
id RCAP_5d8a64059b0f70354bc94354d34f7c63
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicosFormação auditivaDitados melódicosFerramentas didáticasCompetências.Aural trainingMelodic dictationsTeaching resourcesSkillsDomínio/Área Científica : HumanidadesEste documento é o resultado da conclusão do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Divide-­‐se em duas partes. A primeira é o relato da Prática de Ensino Supervisionada, feita com duas turmas: uma turma de Formação Musical e outra de Música de Conjunto. A segunda parte, designada Projeto do Ensino Artístico, é uma investigação sobre “ferramentas para a aquisição de competências na realização de ditados melódicos”. Estas são algumas das questões orientadoras: O que está por trás da incapacidade de transcrever o que se ouve? Até onde vai a responsabilidade do professor? É possível estabelecer um guia de recursos didáticos para o efeito? Depois de uma pesquisa sobre estudos e sugestões de vários autores é proposto um guia de recursos didáticos, cujo propósito é fornecer ferramentas de trabalho para o professor, tendo em vista a formação auditiva do aluno e a sua preparação para a realização de ditados melódicos com sucesso.Abstract : This document results from the conclusion of Master in Music Education – variant of Musical Training and Set Class. Is divided in two parts. The first is a report of Supervised Teaching Practice, realized with two classes: one of Musical Training and other of Set Music. The second part, called Artistic Teaching Project, is a research about “tools for acquisition of skills to taking melodic dictations”. These were some guiding questions: What is behind of incapacity to transcribe what is ear? How far goes the teacher responsibility? It’s possible to provide a teacher resources guide for it? After a research in studies and suggestions of several authors, we propose a guide of teaching resources, whose intention is to give work tools for the teacher, bearing in mind the aural training of students and his preparation to take melodic dictations successfully.Raimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLino, Augusto Jorge Pereira2018-12-10T18:09:13Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6296TID:202100057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:10Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:58.618703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
title Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
spellingShingle Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
Lino, Augusto Jorge Pereira
Formação auditiva
Ditados melódicos
Ferramentas didáticas
Competências.
Aural training
Melodic dictations
Teaching resources
Skills
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
title_full Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
title_fullStr Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
title_full_unstemmed Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
title_sort Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
author Lino, Augusto Jorge Pereira
author_facet Lino, Augusto Jorge Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raimundo, José Filomeno Martins
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Augusto Jorge Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação auditiva
Ditados melódicos
Ferramentas didáticas
Competências.
Aural training
Melodic dictations
Teaching resources
Skills
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Formação auditiva
Ditados melódicos
Ferramentas didáticas
Competências.
Aural training
Melodic dictations
Teaching resources
Skills
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Este documento é o resultado da conclusão do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Divide-­‐se em duas partes. A primeira é o relato da Prática de Ensino Supervisionada, feita com duas turmas: uma turma de Formação Musical e outra de Música de Conjunto. A segunda parte, designada Projeto do Ensino Artístico, é uma investigação sobre “ferramentas para a aquisição de competências na realização de ditados melódicos”. Estas são algumas das questões orientadoras: O que está por trás da incapacidade de transcrever o que se ouve? Até onde vai a responsabilidade do professor? É possível estabelecer um guia de recursos didáticos para o efeito? Depois de uma pesquisa sobre estudos e sugestões de vários autores é proposto um guia de recursos didáticos, cujo propósito é fornecer ferramentas de trabalho para o professor, tendo em vista a formação auditiva do aluno e a sua preparação para a realização de ditados melódicos com sucesso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10T18:09:13Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6296
TID:202100057
url http://hdl.handle.net/10400.11/6296
identifier_str_mv TID:202100057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130831602581504