La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3410 |
Resumo: | As reflexões que a partir de 1990 surgem em torno da cultura como elemento de poder abrem as portas para a compreensão da sua importância na transformação que actualmente experimentam os espaços urbanos. Num período de mudança das formas e dos modos de regulação, a cultura aparece como um instrumento de poder que, através de diferentes definições, facilita e legitima a referida transição. Desde o princípio dos anos 80 que a cidade de Barcelona é pensada a partir da construção de uma política urbana que se fundamenta em dois pilares: a transformação urbanística e a produção de imagens. A linguagem da cultura e o papel dos espaços públicos convertem-se em estratégias urbanas que transformam mmfologicamente a cidade e criam imagens capazes de aglutinar a cidadania: esta política urbana passa a ser a própria imagem da cidade. Numa segunda etapa os requisitos da iniciativa privada são muito maiores e mais evidentes e surge o paradoxo de que aquele "modelo Barcelona" da etapa olímpica não se cumpre na cidade que o criou. Abre-se também uma aparente aposta para uma cidade multicultural que não deixa de ser senão uma imagem funcional utilizada para evitar o conflito e banalizar a diferença. |
id |
RCAP_5d95589f6a358c02c859ffb5cbc01fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3410 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculoCulturaPolítica culturalPolítica urbanaUrbanismoProdução de imagensAs reflexões que a partir de 1990 surgem em torno da cultura como elemento de poder abrem as portas para a compreensão da sua importância na transformação que actualmente experimentam os espaços urbanos. Num período de mudança das formas e dos modos de regulação, a cultura aparece como um instrumento de poder que, através de diferentes definições, facilita e legitima a referida transição. Desde o princípio dos anos 80 que a cidade de Barcelona é pensada a partir da construção de uma política urbana que se fundamenta em dois pilares: a transformação urbanística e a produção de imagens. A linguagem da cultura e o papel dos espaços públicos convertem-se em estratégias urbanas que transformam mmfologicamente a cidade e criam imagens capazes de aglutinar a cidadania: esta política urbana passa a ser a própria imagem da cidade. Numa segunda etapa os requisitos da iniciativa privada são muito maiores e mais evidentes e surge o paradoxo de que aquele "modelo Barcelona" da etapa olímpica não se cumpre na cidade que o criou. Abre-se também uma aparente aposta para uma cidade multicultural que não deixa de ser senão uma imagem funcional utilizada para evitar o conflito e banalizar a diferença.CET - Centro de Estudos Territoriais2012-03-14T17:05:37Z2004-12-01T00:00:00Z2004-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/3410spa1645-0639Mas, Abel Albet iinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:53.077554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo |
title |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo |
spellingShingle |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo Mas, Abel Albet i Cultura Política cultural Política urbana Urbanismo Produção de imagens |
title_short |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo |
title_full |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo |
title_fullStr |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo |
title_full_unstemmed |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo |
title_sort |
La cultura en las estrategias de transformación social urbanística de las ciudades: Barcelona, del modelo al espectáculo |
author |
Mas, Abel Albet i |
author_facet |
Mas, Abel Albet i |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mas, Abel Albet i |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Política cultural Política urbana Urbanismo Produção de imagens |
topic |
Cultura Política cultural Política urbana Urbanismo Produção de imagens |
description |
As reflexões que a partir de 1990 surgem em torno da cultura como elemento de poder abrem as portas para a compreensão da sua importância na transformação que actualmente experimentam os espaços urbanos. Num período de mudança das formas e dos modos de regulação, a cultura aparece como um instrumento de poder que, através de diferentes definições, facilita e legitima a referida transição. Desde o princípio dos anos 80 que a cidade de Barcelona é pensada a partir da construção de uma política urbana que se fundamenta em dois pilares: a transformação urbanística e a produção de imagens. A linguagem da cultura e o papel dos espaços públicos convertem-se em estratégias urbanas que transformam mmfologicamente a cidade e criam imagens capazes de aglutinar a cidadania: esta política urbana passa a ser a própria imagem da cidade. Numa segunda etapa os requisitos da iniciativa privada são muito maiores e mais evidentes e surge o paradoxo de que aquele "modelo Barcelona" da etapa olímpica não se cumpre na cidade que o criou. Abre-se também uma aparente aposta para uma cidade multicultural que não deixa de ser senão uma imagem funcional utilizada para evitar o conflito e banalizar a diferença. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01T00:00:00Z 2004-12 2012-03-14T17:05:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/3410 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/3410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-0639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CET - Centro de Estudos Territoriais |
publisher.none.fl_str_mv |
CET - Centro de Estudos Territoriais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134695639744512 |