Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7157 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
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Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino experimentalTecnologias da informação e comunicaçãoSensores Easy Sense1st Cycle of Basic EducationExperimental teachingInformation and communication tecnhologiesEasy Sense SensorsDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas duas práticas em instituições da cidade de Castelo Branco em cada uma das vertentes do mestrado. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES 1.º CEB) foi realizada uma investigação com a seguinte questão-problema: “Quais os contributos da utilização dos sensores – Easy Sense – em atividades de ensino experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se muito presentes na sociedade em que vivemos e o setor da educação não é exceção. No entanto, é feita uma utilização um pouco limitada das mesmas nas salas de aula. Desta forma e interligando com esta temática, realizámos uma investigação que averiguasse os contributos de sensores (Easy Sense), na qualidade de recursos digitais, em contexto de sala de aula e nas aprendizagens dos alunos ao nível do ensino experimental. A investigação realizada é de caráter qualitativo, tratando-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Procurámos, através desta investigação, conhecer as opiniões dos Encarregados de Educação e das Professoras a lecionar turmas de 4.º ano naquela escola sobre a utilização das TIC a nível pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os sensores Easy Sense em contexto escolar. Para obtermos os dados relativos a esta investigação recorremos a várias técnicas, como os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, entrevistas semiestruturadas às professoras, observação participante, notas de campo e análise de conteúdo. No decorrer da investigação foram realizadas três sessões de intervenção com uma turma de 4.º ano. Nestas sessões foram desenvolvidas atividades experimentais com recurso aos sensores Easy Sense e protocolos experimentais, de modo a averiguar e comparar as aprendizagens dos alunos com e sem a utilização dos sensores. Através da investigação realizada observámos que as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam várias vantagens para as aprendizagens dos alunos, quando associadas a atividades de Ensino Experimental. Por sua vez, os sensores Easy Sense mostraram-se como uma mais-valia, facilitando a aquisição de novos conhecimentos, motivando-os também na realização das atividades. Desta associação foi possível verificar uma maior motivação e envolvimento dos alunos que teve como consequência a aquisição de melhores e mais aprendizagens, fruto das discussões e reflexões efetuadas entre a investigadora e os alunos.Within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, two internships were performed in institutions in the city of Castelo Branco in each of the areas of the Master's Degree. During the Supervised Teaching Practice in 1st Cycle of Basic Education (PES 1st CEB) a research was carried out with the following problem-question: "What are the contributions of the use of sensors - Easy Sense - in experimental teaching activities in the 1st Cycle of Basic Education?" Information and Communication Technologies (ICT) are very present in the society we live in and the education sector is no exception. However, it sees a somewhat limited use in classrooms. In this way, and interconnecting with this theme, we carried out a research to investigate the contributions of sensors (Easy Sense), as a digital resource, in the classroom context and regarding the students learnings at the experimental teaching level. The research carried out is of a qualitative nature, being an action research and a comparative study. Through this research, we sought out the opinions of the Parents and the 4th grade Teachers in that school on the use of ICT at personal and professional level, on Experimental Teaching and Easy Sense sensors in the school context. In order to obtain the data to this research we used several techniques, such as questionnaire surveys to the Parents, semi-structured interviews to teachers, participant observation, field notes and content analysis. In the course of the research three intervention sessions were held with a 4th grade class. In these sessions, experimental activities were developed using Easy Sense sensors and experimental protocols, in order to ascertain and compare the students’ learning with and without the use of the sensors. Throughout the research we observed that Information and Communication Technologies (ICT) have several advantages for student learning, when associated to Experimental Teaching activities. In turn, the Easy Sense sensors proved to be a positive asset, facilitating the acquisition of new knowledge and motivating the students through the activities. From this observation it was possible to verify a greater motivation and involvement of the students that resulted in the acquisition of bettee and more knowledge, as a result of the debate between the researcher and the students.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraCorreia, Maria Dolores Estrela da Fonseca AlveirinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinheiro, Sofia de Sousa Martins2020-06-18T09:22:09Z2020-05-132020-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7157TID:202486567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:28Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:43.999723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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