Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Sofia de Sousa Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7157
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_5d9afd0b13c7c6ff207e682052040b3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino experimentalTecnologias da informação e comunicaçãoSensores Easy Sense1st Cycle of Basic EducationExperimental teachingInformation and communication tecnhologiesEasy Sense SensorsDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas duas práticas em instituições da cidade de Castelo Branco em cada uma das vertentes do mestrado. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES 1.º CEB) foi realizada uma investigação com a seguinte questão-problema: “Quais os contributos da utilização dos sensores – Easy Sense – em atividades de ensino experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se muito presentes na sociedade em que vivemos e o setor da educação não é exceção. No entanto, é feita uma utilização um pouco limitada das mesmas nas salas de aula. Desta forma e interligando com esta temática, realizámos uma investigação que averiguasse os contributos de sensores (Easy Sense), na qualidade de recursos digitais, em contexto de sala de aula e nas aprendizagens dos alunos ao nível do ensino experimental. A investigação realizada é de caráter qualitativo, tratando-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Procurámos, através desta investigação, conhecer as opiniões dos Encarregados de Educação e das Professoras a lecionar turmas de 4.º ano naquela escola sobre a utilização das TIC a nível pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os sensores Easy Sense em contexto escolar. Para obtermos os dados relativos a esta investigação recorremos a várias técnicas, como os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, entrevistas semiestruturadas às professoras, observação participante, notas de campo e análise de conteúdo. No decorrer da investigação foram realizadas três sessões de intervenção com uma turma de 4.º ano. Nestas sessões foram desenvolvidas atividades experimentais com recurso aos sensores Easy Sense e protocolos experimentais, de modo a averiguar e comparar as aprendizagens dos alunos com e sem a utilização dos sensores. Através da investigação realizada observámos que as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam várias vantagens para as aprendizagens dos alunos, quando associadas a atividades de Ensino Experimental. Por sua vez, os sensores Easy Sense mostraram-se como uma mais-valia, facilitando a aquisição de novos conhecimentos, motivando-os também na realização das atividades. Desta associação foi possível verificar uma maior motivação e envolvimento dos alunos que teve como consequência a aquisição de melhores e mais aprendizagens, fruto das discussões e reflexões efetuadas entre a investigadora e os alunos.Within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, two internships were performed in institutions in the city of Castelo Branco in each of the areas of the Master's Degree. During the Supervised Teaching Practice in 1st Cycle of Basic Education (PES 1st CEB) a research was carried out with the following problem-question: "What are the contributions of the use of sensors - Easy Sense - in experimental teaching activities in the 1st Cycle of Basic Education?" Information and Communication Technologies (ICT) are very present in the society we live in and the education sector is no exception. However, it sees a somewhat limited use in classrooms. In this way, and interconnecting with this theme, we carried out a research to investigate the contributions of sensors (Easy Sense), as a digital resource, in the classroom context and regarding the students learnings at the experimental teaching level. The research carried out is of a qualitative nature, being an action research and a comparative study. Through this research, we sought out the opinions of the Parents and the 4th grade Teachers in that school on the use of ICT at personal and professional level, on Experimental Teaching and Easy Sense sensors in the school context. In order to obtain the data to this research we used several techniques, such as questionnaire surveys to the Parents, semi-structured interviews to teachers, participant observation, field notes and content analysis. In the course of the research three intervention sessions were held with a 4th grade class. In these sessions, experimental activities were developed using Easy Sense sensors and experimental protocols, in order to ascertain and compare the students’ learning with and without the use of the sensors. Throughout the research we observed that Information and Communication Technologies (ICT) have several advantages for student learning, when associated to Experimental Teaching activities. In turn, the Easy Sense sensors proved to be a positive asset, facilitating the acquisition of new knowledge and motivating the students through the activities. From this observation it was possible to verify a greater motivation and involvement of the students that resulted in the acquisition of bettee and more knowledge, as a result of the debate between the researcher and the students.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraCorreia, Maria Dolores Estrela da Fonseca AlveirinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinheiro, Sofia de Sousa Martins2020-06-18T09:22:09Z2020-05-132020-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7157TID:202486567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:28Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:43.999723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Pinheiro, Sofia de Sousa Martins
1.º Ciclo do Ensino Básico
Ensino experimental
Tecnologias da informação e comunicação
Sensores Easy Sense
1st Cycle of Basic Education
Experimental teaching
Information and communication tecnhologies
Easy Sense Sensors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Pinheiro, Sofia de Sousa Martins
author_facet Pinheiro, Sofia de Sousa Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Correia, Maria Dolores Estrela da Fonseca Alveirinho
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Sofia de Sousa Martins
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ensino experimental
Tecnologias da informação e comunicação
Sensores Easy Sense
1st Cycle of Basic Education
Experimental teaching
Information and communication tecnhologies
Easy Sense Sensors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ensino experimental
Tecnologias da informação e comunicação
Sensores Easy Sense
1st Cycle of Basic Education
Experimental teaching
Information and communication tecnhologies
Easy Sense Sensors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-18T09:22:09Z
2020-05-13
2020-05-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7157
TID:202486567
url http://hdl.handle.net/10400.11/7157
identifier_str_mv TID:202486567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553764880482304