Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40920 |
Resumo: | O mar revela-se um dos melhores meios para transporte de cargas entre os vários pontos do planeta. O comércio marítimo de mercadorias tem vindo a evoluir positivamente neste último século. Devido à elevada concorrência, as empresas que operam neste setor são obrigadas a gerir eficaz e eficientemente os seus recursos, reduzindo o tempo de paragem dos navios tanto em porto, como nas intervenções técnicas, diminuindo os custos de operação. Existe assim, uma permanente necessidade em aumentar a disponibilidade dos equipamentos e controlar mais eficazmente os stock’s dos navios. Em ambas as situações, a manutenção preventiva condicionada poderá ter um papel determinante na salvaguarda de equipamentos e gestão de stock’s. A utilização de técnicas de controlo de condição, como a análise de vibrações, análise de óleo lubrificante, inspecção visual ou termografia, garantirão resposta aos objectivos e exigências das empresas nos tempos de hoje. Na presente tese será apresentada uma revisão sobre os principais conceitos de manutenção, com particular ênfase na manutenção preventiva condicionada. Complementando o sistema de manutenção preventiva sistemática, existente a bordo, foi utilizada/implementado um sistema de manutenção condicionada na instalação do N/M Corvo, sobre sete equipamentos muito importantes para que o navio possa funcionar sem falhas durante longos períodos de tempo. As técnicas de manutenção condicionada utilizadas foram a análise de vibrações e a termografia. Será também apresentada uma breve introdução sobre conceitos da termografia e feita a análise termográfica a sistemas mecânicos e elétricos existentes a bordo. No final será apresentada a importância deste tipo de manutenção na gestão de stock’s, redução de custos e aumento da disponibilidade dos equipamentos. |
id |
RCAP_5da900edb366b6da2349737560d4eb14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos MarítimosDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaO mar revela-se um dos melhores meios para transporte de cargas entre os vários pontos do planeta. O comércio marítimo de mercadorias tem vindo a evoluir positivamente neste último século. Devido à elevada concorrência, as empresas que operam neste setor são obrigadas a gerir eficaz e eficientemente os seus recursos, reduzindo o tempo de paragem dos navios tanto em porto, como nas intervenções técnicas, diminuindo os custos de operação. Existe assim, uma permanente necessidade em aumentar a disponibilidade dos equipamentos e controlar mais eficazmente os stock’s dos navios. Em ambas as situações, a manutenção preventiva condicionada poderá ter um papel determinante na salvaguarda de equipamentos e gestão de stock’s. A utilização de técnicas de controlo de condição, como a análise de vibrações, análise de óleo lubrificante, inspecção visual ou termografia, garantirão resposta aos objectivos e exigências das empresas nos tempos de hoje. Na presente tese será apresentada uma revisão sobre os principais conceitos de manutenção, com particular ênfase na manutenção preventiva condicionada. Complementando o sistema de manutenção preventiva sistemática, existente a bordo, foi utilizada/implementado um sistema de manutenção condicionada na instalação do N/M Corvo, sobre sete equipamentos muito importantes para que o navio possa funcionar sem falhas durante longos períodos de tempo. As técnicas de manutenção condicionada utilizadas foram a análise de vibrações e a termografia. Será também apresentada uma breve introdução sobre conceitos da termografia e feita a análise termográfica a sistemas mecânicos e elétricos existentes a bordo. No final será apresentada a importância deste tipo de manutenção na gestão de stock’s, redução de custos e aumento da disponibilidade dos equipamentos.Mendonça, Luis Manuel FernandesRepositório ComumMorais, João Paulo Serpa2023-01-01T00:00:00Z2018-05-24T00:00:00Z2018-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40920202311511porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T11:23:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:19.558810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos |
title |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos |
spellingShingle |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos Morais, João Paulo Serpa Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
title_short |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos |
title_full |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos |
title_fullStr |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos |
title_full_unstemmed |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos |
title_sort |
Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos Marítimos |
author |
Morais, João Paulo Serpa |
author_facet |
Morais, João Paulo Serpa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça, Luis Manuel Fernandes Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, João Paulo Serpa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
topic |
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
description |
O mar revela-se um dos melhores meios para transporte de cargas entre os vários pontos do planeta. O comércio marítimo de mercadorias tem vindo a evoluir positivamente neste último século. Devido à elevada concorrência, as empresas que operam neste setor são obrigadas a gerir eficaz e eficientemente os seus recursos, reduzindo o tempo de paragem dos navios tanto em porto, como nas intervenções técnicas, diminuindo os custos de operação. Existe assim, uma permanente necessidade em aumentar a disponibilidade dos equipamentos e controlar mais eficazmente os stock’s dos navios. Em ambas as situações, a manutenção preventiva condicionada poderá ter um papel determinante na salvaguarda de equipamentos e gestão de stock’s. A utilização de técnicas de controlo de condição, como a análise de vibrações, análise de óleo lubrificante, inspecção visual ou termografia, garantirão resposta aos objectivos e exigências das empresas nos tempos de hoje. Na presente tese será apresentada uma revisão sobre os principais conceitos de manutenção, com particular ênfase na manutenção preventiva condicionada. Complementando o sistema de manutenção preventiva sistemática, existente a bordo, foi utilizada/implementado um sistema de manutenção condicionada na instalação do N/M Corvo, sobre sete equipamentos muito importantes para que o navio possa funcionar sem falhas durante longos períodos de tempo. As técnicas de manutenção condicionada utilizadas foram a análise de vibrações e a termografia. Será também apresentada uma breve introdução sobre conceitos da termografia e feita a análise termográfica a sistemas mecânicos e elétricos existentes a bordo. No final será apresentada a importância deste tipo de manutenção na gestão de stock’s, redução de custos e aumento da disponibilidade dos equipamentos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-24T00:00:00Z 2018-05-24T00:00:00Z 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40920 202311511 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40920 |
identifier_str_mv |
202311511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130358638182400 |