As redes sociais ao serviço das agências de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Alexandra Filipa Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18085
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
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spelling As redes sociais ao serviço das agências de comunicaçãoRedes sociaisEmpresasFacebookWebsiteSeguidores/clientesParticipaçãoSocial networksBusinessFollowers/customersParticipation658.8:681.324681.324:658.8Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)Com base na unidade curricular de estágio, no 2.º Ciclo de Ciências da Comunicação, especialização em audiovisual e multimédia fiz a minha formação, com vista a uma experiência profissional na Paleta de Ideias. A Paleta de Ideias é uma empresa que presta serviços de apoio à imagem e comunicação das empresas. Assim como a Paleta de Ideas, há mais três empresas sediadas em Braga, que vão ser alvo deste estudo: Triple Design, a Projecto Capital e a Desigual Comunicação. O estudo consiste em perceber se estas empresas conseguem aproveitar o potencial das redes sociais. Para tal, foi feita uma análise do website e do Facebook das respectivas empresas. A aposta nestas plataformas reflecte as actuais tendências, que com a proliferação das novas tecnologias de comunicação e informação e políticas de inclusão social, suscitam a necessidade de uma aposta mais séria nas redes sociais. As redes sociais apresentam-se mais vantajosas que o website pelo seu cariz participativo (próprio da web 2.0) e pelo forte canal de comunicação que permite criar entre empresas e clientes. A metodologia de estudo é baseada numa análise comparativa das empresas. Para o entendimento deste fenómeno foi necessário entender os processos de participação dos usuários E As vantagens que as ferramentas de marketing gratuitas podem proporcionar às empresas. No entanto, várias são os desafios lançados por este tipo de plataformas desde a constante actualização, para manter o interesse dos seguidores e a gestão de todo o tipo de informação, para não cair na “desgraça” das redes. As empresas, em estudo, apesar de muitas vantagens verificadas e de estudos que comprovam a adesão das empresas, como o estudo da Regus, verifica-se que estas, apenas utilizam estas plataformas como meio de divulgação dos trabalhos, não demonstrando outro tipo de actividade com a excepção da Paleta de Ideias que por ocasião do meu estágio divulgou quizzes e um concurso.Based on the course of the second stage cycle of Communication Sciences, specializing in audiovisual and multimedia, did my training to a professional experience at Paleta de Ideias. The Paleta de Ideias is a company that provides support services to corporate image and communication. Like Paleta de Ideias, there are three more companies based in Braga, who will be the target of this study: Triple Design, Projecto Capital and Desigual Comunicação. The study is to understand whether these companies can harness the potential of social networks. To this end, an analysis of the website and Facebook of their respective companies. The focus on these platforms reflects the current trends, with the proliferation of new communication and information technologies and policies for social inclusion, raise the need for a more serious commitment on social networks. Social networks have become more advantageous to the website for its participatory nature (own web 2.0) and strong communication channel that allows you to create between companies and customers. The study methodology is based on a comparative analysis of companies. To understand this phenomenon it was necessary to understand the processes of user participation and the advantages that free marketing tools can provide companies. However, many are the challenges posed by this type of platforms since the constant updating to keep the interest of followers and manage all kinds of information, not to fall into the "disgrace" of networks. Companies, in study, despite the many advantages and verified studies have demonstrated the commitment of the companies, as the study of Regus, it appears that they only use these platforms as a means of dissemination of the work, not showing the other type of activity with the exception of the Palette of Ideas that during my internship released quizzes and competitions.Sousa, HelenaUniversidade do MinhoRibeiro, Alexandra Filipa Dias20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:07.981412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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