Contributo da supervisão na melhoria da prática profissional docente : um estudo de caso numa escola do 1º ciclo em Antula, Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ninte, Júlio Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47132
Resumo: Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa. Instituto de Educação, 2020
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spelling Contributo da supervisão na melhoria da prática profissional docente : um estudo de caso numa escola do 1º ciclo em Antula, Guiné-BissauSupervisão pedagógicaDesempenho profissionalProfessoresEnsino básico (1º ciclo)Guiné-BissauTrabalhos de projeto de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa. Instituto de Educação, 2020O presente estudo incide sobre a supervisão pedagógica e tem como objetivo analisar práticas de supervisão existentes na escola e o seu contributo na melhoria da prática profissional docente numa escola do 1º ciclo em Antula, Guiné-Bissau. É importante salientar que o sistema de ensino guineense é muito frágil, em termo dos recursos humanos e financeiros para assegurar o seu normal funcionamento. Os docentes deparam-se com muitas dificuldades, quer a nível da preparação para exercer a função, assim como falta de manual escolar e de acompanhamento pedagógico em sala de aula. Com base neste propósito é importante estudar a supervisão no contexto da Guiné-Bissau, para ajudar os professores a ultrapassar constrangimentos a nível da organização e seleção dos instrumentos pedagógicos adequados, assim como na preparação destes para melhor promover a aprendizagens dos alunos. Este estudo tem uma natureza exploratória e segue uma abordagem qualitativa e descritiva da realidade analisada. O estudo inquiriu num total de 4 sujeitos: um diretor, dois professores e um inspetor-supervisor. Quanto aos instrumentos e técnicas de recolha de dados, procedemos à análise documental, e à entrevista, e à respetiva análise de conteúdo. As principais conclusões do estudo confirmam a importância da supervisão na melhoria do trabalho dos professores assim como na qualidade da aprendizagem dos alunos. As potencialidades da supervisão e a complexidade do papel do supervisor como recurso de formação e aprendizagem da docência, com vista à constante melhoria dos atos pedagógicos e da supervisão enquanto estratégia promotora de desenvolvimento pessoal e profissional. É importante salientar que os inspetores supervisores atravessam várias dificuldades no desempenho das suas funções relacionadas com as excessivas tarefas burocráticas e administrativas, a escassez de recursos humanos, materiais e de meios financeiros. Todas essas dificuldades encontradas na prática de supervisão, permitem-nos concluir que os inspetores-supervisores deveriam receber autonomia financeira e ter as condições necessárias para que possam exercer eficazmente as suas funções, recomendando-se a institucionalização da supervisão pedagógica na Guiné-Bissau.This study focuses on pedagogical supervision and aims to analyze existing practices at school and their contribution to improving professional teaching practice: a case study at a primary school in Antula, Guinea-Bissau. The study inquired a total of 4 subjects interviewed, being from different c professional ategories. Including a school-principal, two teachers and one inspector-supervisor. This report is divided into three chapters: In the first chapter, we seek to theoretically frame the work, addressing concepts related to the themes addressed in the investigation. In the second chapter, we explain the research methodology adopted, the nature of the study and the context of intervention. We use a qualitative approach, as in our perspective it is the most appropriate to the type of research we intend to develop. As for the instruments and techniques of data collection, we carry out the document analysis, and interview, and the respective content analysis. In the third chapter, we present, and discuss the results and propose strategies for improvement. Finally, the final considerations regarding the work performed will be presented. The main conclusions of the study confirm the importance of supervision in improving teachers 'work as well as in the quality of students' learning. The potential of supervision and the complexity of the supervisor's role as a teaching training and learning resource, with a view to constantly improving pedagogical acts and supervision as a strategy that promotes personal and professional development. It is important to point out that the supervisory inspectors are going through several difficulties in the performance of their duties. It has to do with excessive bureaucratic and administrative tasks, on the one hand, shortage of human and material resources capable of materializing the desire, not to mention financial means and therefore there are several difficulties. in any sense, lack of adequate training for pedagogical supervisors themselves.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaNinte, Júlio Mendes2021-03-29T14:19:44Z20202020-11-172020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47132TID:202668800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:13.214972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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