A participação dos alunos na autorregulação dos processos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9574 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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A participação dos alunos na autorregulação dos processos de aprendizagemTempo de estudo autónomoPlano individual de trabalhoAutoavaliaçãoAutorregulaçãoFeedbackAutonomous study timeIndividual work planSelf-assessmentSelf-regulationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório final desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresentam-se e comparam-se de modo reflexivo as práticas de ensino desenvolvidas, no 1.º e no 2.º CEB, respetivamente em turmas do 1.º e 5.º ano de escolaridade. Na segunda parte apresenta-se o estudo intitulado “A participação dos alunos na autorregulação dos processos de aprendizagem”. Esta investigação tem como finalidade principal, estudar os processos de autorregulação da aprendizagem realizada pelo aluno durante o Tempo de Estudo Autónomo (TEA). Em conformidade, identificam-se como objetivos específicos do estudo: i) descrever as formas de planificação do trabalho dos alunos relativas ao TEA; ii) descrever os modos de autoavaliação do trabalho realizado pelos alunos durante o TEA; iii) comparar as formas de planificação e de autoavaliação do trabalho desenvolvido pelos alunos no TEA (na fase prévia a este estudo e na fase final, após a aplicação de um dispositivo de acompanhamento a este trabalho (devolução de feedback), implementado com a ajuda da investigadora). Para o efeito foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, com procedimentos metodológicos próximos da investigação-ação. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, o inquérito por questionário, a observação participante, as notas de campo e as entrevistas em grupo (focus group). Como técnica de tratamento de dados, recorreu-se à análise de conteúdo, seguindo os pressupostos metodológicos propostos por Bardin (2013). Os resultados mostram que numa fase inicial os alunos revelam dificuldade em mobilizar competências de planificação e regulação do trabalho realizado no Tempo de Estudo Autónomo. Não obstante, após a implementação de um dispositivo de monitorização desse trabalho, verificaram-se melhorias significativas na autorregulação dos seus processos de aprendizagem.ABSTRACT This final report develops within the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the Master in Education 1st Cycle of Basic Education and Maths and Science of the 2nd Cycle of Basic Education. It is organized in two parts. On the first half is presented and compared, reflectively, the teaching practice developed within the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, in classes of year 1st and 5 th respectively. The second half presents the study named “The participation of students in the self-regulation within the learning process”. This case study has as main goal, to explore the process of self-regulation of the learnings carried out by the students during the Autonomous Study Time (AST). Accordingly they were identified as specifics targets of study: i) to describe the ways in which students plan there work related to AST; ii) to describe the ways of planning and of self-assessment of the work done by the pupils during AST; iii) Compare the ways of self-assessment of the work done by the pupils within AST ( on the previous and final phase of this study, after the introduction of a monitoring devise of follow-up (return feedback), implemented with help of the investigator/trainee student). For this purpose, a qualitative nature method was used with methodological procedures close to the research-action. The data collection techniques used were, documentary analysis, questionnaire surveys, participant observation, field notes and group discussions (focus group). As data processing techniques were used content analyses, following the assumptions of Bardin (2013). The results present that in a initial phase the pupils presented some difficulties on mobilize skills towards organization and regulation of the work done whilst ATS. However, after the enforcement of a monitoring tool for that work, there have been significant improvements on the self-regulation of the learning process.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLCardoso, Ana Filipa Custódio2019-02-22T11:45:40Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9574TID:202105946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:07.411085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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