A motivação e a cooperação desportiva no atletismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4293 |
Resumo: | A educação física para as crianças e jovens, consiste num período crítico do percurso educacional, dado que pode promover o seu futuro envolvimento desportivo e decisões acerca da sua participação em actividades físicas futuras. Deste modo, o estudo de modelos ou a identificação de determinantes psicológicas, assume-se como uma necessidade para o desenvolvimento de intervenções adequadas para o aumento dos níveis de actividade física. A orientação motivacional e o sentido de cooperação, são factores de primordial importância na coordenação e no sucesso de diversas actividades humanas, e de impacto bem visível no âmbito do desporto. Assim, o presente trabalho destina-se à verificação das possibilidades de correlação entre orientação motivacional e sentido de cooperação em participantes de uma mesma modalidade desportiva, neste caso o atletismo, para o que se utilizou o “Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire” (TEOSQ), na versão portuguesa desenvolvido por Duda e colaboradores (1989, 1992, citado por Cruz, 1996), de Fonseca e Brito, (2006) e o Cuestionario de Cooperación Deportiva (CCD), igualmente na versão portuguesa, de Almeida, Garcia-Mas, Lameiras, Olmedílla, Ortega, Martins, (2006). A amostra foi constituída por 52 atletas, onde 51,9% dos sujeitos são do sexo masculino e 48,1% são do sexo feminino, de diversas especialidades. |
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A motivação e a cooperação desportiva no atletismoOrientação motivacionalCooperação desportivaAtletismoMotivational orientationSportive cooperationTrack and fieldPsicologia Social e das OrganizaçõesA educação física para as crianças e jovens, consiste num período crítico do percurso educacional, dado que pode promover o seu futuro envolvimento desportivo e decisões acerca da sua participação em actividades físicas futuras. Deste modo, o estudo de modelos ou a identificação de determinantes psicológicas, assume-se como uma necessidade para o desenvolvimento de intervenções adequadas para o aumento dos níveis de actividade física. A orientação motivacional e o sentido de cooperação, são factores de primordial importância na coordenação e no sucesso de diversas actividades humanas, e de impacto bem visível no âmbito do desporto. Assim, o presente trabalho destina-se à verificação das possibilidades de correlação entre orientação motivacional e sentido de cooperação em participantes de uma mesma modalidade desportiva, neste caso o atletismo, para o que se utilizou o “Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire” (TEOSQ), na versão portuguesa desenvolvido por Duda e colaboradores (1989, 1992, citado por Cruz, 1996), de Fonseca e Brito, (2006) e o Cuestionario de Cooperación Deportiva (CCD), igualmente na versão portuguesa, de Almeida, Garcia-Mas, Lameiras, Olmedílla, Ortega, Martins, (2006). A amostra foi constituída por 52 atletas, onde 51,9% dos sujeitos são do sexo masculino e 48,1% são do sexo feminino, de diversas especialidades.ABSTRACT: Physical education for children and young people is a critical period of the educational process, as this selling may promote individual`s futures involvement in physical activity and sports, and may influence young persons decisions about future sport and activity participation. Therefore, the study of models and identification of psychology variables, underscores the need of developing interventions to increase physical activity. The motivational orientation and the direction of cooperation are factors of primordial importance in the coordination and the success of diverse activities human beings, and well visible impact in the scope of the sport. Thus, the present work destines it verification of the possibilities of correlation between the motivational orientation an direction of cooperation in participants of one same porting modality, in this in case that the track and field so that it was used “Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire” (TEOSQ), in the Portuguese version developed by Duda and Collaborators (1989, 1992, cited for Cruz, 1996), and the Cuestionario de Cooperación Deportiva (CCD),equally in the Portuguese version of Almeida, Garcia-Mas, Lameiras, Olmedílla, Ortega, Martins, (2006). A sample of 52 athletes, of diverse modalities.Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deRepositório do ISPASilva, Dineia Santos2016-01-27T12:54:33Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:03Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:06.285448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A educação física para as crianças e jovens, consiste num período crítico do percurso educacional, dado que pode promover o seu futuro envolvimento desportivo e decisões acerca da sua participação em actividades físicas futuras. Deste modo, o estudo de modelos ou a identificação de determinantes psicológicas, assume-se como uma necessidade para o desenvolvimento de intervenções adequadas para o aumento dos níveis de actividade física. A orientação motivacional e o sentido de cooperação, são factores de primordial importância na coordenação e no sucesso de diversas actividades humanas, e de impacto bem visível no âmbito do desporto. Assim, o presente trabalho destina-se à verificação das possibilidades de correlação entre orientação motivacional e sentido de cooperação em participantes de uma mesma modalidade desportiva, neste caso o atletismo, para o que se utilizou o “Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire” (TEOSQ), na versão portuguesa desenvolvido por Duda e colaboradores (1989, 1992, citado por Cruz, 1996), de Fonseca e Brito, (2006) e o Cuestionario de Cooperación Deportiva (CCD), igualmente na versão portuguesa, de Almeida, Garcia-Mas, Lameiras, Olmedílla, Ortega, Martins, (2006). A amostra foi constituída por 52 atletas, onde 51,9% dos sujeitos são do sexo masculino e 48,1% são do sexo feminino, de diversas especialidades. |
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