Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/203 |
Resumo: | A pesquisa proposta é a redefinição de funções da escola entre aluno e professor, numa perspectiva de mudanças, leva se relação escola, aluno professor, torne se fundamental para que o sucesso educativo seja atingido por todas as crianças com uma pedagogia construtivista e uma melhor qualidade na Educação, direccionada para formar uma sociedade mais humana, não ficando com as respectivas incógnitas… como alcançá-la? É possível direccionar a escola para, efectivamente, atingir o ideal do homem educado? Qual o papel da escola nos diferentes estágios do processo educativo? A escola está a preparar verdadeiros cidadãos para o futuro? São perguntas que fazemos, em nosso dia-a-dia na Educação. Quando falamos “Educação” não é a educação conteudísta reprimida e autoritária, mas aquela que leva a formar “Homens” humanistas, críticos, libertos, que saibam saber, preparados para ter um novo olhar para o futuro e construir um mundo melhor. Na primeira parte desta pesquisa o caminho delineado, prende se com enquadramento teórico, ao que se refere da relação professor e aluno, ao contexto histórico da mesma, a clarificação e a tipologia de alguns conceitos sobre Educação. Na segunda parte o trabalho empírico onde dá se conta as análises e resultados obtidos a partir do estudo de caso de alguns alunos e professores da escola: X e Y da Região Metropolitana do Porto – Pt.. |
id |
RCAP_5de760b121de2e48ad03ee9fde9a95c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/203 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanísticaEducaçãoAlunoProfessorEscolaHumanístaÉticaFreire, PauloPedagogiaTMESA pesquisa proposta é a redefinição de funções da escola entre aluno e professor, numa perspectiva de mudanças, leva se relação escola, aluno professor, torne se fundamental para que o sucesso educativo seja atingido por todas as crianças com uma pedagogia construtivista e uma melhor qualidade na Educação, direccionada para formar uma sociedade mais humana, não ficando com as respectivas incógnitas… como alcançá-la? É possível direccionar a escola para, efectivamente, atingir o ideal do homem educado? Qual o papel da escola nos diferentes estágios do processo educativo? A escola está a preparar verdadeiros cidadãos para o futuro? São perguntas que fazemos, em nosso dia-a-dia na Educação. Quando falamos “Educação” não é a educação conteudísta reprimida e autoritária, mas aquela que leva a formar “Homens” humanistas, críticos, libertos, que saibam saber, preparados para ter um novo olhar para o futuro e construir um mundo melhor. Na primeira parte desta pesquisa o caminho delineado, prende se com enquadramento teórico, ao que se refere da relação professor e aluno, ao contexto histórico da mesma, a clarificação e a tipologia de alguns conceitos sobre Educação. Na segunda parte o trabalho empírico onde dá se conta as análises e resultados obtidos a partir do estudo de caso de alguns alunos e professores da escola: X e Y da Região Metropolitana do Porto – Pt..2010-11-26T11:38:59Z2013-08-14T18:00:59Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/203porCota: TMES 8Lucas, Leia Muzza Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:29ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística |
title |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística |
spellingShingle |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística Lucas, Leia Muzza Freitas Educação Aluno Professor Escola Humanísta Ética Freire, Paulo Pedagogia TMES |
title_short |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística |
title_full |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística |
title_fullStr |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística |
title_full_unstemmed |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística |
title_sort |
Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística |
author |
Lucas, Leia Muzza Freitas |
author_facet |
Lucas, Leia Muzza Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Leia Muzza Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aluno Professor Escola Humanísta Ética Freire, Paulo Pedagogia TMES |
topic |
Educação Aluno Professor Escola Humanísta Ética Freire, Paulo Pedagogia TMES |
description |
A pesquisa proposta é a redefinição de funções da escola entre aluno e professor, numa perspectiva de mudanças, leva se relação escola, aluno professor, torne se fundamental para que o sucesso educativo seja atingido por todas as crianças com uma pedagogia construtivista e uma melhor qualidade na Educação, direccionada para formar uma sociedade mais humana, não ficando com as respectivas incógnitas… como alcançá-la? É possível direccionar a escola para, efectivamente, atingir o ideal do homem educado? Qual o papel da escola nos diferentes estágios do processo educativo? A escola está a preparar verdadeiros cidadãos para o futuro? São perguntas que fazemos, em nosso dia-a-dia na Educação. Quando falamos “Educação” não é a educação conteudísta reprimida e autoritária, mas aquela que leva a formar “Homens” humanistas, críticos, libertos, que saibam saber, preparados para ter um novo olhar para o futuro e construir um mundo melhor. Na primeira parte desta pesquisa o caminho delineado, prende se com enquadramento teórico, ao que se refere da relação professor e aluno, ao contexto histórico da mesma, a clarificação e a tipologia de alguns conceitos sobre Educação. Na segunda parte o trabalho empírico onde dá se conta as análises e resultados obtidos a partir do estudo de caso de alguns alunos e professores da escola: X e Y da Região Metropolitana do Porto – Pt.. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-26T11:38:59Z 2010-01-01T00:00:00Z 2010 2013-08-14T18:00:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/203 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMES 8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546345361408 |