A motivação para a prática e não prática da natação no contexto insular (Ilha de S. Miguel)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Miguel Peres da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6438
Resumo: A elaboração deste estudo tem como objetivo a identificação e análise dos motivos paraprática e não prática da modalidade da natação e, dos fatores motivacionais e sua relaçãoquanto ao sexo, idade e o tipo de praticante na população da ilha de S. Miguel. Para isso, foram utilizados dois instrumentos distintos, para recolha de dados, o Questionário Motivações para as Atividades Desportivas (QMAD) para avaliar a motivação dos nadadores para a prática desportiva e o Inquérito de Motivações para a Ausência de Atividade Desportiva (IMAAD), que permite o conhecimento das razões pelas quais os inquiridos não praticam a natação, sendo complementados por questões de caracterização da amostra e de seleção dos três principais motivos para adesão à prática e não prática da natação. A amostra do estudo foi selecionada por conveniência, com 584 inquiridos, sendo 384 praticantes de natação e 200 não praticantes, com idades compreendidas entre os 9 e os 80 anos de idade, 282 do sexo feminino e 302 do sexo masculino. Os dados obtidos demonstram que os praticantes de natação escolheram como principal motivo para a adesão à prática da natação “porque não sabia nadar” (n=384;22.9%), os não praticantes justificaram como principal motivo para a não adesão à prática da natação “porque não vivo perto de uma piscina” (n=200;18%). Estas escolhas evidenciam a inexistência de uma relação entre o contexto insular “porque vivo numa ilha” e os motivos para prática e não prática da natação. Dentro das motivações, de acordo com o QMAD os motivos mais importantes para a prática da natação são “fazer exercício” (4.08±0.92), “divertimento” (4.01±1.01) e “estar em boa condição física” (3.99±1.00). Nos não praticantes de acordo com IMAAD, os motivos mais importantes para a não prática da natação são“tem outras coisas para fazer” (2.91±1.34), “falta de tempo” (2.70±1.35) e “por razões económica (falta de dinheiro)” (2.57±1.29). Os fatores motivacionais mais valorizados pelos praticantes foram o “trabalho de equipa” (3.81±0.78) e “aprendizagem técnica/fitness” (3.80±0.73) e o menos valorizado foi o “estatuto” (2.91±0.90). Quanto aos não praticantes o fator mais importante foi o “falta de tempo” (2.64±0.98), sendo “estética/insatisfação” (1.98±0.72) o menos importante. A análise dos fatores motivacionais em função do sexo e da idade evidencia resultados destintos, os praticantes de natação no sexo valorizam mais os fatores “aprendizagem técnica/ fitness” e “trabalho de equipa” e menos o fator “estatuto”, tendo o sexo masculino apresentado valores médios superiores aos do sexo feminino, para os não praticantes em ambos os sexos o fator “falta de tempo” é mais valorizado, o fator “estética/insatisfação” é o menos valorizado. Relativamente à variável idade, para os praticantes o fator mais importante é o “trabalho de equipa”, enquanto os não praticantes escolheram a "falta de tempo”. Existe concordância entre as idades no fator menos valorizado, o “estatuto”. Torna-se importante conhecer as motivações dos professores de educação física para o ensino da natação ajudando, assim a percecionar se o processo estará de acordo com as motivações dos alunos, levando-os ao abandono da prática ou à prática de competição no contexto insular.
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A amostra do estudo foi selecionada por conveniência, com 584 inquiridos, sendo 384 praticantes de natação e 200 não praticantes, com idades compreendidas entre os 9 e os 80 anos de idade, 282 do sexo feminino e 302 do sexo masculino. Os dados obtidos demonstram que os praticantes de natação escolheram como principal motivo para a adesão à prática da natação “porque não sabia nadar” (n=384;22.9%), os não praticantes justificaram como principal motivo para a não adesão à prática da natação “porque não vivo perto de uma piscina” (n=200;18%). Estas escolhas evidenciam a inexistência de uma relação entre o contexto insular “porque vivo numa ilha” e os motivos para prática e não prática da natação. Dentro das motivações, de acordo com o QMAD os motivos mais importantes para a prática da natação são “fazer exercício” (4.08±0.92), “divertimento” (4.01±1.01) e “estar em boa condição física” (3.99±1.00). Nos não praticantes de acordo com IMAAD, os motivos mais importantes para a não prática da natação são“tem outras coisas para fazer” (2.91±1.34), “falta de tempo” (2.70±1.35) e “por razões económica (falta de dinheiro)” (2.57±1.29). Os fatores motivacionais mais valorizados pelos praticantes foram o “trabalho de equipa” (3.81±0.78) e “aprendizagem técnica/fitness” (3.80±0.73) e o menos valorizado foi o “estatuto” (2.91±0.90). Quanto aos não praticantes o fator mais importante foi o “falta de tempo” (2.64±0.98), sendo “estética/insatisfação” (1.98±0.72) o menos importante. A análise dos fatores motivacionais em função do sexo e da idade evidencia resultados destintos, os praticantes de natação no sexo valorizam mais os fatores “aprendizagem técnica/ fitness” e “trabalho de equipa” e menos o fator “estatuto”, tendo o sexo masculino apresentado valores médios superiores aos do sexo feminino, para os não praticantes em ambos os sexos o fator “falta de tempo” é mais valorizado, o fator “estética/insatisfação” é o menos valorizado. Relativamente à variável idade, para os praticantes o fator mais importante é o “trabalho de equipa”, enquanto os não praticantes escolheram a "falta de tempo”. Existe concordância entre as idades no fator menos valorizado, o “estatuto”. Torna-se importante conhecer as motivações dos professores de educação física para o ensino da natação ajudando, assim a percecionar se o processo estará de acordo com as motivações dos alunos, levando-os ao abandono da prática ou à prática de competição no contexto insular.The foundation of this study aims to identify and analyze the reasons for the practice or nonpractice of the swimming mode its motivational factors and their relationship with gender, age and type of practitioner in the population of the island of São Miguel. For this, two separate instruments were used for data collection, the Motivation Questionnaire for Sports Activities (MQSA) to assess the motivation of swimmers for sports and the Survey of Motives for the Sports Activity of Absence (SMSAA), which allows knowledge of the reasons why applicants do not practice swimming, being enhanced by sample characterization issues and selection of the three main reasons for joining the practice or non-practice of swimming. The study sample with 584 respondents was selected by convenience, 384 where practitioners of swimming and 200 non-practitioners , aged 9 to 80 years old , 282 female and 302 male. The data demonstrated, through descriptive analysis that swimmers chosen as the main reason for joining the practice of swimming “Because he/she could not swim" (n=384;22.9%), the non-practicing gave as the main reason for not attachment in swimming practice "Because they do not live near a pool" (n=200;18%). These choices show that there is no relationship between the insular context "Because I live on an island " and the reasons for practice and not swimming. Among the reasons , the results show as the most important reasons for the practice of swimming "Exercising" (4.08±0.92); “Fun”(4.01±1.01) and "Being in good physical condition" (3.99±1.00) as the least important "Traveling" (2.70±1.27), "Pretext to leave the house" (2.74±1.24) and "Being known" (2.79±1.32). Non-practitioners have identified the most important reasons for not engaging in swimming practice "Has other things to do" (2.91±1.34), "Lack of time" (2.70±1.35) and "For economic reasons (lack of money)" (2.57±1.29) and as the least important "Sport no benefit” (1.75±1.00), "I do not want to change the "visual" stay lean, with muscles" (1.82±1.02) and "Because of the age" (1.91±1.05). The motivational factors most valued by practitioners were the factor "Teamwork" (3.81±0.78) and "Learning Technical/Fitness" (3.80±0.73) and the least valued factor was the "Statute" (2.91±0.90). As for not practicing the most important factor was the "Lack of time" (2.64±0.98) and "Aesthetics/dissatisfaction" (1.98±0.72) as the least important. The analysis of motivational factors by gender and age shows different results, swimmers the gender value factors such as "Technique Learning/Fitness", "Teamwork" and "Socialization" and diminish factors as "Statute" having male presented higher mean values to females, for non-practicing in both genders the factor "Lack of time" is more valued, the "Aesthetics/dissatisfaction" factor is the least valued. Regarding the age variable chosen as the most important factor was "Teamwork" and the "Statute" factor the least important. With respect to the variable age, for the chosen as the most important factor was "teamwork" and "status" the least important. Non-practitioners have chosen as the most important factor "lack of time" and the less important the aesthetic factor/dissatisfaction ", for the variable type of practitioner the valued factors were similar to those swimmers gender variable. It is important to know the motivations of the teachers of physical education for the teaching of swimming, thus helping the percecionar if the process will be in accordance with the students motivations, causing them to abandon the practice or the practice of competition in the island context.2016-09-21T14:42:47Z2016-09-21T00:00:00Z2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6438porPereira, Pedro Miguel Peres da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:53.506481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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