Desenvolver a sorrir: um programa de intervenção nas interacções pais-filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuzarte, Michelle Cristina Luis
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11400
Resumo: As interacções precoces são determinantes no desenvolvimento global da criança, sendo uma área na qual se identificam acentuadas fragilidades nas famílias sinalizadas no Sistema de Protecção de Crianças em Portugal, sem que existam programas estruturados que se constituam como instrumentos de trabalho direccionados para esta problemática. O presente trabalho descreve o desenho, implementação e avaliação de um programa de competências parentais, cujo objectivo é desenvolver interacções positivas pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, com díades nas quais a criança têm até três anos de idade e se verifica a existência de factores que colocam o seu bem estar em risco/perigo. O “Desenvolver a Sorrir” é composto por seis sessões que pretendem cativar pais, sensibilizando-os para aspectos essenciais de um meio ambiente estruturante e estimulante para a criança. Visa promover a interacção positiva, modelando e facilitando a experimentação de aspectos essenciais a esta junto de díades no contexto do domicílio. O desenho de avaliação quantitativa pré-pós teste pretendeu avaliar as interacções de 19 díades pais-filhos, com recurso ao NCATS Teaching Scale, bem como o meio ambiente diário da criança, utilizando o HOME. Após aplicação do programa, foram encontradas diferenças significativas entre a avaliação inicial e final, em todas as áreas que avaliam o meio ambiente da criança e a qualidade da interacção das díades. Espera-se que este programa, enquanto instrumento de intervenção se generalize no trabalho efectuado pelos técnicos na comunidade e que futuras investigações com este instrumento ultrapassem as limitações do presente estudo, continuando a traduzir as alterações encontradas.
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